Chez Mon Voisin,ou O Lanterneiro, António Ramalho, 1883 Imagem: Pinterest |
Se a uma fria consanguinidade imparcial é permittida uma opinião livre, digo que o quadro agrada-me plenamente, e tenho felizmente commigo o côro de rasgados applausos sue a critica franceza lhe fez; o paysagista aqui tão conhecido saltou bruscamente para um bello quadro de genero, um interior laborioso, em que pôz a encantadora e sonora nota da sua sinceridade triumphante, sem deixar de mostrar uma vez mais, — porque o assumpto lh'o consentia, — todo o seu meridional amor da luz e da côr. (1)
O grupo chamou-se do Leão, por causa de um café da rua do Principe...
O Grupo do Leão, Columbano Bordalo Pinheiro, 1885. Representados, da esquerda para a direita: em fundo, João Ribeiro Cristino, Alberto de Oliveira, criado Manuel, Columbano, criado António, Braz Martins; sentados, em segundo plano, Manuel Henrique Pinto, João Vaz, Silva Porto, António Ramalho, Rafael Bordalo Pinheiro; em primeiro plano, José Malhoa, Moura Girão, João Rodrigues Vieira. Imagem: MNAC |
3.° Salão, Exposição de Quadros Modernos, 1883
Exposições de Quadros e d'Arte Moderna (1881-1889) Catálogos Illustrados Publicados por Alberto d'Oliveira clique para aceder |
CHRISTINO DA SILVA (J. R.) Rua de S. Vicente, 54, 1.°.
(Ribeiro Cristino, pesquisa google)
1 — Um pinhal.
[cf. Catálogo da exposição]
2 — O lago do Antelmo (Alfeite).
[cf. Catálogo da exposição]
Lago do Antelmo — Alfeite, João Ribeiro Cristino, 1883. Imagem: Veritas leilões |
3 — Um pateo d’aldeia.
[cf. Catálogo da exposição]
4 — Primavera.
[cf. Catálogo da exposição]
5 — Uma azinhaga.
6 — O zimborio da Estrella, ao pôr do sol.
7 — Retrato do sr. A. J. Goes.
COLUMBANO BORDALLO PINHEIRO Rua Nova do Carmo, 90.
(Columbano, pesquisa google)
8 — Retrato de Raymundo Bulhão Pato.
Bulhão Pato, Columbano Bordalo Pinheiro, 1883. Imagem: MNAC |
9 — Retrato de Henrique Lopes de Mendonça.
10 — Retrato de Luiz Guimarães Junior.
1 1 — Retrato de Mariano Pina.
[cf. Catálogo da exposição]
Retrato de Mariano Pina, Columbano, c. 1882. Imagem: MNAC |
12 — Retrato da sr.ª D. Elvira Bordallo Pinheiro.
[cf. Catálogo da exposição]
Retrato de Elvira Bordalo Pinheiro, Columbano, c. 1883. Imagem: MNAC |
13 — Retrato da sr.ª D, Jesuina Alves.
14 — Retrato de Henrique Prostes.
15 — Retrato de menino (faiança).
16 — Retrato da menina Iracema Guimarães.
17 — Retrato da sr.ª D. M. Augusta B. Pinheiro.
18 — Um pintor.
19 — Um typo.
FIGUEIREDO (J. A.) Rua de S. José, 82, 2.
20 — Retrato de M. A. Lupi, do natural, momentos depois da sua morte. (Aguarella.)
21 — Retratos e estudos a aguarella.
GYRÃO (J. DE S. M.) Atelier Trav. da Conceição, á Lapa, 13.
(Moura Girão, pesquisa google)
22 — Rival á vista.
23 — Boa colheita.
24 — Jantar dos coelhos.
25 — No poleiro.
[cf. Catálogo da exposição]
26 — Grupo de coelhos.
27 — O modelo.
28 — Uma tentação.
Uma tentação, Moura Girão, 1883. Imagem: Palácio do Correio Velho |
29 — Patos no lago.
30 — A seara.
31 — Na quinta do marquez de Pombal (Oeiras).
MALHOA (J. V. B.) Travessa dos Fieis de Deus, 57, 2.°.
(José Malhoa, pesquisa google)
32 — Costume de S. Miguel d’Arcosello.
33 — Pedreiras.
34 — O Vouga em Angeja.
35 — Ribeira d'Alge.
36 — O Côjo (Aveiro).
[cf. Catálogo da exposição]
[cf. Nuno Saldanha, José Vital Branco MALHOA (1855-1933): o pintor, o mestre e a obra]
O Côjo (Aveiro), José Malhoa, 1883. Imagem: Imagem: José Vital Branco MALHOA (1855-1933)... |
37 — O Perrecho (Figueiró).
38 — Ao cair da tarde (Figueiró).
39 — Portão das Agras (Aveiro).
40 — Foz d'Alge (Figueiró).
41 — No Côjo (Aveiro).
42 — A quelha do Cortez (Figueiró).
43 — A ria de Aveiro.
44 — Pôr do sol (Aveiro).
45 — A parreira.
46 — Arrabaldes de Figueiró.
47 — Margens do Vouga.
48 — O Vouga proximo a Angeja.
49 — Ao pôr do sol.
50 — O bairro dos pescadores (Aveiro). Pertence ao sr. Alfredo Keil.
51 — Margens do Nabao (Thomar). Pertence ao sr. J. F. Chaves.
52 — Atelier de esculptura. Pertence ao sr. J. Simões d’Almeida.
53 — Retrato da sr.ª D. J. M.
MARTINS (J. J. C.) Rua Formosa, 2 - c.
(Cipriano Martins, pesquisa google)
54 — No atelier do artista.
55 — Vendedeira de fructa.
[cf. Catálogo da exposição]
56 — O primeiro amor.
57 — Um marujo.
58 — Uma mulher d’aldeia.
59 — Uma ovarina (aguarella).
PINTO (M. H.) Rua do Trombeta, 2, 1.°.
(Manuel Henrique Pinto, pesquisa google)
60 — Ponte Nova (Aveiro).
61 — Margens do Vouga.
62 — O Vouga proximo a Angeja.
[cf. Catálogo da exposição]
63 — Ria d’Aveiro.
64 — Pôr do sol (Aveiro).
65 — Na ria d’Aveiro.
66 — Bairro dos pescadores (Aveiro).
67 — Paisagem de Setúbal.
68 — Quinta da Commenda (Setúbal).
69 — Ribeira d’Alge.
[cf. Catálogo da exposição]
Ribeira d'Alge, Manuel Henrique Pinto, 1883. Imagem: Hemerotaca Digital |
70 — Ribeira da Madre (Foz d’AIge).
71 — Foz d’Alge.
72 — O Perrecho (Figueiró).
73 — O areial (Figueiró).
74 — O collega.
75 — Fragas de S. Simão.
76 — O Mondego em Coimbra.
O Mondego em Coimbra, Manuel Henrique Pinto, c. 1883. Imagem: Manuel Henrique Pinto no Facebook |
77 — Uma varanda em Figueiró. Pertence ao sr. J. S. d'Almeida.
SILVA PORTO (A. C.) Travessa do Corpo Santo, 29, 3 .°.
(Silva Porto, pesquisa google)
78 — Os bois.
[cf. Catálogo da exposição]
79 — Na pastagem.
80 — O rio Leça em Mattosinhos.
81 — Na praia (Mattosinhos).
82 — A volta da pesca (Povoa de Varzim).
83 — A praia dos pescadores (Povoa de Varzim).
84 — A Cascalheira (Vizella).
[cf. Catálogo da exposição]
85 — Rua do Medico (Vizella).
86 — Cabeça de mulher (costume hespanhol).
[cf. Catálogo da exposição]
87 — Margens do Douro (Avintes).
[cf. Catálogo da exposição]
88 — Canto de rua (Algarve).
89 — Campo Grande.
90 — Na arribana [imagem no topo da página].
[cf. Catálogo da exposição]
91 — Largo da Ermida (Ermezinde).
92 — Horta dos judeus (Algarve).
93 — Madrugada (Ribatejo).
94 — Ao pôr do sol (Algarve).
95 — Do terraço (Algarve).
96 — A nora (Setúbal).
97 — Alameda de quinta (Setúbal).
98 — Ponte de Friellas.
[cf. Catálogo da exposição]
99 — Campino.
Um campino, Silva Porto, Imagem: MatrizNet |
100 — Canoas (Setúbal).
Canoas (Setubal), Silva Porto 1883. Imagem: wikiart |
101 — As lavadeiras (Friellas).
102 — Paisagem de Carnide.
103 — Cabeça de mulher (arredores do Porto).
104 — Lago de Aranguez (Setúbal).
105 — Logar de Campanhã (Porto).
106 — Praia da Foz (Porto).
107 — Retrato da sr.ª D. A. P.
VAZ (J. J.) Campo do Bomfim, Setúbal.
(João Vaz, pesquisa google)
108 — Caminho da matta.
[cf. Catálogo da exposição]
109 — Margem do Sado.
[cf. Catálogo da exposição]
110 — Ribeira d’Ajuda.
111- — Claustro dos Jeronymos.
112 — O ensaio geral.
113 — A parreira.
[cf. Catálogo da exposição]
114 — Quinta do marquez de Pombal (Oeiras).
115 — Convento d’Arrabida.
116 — Á beira mar.
117 — Portinho d’Arrabida.
VIEIRA (J. R.) Leiria.
(João Rodrigues Vieira, pesquisa google)
118 — No fim do mercado (Leiria).
[cf. Catálogo da exposição]
No fim do mercado (Leiria), João Rodrigues Vieira. Imagem: Internet Archive |
119 — Para o boudoir de V. Ex.ª
[cf. Catálogo da exposição]
120 — Flores.
[cf. Catálogo da exposição]
121 — O José Augusto.
122 — Ponte de Vital Homem (Porto de Moz).
123 — Pecegos.
124 — Um açude no Lena.
125 — Em S. Pedro d’Alcantara.
126 — Cedros (Leiria).
127 — Uvas.
(1) O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 186, 21 de fevereiro de 1884
Críticas publicadas:
O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 185, 11 de fevereiro de 1884
O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 186, 21 de fevereiro de 1884
O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 187, 1 de março de 1884
Sem comentários:
Enviar um comentário