terça-feira, 2 de janeiro de 2018

História do Marechal Saldanha (1790-1876): na Guerra Peninsular

No dia 27 de novembro de 1807, decorridos três mezes depois de João Carlos de Saldanha ter sido despachado capitão effectivo, o príncipe regente, acompanhado da família real e de parte da corte, saia a barra de Lisboa, fugindo aos francezes commandados por Junot, deixava em seu logar uma regência, e recommendava à nação que recebesse o exercito invasor como verdadeiro amigo, amigo porém ao qual sua alteza fazia as honras da pátria, abandonando-a para o não ver. 

Departure of H.R.H. the Prince Regent of Portugal for the Brazils, Henry L Evêque, F. Bartollozzi.
(Campaigns of the British Army in Portugal, London, 1812)
Imagem: Wikipédia

O reinante fugido, a nobreza dispersa, o commercio paralysado, exhausto o erário, a esquadra singrando para os mares americanos e deixando na orphandade o Tejo em perigo, a invasão irrompendo, com duas calamidades, a amisade fingida e a assolação desrebuçada: eis o quadro lastimoso. 

Henri L'Évêque, Vista do Convento de Sto Jerónimo de Belém e da Barra de Lisboa.
Imagem: ComJeitoeArte

Em tão densas trevas só uma luz entreluzia esmorecida ás vistas geraes, mas concentrando em si toda a força do brilho que na propicia occasião lançaria em jorros: era o povo [...]

oooOooo

Acabámos de ver o moço João Carlos demittido, em 1807, a pedido seu, e aguardando o ensejo de tudo sacrificar pela salvaçao da pátria.

Meses depois, quando, meiado anno de 1808, se levanta a nação, corre logo às armas João Carlos, sendo reintegrado por decreto de 30 de setembro no posto de capitão, encorporando-se, com o bravo regimento 1 , na divisão do general Bernardim Freire de Andrade.

Marcha para o campo da batalha em julho de 1809, commandando a oitava companhia do seu regimento [...]

Decorrem cinco mezes. Fora chamado a Thomar, temporariamente, para ajudante de campo do brigadeiro Miranda Henriques, depois visconde de Souzel. 

 Tomar.
Views in Spain and Portugal taking during the campaigns..., George Cumberland
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Beresford, nomeado commandante em chefe do exercito portuguez, acabava de o organisar, estatuindo que a táctica ingleza fosse applicada á nossa tropa. Que era difficil a transformação pratica, sem tempo sufficiente, salta á vista menos perspicaz. 

O capitão João Carlos de Saldanha lançou-se a estudar, praticamente, por acto espontâneo e com todo o ardor, os exercidos de brigada conforme a táctica novíssima, e quando Beresford, chegando a Thomar, passa revista á divisão do general Blunt, este general apresenta a Beresford o capitão João Carlos, "como o único official já completamente habilitado para commandar pela táctica referida", como o provou, commandando ali um regimento. 

Beresford, enthusiasmado, promove a major por distincção militar, em 2 de dezembro de 1809, o moço João Carlos, com dezenove annos de idade, preteridos por aquelle comportamento especial de Saldanha quasi todos os Capitães do exercito, e manda-o desde logo encorporar no seu regimento 1, "por querer nas fileiras o major mais distincto do reino" [...]

Desenrola-se a monumental campanha peninsular.

Succede-se brilhantemente a serie das batalhas que foram assombro do mundo.

Na celebre batalha do Bussaco (27 de setembro de 1810) vê-se o major João Carlos de Saldanha, no meio de um fogo infernal reunir as duas companhias de granadeiros dos regimentos 1 e 16, e no sitio fronteiro ao quartel general de Wellington, á frente do novo e por elle improvisado batalhão, repellir denodadamente o inimigo.

A view of the sierra de Bussaco at St. António de Cantaro, 27 Sep. 1810.
A series of views of the Principal Occurrences..., Major St. Clair.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

O comportamento do batalhão mereceu o titulo de bizarro, e o joven Saldanha tomava-se, por aquelles brilhantes feitos, digno de elogios especiaes.

The Battle of Bussaco.
Campaigns of the British Army, Henry l'Evêque.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

De 7 a 19 de janeiro de 1812 tomava parte com o seu regimento 1 no assedio e assalto de Giudad-Rodrigo, que ficaram immortaes. 

A brigada de Pack (de que o regimento 1 de Saldanha era o primeiro corpo de infanteria), uma das destinadas ao assalto, convertendo espontaneamente o ataque simulado n'um ataque verdadeiro, e no impeto fazendo prisioneiros a quantos se lhe oppunham, comportou-se de tal modo, que lord Wellington declarava officialmente no dia seguinte haver mesmo excedido as suas esperanças; e entre os regimentos que especialmente se distingiuram recommendava o regimento 1. 

A distant view of Ciudad Rodrigo.
A series of views of the Principal Occurrences..., Major St. Clair.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Na batalha dos Arapiles (Salamanca) a 22 de julho o seu regimento na brigada de Pack foi um dos que investiram aquelles montes, conseguindo arrojadamente apoderar-se da altura, e pelejando as tronas quasi braço a braço. 

The Battle of Salamanca.
Campaigns of the British Army, Henry l'Evêque.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Com a distincção costumada combateu na acção do Carrião a 23 de outubro, na dereza da passagem do [rio] Thormes de 8 a 14 de novembro, no combate de S. Munhoz a 27. 

Salamanca [passagem sobre o rio Tormes].
Sketches of the Country, character, and Costume William Beckford, 1808-1809.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Em setembro d'esse anno fora promovido a tenente coronel, preteridos vinte e três majores, e entre elles majores inglezes, como também por distincção havia sido promovido a major, preterida a maior parte dos capitães [...]

Principiava a campanha de 1813. Os francezes tinham sido arremessados para fora de Portugal pelo exercito alliado, e os nossos perseguiam o inimigo por Hespanha. A brigada de Pack (infanteria 1, a que Saldanha pertencia, 16, e caçadores 4) formava a vanguarda da esquerda do exercito.

Na brilhante batalha de Victoria (21 de junho de 1813) Saldanha esteve sempre no fogo desde o meio dia até á noite [...]

The Battle of Victoria.Campaigns of the British Army, Henry l'Evêque.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Esta a immortal batalha de Victoria a 21.

D'ali a três dias a mesma brigada foi mandada tomar uma posição no caminho para Villa Franca, e tomou-a valorosamente.

Não relata Saldanha o nome da povoação. Era a aldeia de Veasayn. O general Graham participava que o ataque e a tomada de Veasayn se tinham executado da maneira mais brilhante. 

O inimigo fora expulso arrojadamente, evacuando em seguida Villa Franca, ponto de que a nossa gente se queria apossar e que logo occupou.

Villa Franca.
Sketches of the Country, character, and Costume William Beckford, 1808-1809.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Succediam-se os combates sem interrupção: o inimigo perdendo e recuando, os nossos vencendo e arremessando-os.

No dia 25 os francezes, firmando pè, esperam o nosso exercito, a distancia de uma légua antes de Tolosa. 

Deu-se a batalha. "É tal a natureza do terreno (escreve João Carlos textualmeníe), que só vendo se é que se pôde conceber; a quasi todos pareceu impossível poder desalojar d'ali o inimigo, mas o bravo sir Thomás Graham dispoz logo a batalha. 

"A minha brigada" e a de Bradford "atacaram de frente". Ás seis Horas da tarde os francezes começaram a ceder e a retirar-se para Tolosa. 

"Tolosa é murada, e os francezes tinham fechado as portas e barricado as ruas, porém o nosso segundo Wellington, que nao acha difficuldades, mandou avançar a artilheria, e com ella arrombou as portas.

Entrámos em Tolosa à noite. Hontem e hoje fizemos alto, e com effeito se este trabalho durasse mais quatro dias sem descanso, parece-me que morria de fome e de somno. Os meus comprimentos a todos, e as manas que se lembrem de pedir a Deus que eu possa ainda ter o gosto de as ver."

N'esta ultima recommendação transparecem vivamente os perigos que elle arrostou no decorrer da terrível batalha.

Mas lá vae succedendo uma scena formosíssima, que a todos impressiona e que aos próprios combatentes commoveu com lagrimas. Que é? Arrombadas as portas de Tolosa, o exercito alliado principia a tomar uma a uma as ruas barricadas. As famílias hespanholas estão todas (como è natural) encerradas nas casas, implorando o Deus da victoria a favor do exercito que principia a entrar e a combater [...]

O marechal Soult, correndo em soccorro da praça, perdeu a batalha, sendo obrigado a retirar-se, e Pamplona veiu depois a capitular.

Está sitiada a praça de S. Sebastião.

Mapa San Sebastian.
Historical military picturesque... George Landmann.Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal


No primeiro assalto á praça (a 25 de julho) o seu regimento 1 foi dos escolhidos para atacarem a brecha. Em todo o tempo que marcharam fora das trincheiras e du- rante o assalto, uma chuva constante de granadas de mão, bombas, metralha, paus em braza, lhes foi verdadeiro tormento [...]

Nem de dia nem de noite cessava sobre os nossos o fogo da praça. As sortidas do inimigo eram incessantes: hífructifero â primeiro assalto à praça de S. Sebastião, é ordenado segundo assalto para o dia 31 de agosto. O que não se consegue em dia de Santa Maria, consegue-se n'outro dia  [...]

Ha mais; foi exactamente pela maneira admirável por que João Carlos commandou o seu regimento na batalha de Nive que o príncipe regente de Inglaterra, alem de o condecorar com a medalha de conunando n'aquella batalha, como contemplou outros commandantes de corpos, lhe fez a elle a distincta e excepcio- nal especiaUdade de lhe enviar a placa da mesma medalha, que sua alteza mandou expressamente cunhar em Londres para lha offerecer [...]

O príncipe regente de Portugal, nao querendo reconhecer menos, nem menos galardoar os serviços do moço João Carlos, na guerra peninsular, quando este, anno e meio depois, chegou ao Brazil para a campanha de Montevideu, nomeou-o cavalleiro da Torre e Espada, condecorou-o com uma commenda da ordem de Christo, e as distincções com que o recebeu e tratou foram tantas, que (formaes palavras de Saldanha): "Com mil vidas não as pagaria" [...]

As nuvens dissipavam-se . Napoleão embarcara , depois da abdicação, para a ilha de Elba, e os soberanos alliados tinham entrado em Paris. Na manhã de 28 de abril a guarnição franceza achava-se formada na explanada de Bayonna, defronte d'ella a tropa sittiadora, também formada. Bate meio dia.

O general Thouvenel arvora na cidadella a branca bandeira das flores de lis, e toda a artilheria da praça rompe uma salva real. Corresponde-lhe a artilheria que cerca Bayonna. Estrugem os vivas aos alliados e á libertação dos reinos europeus, abrem-se as portas a exercito sitiador.

Dia verdadeiramente grande para aquellas almas, saciadas do fogo e ávidas da paz. "Acabaram-se emfim os nossos trabalhos", escrevia Saldanha dois dias depois. 

St. Sebastian.
Views in Spain and Portugal taking during the campaigns..., George Cumberland
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Sim, acabavam-se-lbe os trabalhos da que para outros podera ser uma campanha completa, quando para elle era unicamente o preludio da vida marcial. Terminava a guerra em 1814. 

O sol da independência brilhava finalmente, com todo o esplendor, no céu peninsular. (1)


(1) D. António da Costa, História do Marechal Saldanha, Tomo I, Lisboa, IN, 1879

Tema:
Guerra Peninsular (LeoT)
Guerra Peninsular (AVM)

Mais informação:
Peninsular War
Anglo-Portuguese Army

Relacionados:
Marechal Saldanha (1790-1876): na Campanha de Montevideu
Marechal Saldanha (1790-1876): nas Guerras Liberais (1 de 2)
Marechal Saldanha (1790-1876): nas Guerras Liberais (2 de 2)
Marechal Saldanha (1790-1876): Lutas Civis

Sem comentários: