Usa brincos e um diadema na cabeça. Está condecorada com a Insígnia da Ordem da Cruz Estrelada da Áustria e com as Insígnias e Banda da Ordem de Santa Isabel.
Retrato de D. Carlota Joaquina, autor desconhecido, óleo sobre tela, 82x63,5 cm.
Palácio Nacional da Ajuda Wikimedia |
Com a mão esquerda segura, junto ao peito, um medalhão com a miniatura de seu marido. Tem entre os dedos da mão direita uma pena e sustenta um livro, em cuja lombada se lê: "VIRT E SAB". Incorporação: Transferência - Pertencia à colecção de pintura do Rei D. Luís.
Conforme as listas de partilha de bens de 1889 e 1897 (por morte de D. Luís), sabe-se que, então, a pintura estava na Arrecadação do Piso Térreo. Deverá, depois, ter sido transferida para a Galeria de Pintura, segundo indicação expressa na ficha de inventário original da peça. Mais recentemente, foi colocada na Antecâmara da Sala do Trono, onde se mantém.
A pintura contém as seguintes inscrições: "VIRT E SAB", na lombada do livro; "SALUD ET GLORIA", na Insígnia da Ordem da Cruz Estrelada; e "PANPIRIVM SOLA[ ]", na Insígnia da Ordem de Santa Isabel.
Por estas duas últimas inscrições, percebe-se que o pintor não era versado nestes assuntos. Na verdade, na primeira, "SALUD" está por "SALUS" e na segunda, "PANPIRIVM SOLA[ ]" está por "PAUPERUM SOLA[TIO]". (1)
O mais importante retrato de Carlota Joaquina realizado por Trono, até agora conhecido apenas graças a uma gravura está conservado na Academia das Ciências de Lisboa e faz pendant com o retrato do príncipe João; a pintura é uma das melhores obras do artista piemontês até agora identificadas.
Retrato de Dona Carlota Joaquina, Giuseppe Trono, c. 1795 Giuseppe Trono, Pintor de retratos na corte portuguesa (...) Raggi/Degortes, 2017 |
O estilo não deixa dúvidas acerca da sua paternidade: a composição desprovida de elementos arquitetónicos, a presença de desenhos a ilustrarem projetos, a luz que penetra em cunhas na manga do vestido, o brilho do cetim sabiamente gerido, são elementos típicos da linguagem pictórica de Trono.
Alguns pormenores denunciam a mudança dos tempos e das tendências do gosto: o vestido e o penteado de Carlota Joaquina, o fundo mais claro, um alto-relevo com três putti entretidos a brincar com um galgo, no estilo de Correggio.
A jovialidade da expressão do rosto e a vividez do olhar concorrem para uma forte caraterização psicológica da princesa, então com cerca de vinte anos. (2)
(1) MatrizNet
(2) Raggi/Degortes, Giuseppe Trono, Pintor de retratos na corte portuguesa (...), 2017
Leitura adicional:
Recordamos hoje: D. Carlota Joaquina (1775-1830). Uma Rainha em tempos de mudança
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