sábado, 25 de maio de 2024

Cubismo antecipado para Carlota Joaquina

Na pintura cubista, o tema, é avaliado, analisado, categorizado e ordenado de forma abstracta — em vez de usar uma única perspectiva — o artista retrata o tema a partir de múltiplas perspectivas (sobrepostas, adjacentes, complementares, invertidas etc.) e, no mesmo plano, representa-o num contexto mais amplo e diversificado.

Retrato de Carlota Joaquina
edição digital 
autor desconhecido, PNA/Manuel Dias de Oliveira, col. particular
Rui Granadeiro

E porque o tema a isso se presta, a tentativa de identificar o autor do retrato neoclássico da década de 1800, Carlota Joaquina (Princesa do Brasil), que se encontra no Palácio Nacional da Ajuda (PNA).

Retrato de D. Carlota Joaquina (detalhe), autor desconhecido
Palácio Nacional da Ajuda
Wikimedia


Conhecendo a dimensão temporal do objecto, o quadro anónimo, e do método, as permissas do cubismo, pode permitir-se ao não académico, focar-se num objecto a mais de 200 anos, e no método, a mais de 100, ignorando movimentos e tendências da retrospectiva entre ambos: Braque/Picasso, Paul Cézanne, realismo, romantismo e outras derivações na arte da pintura.

Aliás, o método, deriva naturalmente do próprio sujeito/objecto. Com as devidas distâncias, inguém mais cubista que Carlota Joaquina. Quem conhece a história do fim do antigo regime e do liberalismo em Portugal, está ao corrente em como o tema "Dona Carlota Joaquina, princesa da Beira/princesa do Brasil/rainha de Portugal" tem sido avaliado, analisado, categorizado, e ordenado em múltiplas perspectivas em contextos mais ou menos amplos e diversificados.

Sem preconceitos, as representações pictóricas vão no mesmo caminho. Longe de Simonetta Vespúcio, aparece-nos em retratos feitos por diferentes pintores, representações distantes da harmonia descritiva e da mensagem expressas no retrato do Palácio Nacional da Ajuda. Um cubismo latente mas reforçado se, inconscientemente, lhe associarmos as mais diveirsas descrições do carácter da retratatda.

Por fim, uma referência ao significado das palavras escritas nas telas cubistas, também com paralelo nas neoclássicas.

ooOoo


A pintura contém as seguintes inscrições: "VIRT E SAB", na lombada do livro; "SALUD ET GLORIA", na Insígnia da Ordem da Cruz Estrelada; e "PANPIRIVM SOLA[ ]", na Insígnia da Ordem de Santa Isabel.


Retrato de D. Carlota Joaquina, autor desconhecido, óleo sobre tela, 82x63,5 cm.
Palácio Nacional da Ajuda
Wikimedia


Por estas duas últimas inscrições, percebe-se que o pintor não era versado nestes assuntos. Na verdade, na primeira, "SALUD" está por "SALUS" e na segunda, "PANPIRIVM SOLA[ ]" está por "PAUPERUM SOLA[TIO]". (1)

Retrato da rainha Carlota Joaquina, Manuel Dias de Oliveira, col. particular
Oliveira fez Rio 1804
José Júlio Morais Sarmento

Então as letras impressas em Le Portugais de Braque e as palavras ou títulos escritos sobre as suas pinturas, ou de Picasso, são em certo sentido chaves para a reconstrução do tema.

DIS VEI LO O BELLO
(me afaste da guerra)

VIRT E SAB
(virtude e sabedoria)

Oliveira fez Rio 1804

Mas estas chaves ou pistas não serviram apenas para tornar a pintura mais legível; foram também elementos de realidade, que como Braque explicou, não podiam sofrer distorção pictórica. (2)


(1) MatrizNet
(2) John Golding, Cubism. A History And An Analysis 1907-1914

Leitura adicional:
Patricia Delayti Telles (Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património)
Valesca Henzel Santini, Produção, circulação e usos da joia em São Paulo no século XIX, (...), 2023
Recordamos hoje: D. Carlota Joaquina (1775-1830). Uma Rainha em tempos de mudança
José Alberto Seabra Carvalho, Contar a vida de Sequeira através das cartas
Biblioteca da Ajuda
António M. Trigueiros, Patrícia Telles, O retrato do rei D. João VI (...), 2019

Artigos relacionados:
Le Portugais, Georges Braque, 1911
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