segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Antigo surgidouro e Praia do Rastello

A Torre de Belém (ou de S. Vicente em memória da chegada das relíquias deste Santo a Lisboa) ficou rodeada da água do Tejo pelas quatro faces, e entre ela e a margem do lado norte podiam navegar pequenas embarcações. Do lado sul formou-se um estrangulamento do rio, a que chamavam Barra do Rastello, entre a Torre de Belém, e a Torre Velha no Almaraz (nome da encosta que se eleva desde Cacilhas à Trataria)...

The Mouth of the River Tagus
Jean Pillement, óleo sobre tela, 1785
Art & the Country House

Podemos fazer uma ideia do que restava da Praia do Rastello 200 anos depois de concluída a Torre de Belém, examinando um quadro pintado em 1786 pelo francês Jean Pillement, quando nesse ano veio a Peniche ver o local onde, em 2 de Fevereiro do mesmo ano, naufragára o galeão espanhol "São Pedro de Alcântara" (v. artigo relacionado), que vinha do Callao (Perú) para Cadiz, com 470 pessoas a bordo, das quais pereceram 300... Esse quadro ofereceu o seu autor ao conde Fernán Núñez, que foi Embaixador de Espanha em Lisboa no reinado dc Carlos III, sucessor da coroa de Castela por morte de seu irmão, Fernando VI, em 1759.

Embocadura do Tejo
Jean Pillement, 1785
MIDAS Open Edition

O assoreamento, que com o decurso dos anos, ligou a Torre de Belém à terra firme, deve ter começado nos meados do século xviii, tanto a jusante, corno a montante, da face norte da Torre, porque o convento das dominicanas irlandesas no Bom Sucesso, a pouca distância da Torre, edificado em 1638 e concluído em 1638, era banhado pela água do Rio Tejo (v. artigo relacionado), assim como as muralhas dos terraços da casa, comprada por D. João V em 1745, onde viveu o último Duque de Loulé (D. Pedro), situada perto daquele convento. Do referido assoreamento resultou a formação da Praia do Bom Sucesso a leste da Torre, e a construção do forte do Bom Sucesso, a oeste... (1)

O lugar de Belém tinha em 1712 duzentos e dez "vizinhos" (moradores); e o bairro de Belém foi criado no reinado de D. José I, depois do terramoto de 1 de Novembro de 1755. Assim na Portaria de 29 de Julho de 1864 se diz que o Médico efectivo das "visitas de saúde" aos navios no Bom Sucesso, devia residir no Bairro de Belém. Este Bairro pertencia ao Concelho de Lisboa, donde foi desanexado e elevado a Concelho pelo Decreto de 11 de Setembro de 1852, e voltou a pertencer ao de Lisboa por Decreto de 22 de Julho de 1886, para se aumentar a área da cobrança do imposto de consumo, o qual foi abolido pelo artigo 69.° da Lei n.. 1.868 de 22 de Setembro de 1922... A freguesia de Santa Maria de Belém formou-se em 1834, (desanexada da de Ajuda) com sede na igreja dos Jerónimos.

Vista do Tejo e de Belém
Jean Pillement
MNAA/Palacio Nacional de Queluz

Da antiga Praia do Restello poucos vestígios restavam antes da rectificação (ou alinhamento) da margem direita do Tejo desde a Ribeira de Alcântara (transformada em Caneiro) até à Torre de Belém, porque grande porção dela foi incluída, talvez, em 1880, no largo em frente do templo dos Jerónimos, limitado ao norte por uma alameda arborizada com amoreiras (onde os rapazes das escolas iam colher folhas para alimentar bichos da seda), e ao sul por una muralha com duas rampas, o Cais dos Jerónimos. (2)


(1) Revista Municipal n° 53, 1952
(2) Idem

Informação relacionada:
O naufrágio do San Pedro de Alcántara
O Tejo de Jean-Baptiste Pillement
Praia do Bom Sucesso por Tony de Bergue
Typos e costumes populares
etc.

A view of Castle of Belem at the entrance of the Port of Lisbon
Alexandre Jean Noel, 1793
Museu de Lisboa

Sem comentários: