sexta-feira, 24 de maio de 2024

Carlota Joaquina por Manuel Dias de Oliveira (Brasiliense)

Diversas obras lhe são atribuídas, até agora conhecemos apenas duas telas a óleo assinadas, sendo uma um retrato de D. Carlota Joaquina – curiosa reinterpretação da tela do Palácio Nacional da Ajuda.

Retrato de D. Carlota Joaquina, autor desconhecido, óleo sobre tela, 82x63,5 cm.
Palácio Nacional da Ajuda
Wikimedia


Dada a desproporção das joias e as diferenças na composição, pode ter-se baseado numa descrição verbal do original, que ficou para trás na fuga da família real, mas assinou na parte inferior: Oliveira fez Rio 1809 (1804).

Retrato da rainha Carlota Joaquina, Manuel Dias de Oliveira, col. particular
Oliveira fez Rio 1804
José Júlio Morais Sarmento

Apreciamos hoje a sua espontaneidade, a anatomia esforçada, a falta de domínio do sfumato – mas, na época, tudo isto indicava apenas um parco domínio técnico (...) (1)

DIS VEI LO O BELLO
(me afaste da guerra)

VIRT E SAB
(virtude e sabedoria)

Oliveira fez Rio 1804

Nascido na Freguesia de Nossa Senhora do Pilar de Aguaçú [Iguaçu], bispado do Rio de Janeiro, entre 2 e 13 de Maio de 1765 293 (e não em Santana do Macacu, em Dezembro de 1763 como se acreditava), Manuel Dias era filho de José Dias de Oliveira e de Anna Maria de Oliveira.

Ingressou na Casa Pia de Lisboa a 13 de Maio de 1786, e foi enviado para estudar no Collegio de Roma, onde conheceu Sequeira, que o retratou a lápis.


Retrato de Manuel Dias de Oliveira
O pintor de história Manuel Dias Brasileiro
Domingos A. Sequeira
Terra de Santa Cruz

A estadia valeu-lhe mais tarde o cognome de «o Romano», mas provavelmente nunca estudou com Pompeo Batoni – conforme afirmava.

De regresso ao Rio de Janeiro, foi indicado pelo Chanceler da Relação, Luís Beltrão Gouveia de Almeida, para reger uma Aula Publica de Desenho e Figura, para ele criada por carta régia a 20 de Novembro de 1800.

Foi a primeira instituição oficial dedicada exclusivamente ao ensino artístico no Brasil – e ele, o primeiro Professor Régio de Desenho e Figura na colónia, o único até 1812. (2)


Manuel Dias foi agraciado por D. João VI com a ordem de Cristo. No entanto, por decreto real de D. Pedro I, em 15 de outubro de 1822, aos 56 anos, ele foi aposentado do cargo de professor de Desenho e Pintura, sendo substituído pelo futuro diretor da Academia Imperial de Belas Artes, o pintor português Henrique José da Silva.

Retrato de D. João VI e Dona Carlota Joaquina por Manuel dias de Oliveira
Museu Histórico Nacional
Google Arts & Culture


Na verdade, seu prestígio declinara com a chegada da Missão Artística Francesa no Brasil, em 1816, e a fundação da Real Escola de Ciências, Artes e ofícios, dirigida por Joaquim Lebreton. Até então, seus quadros e trabalhos ornamentais eram muito desejados, desde a chegada da família real e sua corte em 1808, quando foi responsável por grande parte das decorações para recepcioná-las. (3)



(1) Patricia D. Telles, A pintura do retrato em Portugal e no Brasil no início do século XIX (...), 2022
(2) Idem
(3) Anna Carvalho, Manuel Dias de oliveira e a pintura oficial da Corte no Brasil

Leitura adicional:
Anuário do Museu Nacional de Belas Artes, nova fase vol. 1, 2009
Patricia Delayti Telles (Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património)
Valesca Henzel Santini, Produção, circulação e usos da joia em São Paulo no século XIX, (...), 2023
Recordamos hoje: D. Carlota Joaquina (1775-1830). Uma Rainha em tempos de mudança
Biblioteca da Ajuda

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