segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Efémeros e imaginários

José Caetano Cyriaco (1740?-1800?)

Vista do Terreiro do Paço em Lisboa tirada de poente, idealmente figurada segundo o projecto de Carlos Mardel. O alçado oriental é dominado pelo torreão de planta quadrangular, junto ao rio, encimado por cúpula verde e zimbório. A meio do alçado norte, perspectivado, quatro imponentes colunas clássicas servem de pés-direitos ao arco de triunfo.

Desfile no Terreiro do Paço, José Caetano Cyriaco, 1794
Cortejo da entrada do embaixador conde de Fernán Núñez, por ocasião dos esponsais da Infanta D. Mariana Vitória com D. Gabriel de Bourbon em 11 de Abril de 1785*
Museu Nacional dos Coches/Raiz

Este, é coroado por dois corpos pétreos escalonados: no primeiro, destaca-se um frontão angular, e no segundo rasgam-se arcos de volta perfeita. Cinco estátuas de vulto perfeito interrompem a platibanda que unifica o conjunto arquitectónico.

A praça é dominada pela estátua equestre de D. José I, inaugurada em 1775, à frente da qual desfilam, no estuário do Tejo, inúmeras embarcações. Um cortejo de gala constituído por nove coches conduzidos por cocheiro e sota e puxados por duas parelhas, percorre a praça no sentido sul/norte.

O coche real, identificado pela coroa que o encima, é seguido pela Guarda real a cavalo, envergando librés verdes e vermelhas. Ao centro do terreiro, junto ao arco de triunfo, um pelotão aguarda a passagem do cortejo, ao qual assistem inúmeras personagens perfiladas em primeiro plano.

Com excepção do enquadramento arquitectónico, nesta composição predomina a mancha cromática sobre a linha de contorno, sendo aquela sugerida por pinceladas curtas e sobrepostas. Esta técnica, associada ao facto de o pintor trabalhar com pigmentos muito diluídos, confere à composição um aspecto fluido e "esfumado" que, de algum modo traduz a luminosidade tão características das zonas ribeirinhas da cidade... (1)


(1) Raiz

* Os dados referentes a esta imagem foram-nos gentilmente cedidos pela Professora Doutora Ana Maria S.A. Rodrigues (CHUL), que muito agradecemos. Foi capa de cartaz do Congresso Internacional Corte e Diplomacia na Pensínsula Ibérica (séculos XIII-XVIII), 13-14 Julho 2016, FLUL. Quanto à imagem,devemos um agradecimento à museóloga Graça Santa-Bárbara, do Museu Nacional dos Coches. Não podemos deixar de referir o facto, extraordinário, de a estátua de D. José I se apresentar, nesta pintura, quase junto ao rio, e não no sítio onde deveria estar, e onde ainda se conserva hoje em dia (...) cf. M. Rafaela Moreira, A iconografia olisiponense na pintura de autor no mercado de arte... 2016

Informação adicional:
Milton Pacheco, Ocupado para uma real festa. As festividades em torno dos matrimónios régios de 1785 oferecidas pelo embaixador extraordinário o VI conde de Fernán-Núñez no Palácio da Inquisição de Lisboa

Artigos relacionados:
Antigo surgidouro e Praia do Rastello
O naufrágio do San Pedro de Alcántara

Sem comentários: