sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Uma exposição no tempo... 1947

Comemorações do VIII centenário da tomada de Lisboa

EXPOSIÇÃO DE DOCUMENTOS E OBRAS DE ARTE RELATIVOS À HISTÓRIA DE LISBOA

A Exposição Olisiponense de 1914, levada a efeito no Edifício Histórico do Carmo, e onde se reuniram cerca de mil espécies, marcou o advento de uma nova época nos estudos que têm por objecto o passado e a evolução da cidade. De então para cá, o gosto pela Olisipografia não tem feito senão aumentar [...]

Comemorações do VIII centenário da tomada de Lisboa (1947)
EXPOSIÇÃO DE DOCUMENTOS E OBRAS DE ARTE RELATIVOS À HISTÓRIA DE LISBOA
SALA IV — LISBOA NA ÉPOCA DA RESTAURACÃO
fotografia original do Arquivo Municipal de Lisboa

SALA II — LISBOA MEDIEVAL

013 — São Vicente, estátua de pedra policromada

São Vicente, estátuas de pedra policromada (013 e 014) e madeira dourada (015).
Pertencem ao Ex.mo Senhor Ernesto de Vilhena.
Arquivo Municipal de Lisboa

014 — São Vicente, estátua de pedra policromada

015 — São Vicente, escultura de madeira dourada

SALA III — LISBOA NA ÉPOCA DA EXPANSÃO

028 — Chegada das relíquias de Santa Auta à igreja da Madre de Deus

Chegada das relíquias de Santa Auta, c. 1520-1525, retábulo de Santa Auta, painel direito (reverso).
Pertence ao Museu Nacional de Arte Antiga.
do Porto e não só...

029 — Chegada de São Veríssimo e das santas Júlia e Máxima à cidade de Lisboa

Santos Mártires Veríssimo, Máxima e Júlia, Desembarque em Lisboa, Garcia Fernandes.
Museu Carlos Machado

038 — Planta de Lisboa e arredores com a disposição do exércitos português e castelhano na batalha de Alcântara

Batalha de Alcântara, 1580, representação c. de 1595.
Biblioteca Nacional de Portugal

SALA IV — LISBOA NA ÉPOCA DA RESTAURACÃO

097 — Vista panorâmica da cidade de Lisboa no século XVII

D. João III e o núncio apostólico da Índia ou A partida de São Francisco Xavier, aut. desc. c. 1730.
Atribuído a Domingos da Cunha.
Pertence ao Museu nacional de Arte Antiga (depositado na Academia Nacional de Belas Artes).
 Wikipédia

Nota relativa aos dois quadros seguintes,
cf. Norberto de Araújo, Inventário de Lisboa, fasc. IV, 1946

As Salas da Sociedade Histórica, e entre elas, designadamente: o Salão Nobre, principal do palácio, correspondente à varanda e janela central da frontaria, com teto apainelado, em carvalho, ombreiras de mármore, silhares de madeira, chão de "parque" de "damas" (destina-se a Museu da Restauração, em organização); por cedência da Direcção Geral da Fazenda Pública encontram-se já no depósito da Sociedade Histórica, dois curiosos quadros (vindos do Palácio da Ajuda), pintura da segunda metade do século XVII, de cenários sensivelmente idênticos, que representam o Terreiro do Paço da Ribeira, no momento da aclamação de D. João IV (1 de Dezembro), e  juramento real e cortejo (15 de Dezembro), obra que  se supõe da autoria de José Avelar Rebêlo, pintor muito da simpatia de D. João IV.

098 — Vista do Terreiro do Paço no dia 15 de dezembro de 1640

O Terreiro do Paço no dia 15 de Dezembro de 1640.
Anónimo, século XVII.
Pertence à Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
Arquivo Municipal de Lisboa e  Palácio Ducal de Vila Viçosa

099 — Vista do Terreiro do Paço no dias 1.° de dezembro de 1640

O Terreiro do Paço no dia 1 de Dezembro de 1640.
Anónimo, século XVII.
Pertence à Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
Arquivo Municipal de Lisboa

100 — Vista panorâmica da cidade de Lisboa

Lisboa, Ex Voto, c. 1620.
Nossa Senhora de Porto Seguro Roga a seu Precioso Filho por esta Cidade e sua Navegação de Lisboa.
Pertence à Igreja de São Luís dos Franceses,  
do Porto e não só...

101 — Mosteiro de Santa Maria de Belém

Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, Filipe Lobo, 1657, ass: Philippus Lupus fecit MDCLVII.
Pertence ao Ex.mo Senhor D. João da Costa e Sousa de Macedo (Vila Franca).
MNAA

102 — Páteo das Comédias

Pátio das Comédias, anónimo, século XVII.
Pertence ao Ex.mo Senhor D. Caetano de Portugal.

Museu de Lisboa

105 — A entrada em Lisboa de Lord Montagu

A magnífica entrada do embaixador e almirante Montagu em Lisboa

"O Magnifique Entrada do Ambassador e Admiral Montagu em Lixboa" and "The Entrance of the Lord Ambassador Mountague into the Citty of Lisbone the 28 day of March 1662"
Dedication to Lord Montague in Latin in three lines in the lower margin: "... Dedicat Theodorus Stoop suae Matis. Regina Anglia Pictor" cf. British Museum
Rijksmuseum

SALA V — LISBOA JOANINA

152 — Lava-pés aos pobres por D. João V no Paço de Ribeira

Lava pés aos pobres por D. João V no Paço da Ribeira, c. 1748.
Wikipédia

155 — Vista do Rossio anterior ao terramoto

Lisboa, Rossio, Hospital de Todos os Santos, Francisco Zuzarte, 1787.
Pertence ao Ex.mo Senhor Dr. Celestino Costa.
Arquivo Municipal de Lisboa

156 — Uma vista do Terreiro do Paço

Paço da Ribeira e Terreiro do Paço, Francisco Zuzarte, 1740, reprodução de 1783.
Pertence ao Ex.mo Senhor José de Bragança.

172 — Um aspecto da cidade de Lisboa visto do palácio do Marquês de Abrantes

Panorâmica da Lisboa ribeirinha antes do Terramoto de 1755,
tomada a partir dos jardins do palácio do Marquês de Abrantes (onde hoje se encontra a embaixada de França).
Pertence ao Ex.mo Senhor Engenheiro Augusto Vieira da Silva.
Museu de Lisboa

187A - Aqueduto das Águas Livres

Aqueduto das Águas Livres [Ponte da Rabicha], desenho aguarelado, ass. Cleveley, séc. XVIII.
Pertence ao banco Epírito Santo e Comercial de Lisboa.
Catálogo da exposição de documentos e obras de arte relativos à história de Lisboa, MNAA, 1947

190 — A Ribeira Velha

Mercado da Ribeira Velha, faiança, 1.° quartel do séc. XVIII.
Pertence ao Ex.mo Senhor D. Fernando de Almeida.
Museu de Lisboa

SALA VI — LISBOA POMBALINA

251 — O terramoto de Lisboa

Alegoria ao Terremoto de 1755, João Glama Strobërle (1708–1792).
Pertence ao Museu Nacional de Arte Antiga.
Wikipédia

252 — Retrato do Marquês de Pombal

Marquês de Pombal, Louis-Michel van Loo e Claude-Joseph Vernet, 1767.
Pertence à Câmara Municipal de Oeiras.
Oeiras com História

258 — O atentado contra D. José I

Atentado de 3 de setembro de 1878 contra D José I, Vieira Lusitano.
Pertence ao Ex.mo Senhor Luis Roxo.
Imagem: Museu de Lisboa

SALA VII — LISBOA POMBALINA

322 — Placa representando o Pentecostes

337 — Bacia de barba

SALA VIII — LISBOA DE D. MARIA I

380 — Mercado da Praça da Figueira

Mercado da Praça da Figueira, Nicolas Delerive.
Pertence ao Ex.mo Senhor João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.
Arquivo Municipal de Lisboa

381 — Vista de Lisboa

Vista de Lisboa, ass. Detarge, 1797.
Pertence ao Ex.mo Senhor João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.
Arquivo Municipal de Lisboa

382 — Feira das bestas

A Feira das Bestas (à esquerda o Passeio Público, Conv. da Encarnação e S. Luís dos Franceses), Delerive, 1792.
Pertence ao Ex.mo Senhor João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.
Arquivo Municipal de Lisboa

383 — Vista de Lisboa

Vista de Lisboa, ass. Detarge, 1797.
Pertence ao Ex.mo Senhor João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.
Arquivo Municipal de Lisboa

385 — A rocha de Conde de Óbidos

Rocha do Conde de Óbidos, Alexandre-Jean Noël, 1789.
Pertence ao Ex.mo Senhor Dr. Ricardo do Espírito Santo Silva.
FRESS

386 — O baluarte de Alcântara numa noite de luar

Baluarte de Alcântara, Alexandre-Jean Noël, 1789
[obra idêntica, Clair de lune, em Amiens, Musée de Picardie].
Pertence ao Ex.mo Senhor Dr. Ricardo do Espírito Santo Silva.

FRESS

388 — Vista do Tejo

Rio Tejo e Torre de Belém, Alexandre-Jean Nöel, 1789.
Pertence ao Ex.mo Senhor Dr. Ricardo do Espírito Santo Silva.
Arquivo Municipal de Lisboa

389 — Cortejo no Tejo

Cortejo no Tejo (comemoração da abolição do imposto sobre o pescado), atribuido a Alexandre-Jean Nöel.
Pertence ao Museu Nacional de Arte Antiga.
Arquivo Municipal de Lisboa e Catálogo da exposição de documentos e obras de arte relativos à história de Lisboa

390 — Grande fachada ornamental em estilo barroco

Grande fachada ornamental em estilo barroco, Zuzarte, 1777.
Pertence ao Museu Nacional de Arte Antiga.
Catálogo da exposição de documentos e obras de arte relativos à história de Lisboa, MNAA, 1947

391 — Festa da coroação de D. Maria I

Cerimónia de Aclamação de Maria I de Portugal, na Praça do Comércio, em 1777.
Festa, Pompa e Ritual. A aclamação de D. Maria I
Wikipédia

391A - Vista do Terreiro do Paço

Desfile no Terreiro do Paço, J. Cyriaco, 1794.
Cortejo da Entrada do Embaixador Conde de Fernán Núñez, por ocasião dos esponsais da Infanta D. Mariana Vitória com D. Gabriel de Bourbon, 11 de Abril de 1785, José Caetano Cyriaco, 1794.
Pertence ao Museu Nacional dos Coches.
Wikimédia

400 — Verónica

SALA IX — LISBOA DAS INVASÕES FRANCESAS E LUTAS CIVIS

431 — Retrato de D. João VI

Retrato de D. João VI, Nicolas Delerive.
Pertence ao Palácio Nacional da Ajuda.
Google Arts & Culture

435 — Chegada de D. João VI a Lisboa

Alegoria ao regresso de D. João VI a Portugal, Domingos Sequeira.
Pertence ao Ex.mo Senhor Duque de Palmela.
Arquivo Municipal de Lisboa e Howling Pixel

436 — O príncipe D. João, mais tarde D. João VI, passando revista às tropas no Rossio

D. João, príncipe regente, passando revista às tropas no Rossio, Cyriaco, 1787.
Pertence ao Ex.mo Senhor Eng.° Henrique da Fonseca Chaves.
Arquivo Municipal de Lisboa

437— Vista do mosteiro de Santa Maria de Belém

Vista do Mosteiro de Santa Maria de Belém, Cyriaco, finais do séc. XVIII.
Pertence ao Ex.mo Senhor Eng.° Henrique da Fonseca Chaves.
Arquivo Municipal de Lisboa

438 — Junot passando revista às tropas no Rossio

Junot passando revista às tropas no Rossio, anónimo.
Pertence ao Ex.mo Senhor Eduardo Mendia.
Catálogo da exposição de documentos e obras de arte relativos à história de Lisboa, MNAA, 1947

439 — Retrato de D. João VI

Retrato de D João príncipe regente, Domingos Sequeira, c. 1802.
Palácio Nacional da Ajuda

SALA X — LISBOA DO ROMANTISMO

471 — O Baptisado de D. Carlos I

O baptizado de D. Carlos [na igreja de S. Domingos], P. van Elden.
Palácio Nacional da Ajuda

472 — Cortejo régio passando em frente da igreja de Santos

Casamento de D. Maria II com D. Fernando II em 1836.
Igreja de Santos o Velho, óleo sobre tela da autoria de Tony de Bergue, meados do século XIX.
Pertence ao Ex.mo Senhor Pedro Costa.
Arquivo Municipal de Lisboa

474 — Saltimbancos no Largo do Corpo Santo, em Lisboa

Lisboa, Largo do Corpo Santo, A. E. Hoffman, c. 1833.
Pertence ao Ex.mo Senhor Eng. Augusto Vieira da Silva.

475 — Casamento do rei D. Luís com D. Maria Pia de Sabóia

Ratificação do casamento do rei D. Luís e de D. Maria Pia, António Manuel da Fonseca.
Pertence ao Palácio Nacional da Ajuda.

476 — O cais de Santos

Rocha do conde d'Óbidos, Alfredo Keil, 1873.
Pertence ao Ex.mo Senhor Duque de Palmela.
Lisboa Mítica no Facebook

492 — Vista do Vale do Pereiro

Vista do Vale do Pereiro [Paisagem e animais], João Cristino da Silva, 1859.
Pertence ao Museu Nacional de Arte Contemporânea.
MatrizNet

503 — Largo do Chafariz de Dentro

Largo do Chafariz de dentro (Chafariz dos cavalos), Robert.
Pertence ao Ex.mo Senhor Eng. Augusto Vieira da Silva.
Museu de Lisboa

537 — Vista do convento de S. Bento da Saúde

Convento das Francesinhas e Palácio das Cortes, aguarela de Jan Lewicki, c. 1854.
Pertence à Assembleia Nacional.
Parlamento

541 — A chegada da rainha D. Maria Pia

Chegada a Lisboa de S.M. Maria Pia de Sabóia, João Pedroso, 1862.
Pertence ao Palácio Nacional da Ajuda.
As corvetas mistas na obra de João Pedroso, Revista da Armada


Imagens cf. referências no Catálogo da exposição de documentos e obras de arte relativos à história de Lisboa, MNAA, 1947

Leitura relacionada:
Catálogo da exposição de documentos e obras de arte relativos à história de Lisboa, MNAA, 1947
Exposição Histórica de Lisboa, Panorama n.° 32-33, 1947

Informação relacionada:
Álbum 49 (90 fotografias de Eduardo Portugal, mostrando o cortejo histórico de 1947 na avenida da Liberdade, em Lisboa)

Sem comentários: