domingo, 23 de junho de 2024

Dispersos, anónimos ou em falta

A. E. Hoffman

Fantoches, autor desconhecido, no Museu de Lisboa que atribuímos a A. E. Hoffman, no contexto das Guerras Liberais ou da vitória dos liberais sobre os absolutistas, c. 1835.

Fantoches, autor desconhecido
(possível A. E. Hoffman c. 1835)
Museu de Lisboa

Bailarico em Cacilhas, datato da década de 1810, da colecção do dr. José Coelho da Cunha (de momento não temos informação do seu paradeiro), fez da nossa parte objecto de um apontamento dedicado (v. Bailarico em Cacilhas).

Bailarico em Cacilhas, possível original de A. E. Hoffman, c. 1835
Alberto de Souza, Alfacinhas, Os Lisboêtas do passado e do presente

Saltimbancos (ou Largo do Corpo Santo ), A. E. Hoffman c. 1833, no Museu de Lisboa, pertencia ao engenheiro Vieira da Silva. Referia um local errado para a cena nele descrita. Apresenta, de facto, o Largo dos Remolares, posteriormente Praça do Duque da Terceira.

Saltimbancos, A. E. Hoffman, c. 1833
Museu de Lisboa



Alexandre-Jean Nöel


Comemoração da abolição do imposto sobre o pescado, atribuido a Alexandre-Jean Nöel (1787-1788), cremos que ainda pertença ao ao Museu Nacional de Arte Antiga, como referido no catálogo da exposição de documentos e obras de arte relativos à história de Lisboa, 1947.

Cortejo no Tejo
(comemoração da abolição do imposto sobre o pescado)
Pertence ao Museu Nacional de Arte Antiga
Arquivo Municipal de Lisboa


Nicolas Delerive


Junot passando revista às tropas no Rossio/Parada dos Voluntários reais no Rossio, que atribuimos a Nicola Delerive. Cremos que ainda pertença ao ao Museu Nacional de Arte Antiga,

Junot passando revista às tropas no Rossio, anónimo.
Pertence ao Ex.mo Senhor Eduardo Mendia.
Catálogo da exposição de documentos e obras de arte relativos à história de Lisboa, MNAA, 1947


Tony de Bergue


Casamento de D. Maria II com D. Fernando II em 1836. Cremos que ainda pertença ao ao Museu Nacional de Arte Antiga,

Casamento de D. Maria II com D. Fernando II em 1836.
Igreja de Santos o Velho, óleo sobre tela da autoria de Tony de Bergue, meados do século XIX.
Pertence ao Ex.mo Senhor Pedro Costa.
Arquivo Municipal de Lisboa


Henri l'Évêque


Pelo grafismos, olhos expressivos, rosto amplo permitindo uma boa aguarelagem, atribuímos o desenho a Henri l'Évêque, embora a imagem não tenha sido incluída em Costume of Portugal, 1814.

O pobre dos bonecos, Oficina Régia Litográfica, impr. 1832
(Costumes portugueses ou Colecção dos trajos, usos e costumes mais notáveis e característicos dos habitantes de Lisboa e Províncias de Portugal, 1832-35)
Biblioteca Nacional de Portugal



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Uma exposição no tempo... 1947

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