quarta-feira, 22 de maio de 2024

Carlota Joaquina por Domingos Sequeira

Apezar de ser executado na maneira davidiana atenuada (a Alegoria da Fundação da Casa Pia de Belém), que o pintor absorvera com as lições de seu mestre Cavalluci, esse quadro tem grandeza, admiráveis proporções anatómicas e cromáticas. Mas quão longe se encontra Sequeira das suas fases de 1820 e de 1830 (...)

Retrato de D. Carlota Joaquina rainha de Portugal, Domingos António de Sequeira, 1802-06
MASP

Roma, nesta primeira época, dá-nos um Sequeira bom retratista, bom colorista, compondo e armando um quadro segundo os preceitos neo-clássicos, as figuras severas, o andamento geral compassado e grave, talvez um pouco frio. Essa maneira prolonga-se algum tempo depois do regresso do artista a Lisboa. (1)

Retrato de Dona Carlota Joaquina, Domingos Sequeira
Academia de Ciências de Lisboa

Alegoria da Fundação da Casa Pia de Belém é uma pintura a óleo sobre tela do pintor português Domingos Sequeira realizada cerca de 1793-1794 e que faz parte do acervo do Museu do Louvre (...)

Alegoria da Fundação da Casa Pia de Belém, Domingos Sequeira, 1793-1794
Louvre

A personificação da cidade de Lisboa apresenta alguns jovens e meninos ao Intendente que assumiu o papel de proteger os desvalidos da capital. Por trás dele encontra-se a Fé e a seus pés no canto inferior direito o rio Tejo.

O Intendente dedica a obra à Rainha, representada na estátua, também ela acompanhada pela figura da Fé ou Religião. No grupo da esquerda, Minerva, secundada pela Vitória (ou a Diligência), o Génio das Artes e o Tempo acolhem alguns desses meninos sob a presença tutelar de Mercúrio e Neptuno. O morro do castelo de S. Jorge, onde então a Casa Pia tinha a sede, surge em fundo (...)

Domingos Sequeira, autorretrato, c. 1785
MNAA

No lado direito da pintura encontram-se duas figuras que têm sido interpretadas como sendo o próprio Domingos Sequeira, que se autorretratou em várias das suas obras, e o também pintor brasileiro, seu colega em Roma, Manuel Dias de Oliveira. (2)

Quando mencionamos os Segundos Pintores de Câmara e Corte de Lisboa referimos os três pintores que foram admitidos, em Abril de 1803, para trabalharem nas obras do Novo Paço da Ajuda, integrando uma equipa já formada em 1802 pelos dois Primeiros Pintores de Câmara e Corte Domingos Sequeira (1768- 1837) e Vieira Portuense (1765-1805) com os respectivos ajudantes.

Dom João, Príncipe Regente, passando revista às tropas na Azambuja
Domingos Sequeira, 1803
Google Arts & Culture


São esses Segundos Pintores: Arcangelo Fuschini (1771-1834), José da Cunha Taborda (1766-1836) e Bartolomeu da Costa Calisto (1768-1821).

Por quase 30 anos todos eles exerceram a sua profissão ao serviço da coroa na decoração do inditoso palácio, à excepção de Domingos Sequeira afastado da obra acusado de manifestar simpatia pelos invasores franceses, e Vieira Portuense, falecido prematuramente em 1805. (2)


(1) feeltheart, Alegoria da Fundação da Casa Pia de Belém
(2) Clara M. Soares, Vera Mariz, Dinâmicas do Património Artístico (...), ARTIS, 2018

Leitura adicional:
Patricia Delayti Telles (Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património)
Recordamos hoje: D. Carlota Joaquina (1775-1830). Uma Rainha em tempos de mudança
José Alberto Seabra Carvalho, Contar a vida de Sequeira através das cartas
António M. Trigueiros, Patrícia Telles, O retrato do rei D. João VI (...), 2019

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