domingo, 5 de fevereiro de 2017

Le Portugais, Georges Braque, 1911

Braque afirmou que o tema representa um músico que tinha visto num bar em Marselha. (1)

Le Portugais, Georges Braque, 1911.
Imagem: WikiArt

Na parte superior da pintura intitulada Le Portugais (Kunstmuseum, Basel) Braque imprimiu a stencil as letras BAL, e abaixo destas alguns números [...]

"como parte do desejo de chegar tão perto quanto possível de uma certa espécie de realidade, em 1911 introduzi letras nas minhas pinturas", tinha dito Braque, mas as implicações são mais extensas [...]

Le Portugais, Georges Braque, 1911.
O Fado (detalhe), José Malhoa, 1910.
Imagens: WikiArt; Wikipédia

"são formas que não poderiam ser distorcidas; porque sendo planas, as letras existiam fora do espaço e a sua presença na pintura, por contraste, permitia distinguir entre os objectos situados no espaço e os outros fora dele."

Por outras palavras, Braque efectivamente diz "a minha imagem é um objecto, uma superfície plana, e as sensações espaciais que evoca são o espaço do pintor que tem a intenção de informar e não de decepcionar." [...]

Então, em Le Portugais, as letras têm um valor puramente composicional, fornecendo uma nota terminal para um sistema de elementos horizontais ascendentes [...]

O Fado (detalhe), José Malhoa, 1910.
Le Portugais, Georges Braque, 1911.
Imagens: Wikipédia; WikiArt

Agora, a introducção de elementos de realidade, como as letras e os números impressos em Le Portugais, afirma claramente a existência material da pintura como um objecto de direito próprio [...]


Então as letras impressas em Le Portugais de Braque e as palavras ou títulos escritos sobre as suas pinturas, ou de Picasso, são em certo sentido chaves para a reconstrução do tema. Mas estas chaves ou pistas não serviram apenas para tornar a pintura mais legível; foram também elementos de realidade, que como Braque explicou, não podiam sofrer distorção pictórica. (2)


(1) John Golding, Cubism. A History And An Analysis 1907-1914
(2) John Golding, Idem

Leitura relacionada:
Daniel-Henry Kahnweiler, Rise of cubism

Outras impressões:
William Cloonan, Braque's Le Portugais and a Portuguese Nun

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