quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Praia do Bom Sucesso por Tony de Bergue

Tony François de Bergue é um pintor, litógrafo e gravador francês nascido em 1820. Recebe a sua formação artística na École Royale des Beaux-Arts, em Paris, onde é aluno de Léon Cogniet. É junto a este mestre que desenvolve o amor pelos temas de marinhas. Nas aulas de Nicolas Gosse, pratica a pintura de género e a pintura histórica.

Voilier près d’un village côtier, Tony de Bergue (1820-1893).
MutualArt

Expõe pela primeira vez no Salon (de Paris) em 1847, depois em 1861 com um quadro de género, Rembrandt peignant la leçon d'anatomie. Prossege numa carreira de pintor de género e de marinhas durante o Second Empire (...)

As suas viagens ao sul da França, a Espanha e a Portugal, nomeadamente em 1874 (1854), permitem-lhe o registo de cenas de portos e enseadas mediterrânicas. O seu toque, preciso e minucioso nas obras da sua juventude, alarga-se e liberta-se com o correr dos anos.

Como Ziem, interessa-se cada vez mais aos efeitos de luz, e se continua a restituir com fidelidade o aparelho dos navios que pinta, o tratamento dos marinheiros, das águas marinhas e das enseadas torna-se mais maleável e rápido. Ao fio dos anos, começa a pintar cada vez com mais frequência ao ar livre.

Paysage méditerranéen au deux-mâts, Tony de Bergue (1820-1893).
MutualArt

No início, o seu atelier encontra-se na margem direita, em Paris, rue du Petit-Lion-Sauveur (Souvenirs de Schaunard), depois instala-se em Asnières. Morre em 1893 (...) (1)

Em 1848 Tony de Bergue aparece registado como residente em Barcelona. A razão da sua vinda estaria relacionada com a presença dos seus familiares Carlos, Luis e sobretudo Michel de Bergue que residiam em Barcelona desde 1840 (...)

Em princípios de 1854 realizou os retratos dos Reyes de España para a Capitanía General de Barcelona e no mês de maio dedica-se a pintar uma Paisaje de Montserrat para um coleccionador inglês e uma vista geral do dito mosteiro. Posteriormente, em julho de 1854 deslocar-se-ia a Lisboa onde lhe é pedido para realizar o retrato do seu monarca e dos principais personagens da sua corte.

Boats on the Shore of a Small Coastal Town, Tony de Bergue (1820-1893).
MutualArt


Pinta então o retrato miniatura do comerciante Henrique de Teixeira Sampaio e, anos depois, participará na exposição de Lisboa (exposição da Sociedade Promotora das Bellas Artes) com as obras Un catalán dormido e El interior de una iglesia (capela do mosteiro dos Jerónimos).

Mais tarde instala-se em Paris onde colabora na revista Le tour du monde em 1861, correspondente a uma viagem que fez Olivier Merson em 1857 através de España e Portugal (v. M. Olivier Merson, Voyage dans les provinces du nord du Portugal, 1861)... (2)

View of the Tagus with Convent of Bom Sucesso and Belem Tower on the background, Tony de Bergue (1820-1893).
(signed with anagram Gueber Nyto).
Cabral Moncada Leilões
/MutualArt


Sempre existiu uma certa confusão com os nomes e apelidos deste artista porém trata-se sem dúvida do mesmo pintor que indistintamente se menciona como Antoine de Vergue, Antonio de Bergue, Tony de Bergue, Estanislao o Stanislas de Bergue, Tony François de Bergue, Antoine Debergue (e ainda, como acima, Gueber Nyto), onde Tony viria a ser um diminuitivo ou apodo de Estanislao. (3)


(1) Les Atamanes
(2) Fernando Alcolea
(2) Idem

Artigos relacionados:
A dispersão dos quadros da herança do rei D. Fernando
Uma exposição no tempo... 1947

Leitura relacionada:
Olivier Merson, Le tour du monde, Voyage dans les provinces du nord du Portugal, 1861

2 comentários:

Valdemar Silva disse...

O Forte do Bom Sucesso ficou construído em 1782 entre a Praia do Bom Sucesso e a Praia de Pedrouços.
Nas gravuras vemos a Torre de Belém para sul do Forte(?) ou Praia do Bom Sucesso, então que Bom Sucesso é este sabendo-se que o actual é a seguir/para sul á Torre de Belém.

Valdemar Silva

Rui Granadeiro disse...

Caro Valdemar Silva

As pinturas são variações sobre um mesmo tema no período do romantismo, em que os elementos se combinam com representações diferentes, portanto não se trata de uma representação real.

No entanto o que supostamente estaria representado, conforme o nome dado a uma das pinturas, não seria o forte mas o convento, ou mosteiro, hoje Colégio do Bom Sucesso.

Rui Granadeiro