terça-feira, 14 de agosto de 2018

Praia da Vitória (ou os Voluntários da Rainha em Villa da Praia) II de II

Antonio José de Souza Manoel Severim de Noronha, Conde de Villa Flôr, chegou ao porto da Villa da Praia no dia 22 de Junho de 1829, numa escuna, escapando com grande felicidade ao bloqueio [nota: repete este apontamento o texto do precedente, contudo, neste caso, apresentando iconografia topográfica e cartográfica].

Hemeroteca Digital de Lisboa

Era a segunda tentativa. Os soccorros trazidos pelo general Saldanha tinham sido repellidos pelas balas do cruzeiro inglez, que pouco depois foi mandado retirar [também "Nas aguas dos Açores (1829) deu-se um caso com Bernardo de Sá e seu irmão José, caso que escapou á phantasia de todos os auctores de romances enredados e tenebrosos"]!

Procedeu-se aos trabalhos de fortificação, em que prestaram relevantes serviços — Eusebio Candido Pinheiro Furtado [Memória Histórica de Todo o Acontecido no Dia Eternamente Fausto 11 de Agosto de 1829], e Joaquim José Groot da Silva Pombo.

Adoptaram-se, com pequenas modificações, as medidas tomadas pela Junta, continuando a fortificação desde o Porto Judeu até á Villa da Praia.

Planta da Bahia da Villa da Praya para Intiligencia, 1805.
Fortalezas.org

A esquadra de D. Miguel, constando, ao todo, de 22 vasos: nau D. João VI, trez fragatas [Pérola, Dianna e Amazona], duas corvetas [?, Princeza Real], cinco charruas [Jaya Cardozo, Galatea, Orestes, Princeza da Beira e Princeza Real], quatro brigues [ou cinco: 13 de Maio, Infante D. Sebastião, Providência, Glória e Devina Providência], etc [força de desembarque: dois patachos, Bom-fim e Carmo e Almas; duas escunas da Graciosa e Triunfo d'Inveja, dois iates, Bom Despacho e Santa Luzia e seis barcas canhoneiras, cada uma com uma peça], trazendo a bordo 3424 homens de desembarque, e 2224 da brigada e tripulação, appareceu nos mares da Terceira, na tarde de 29 de Julho de 1829 [Annaes da Terceira — Drummond].

Açores, Villa da Praia Ataque da 3.ª no dia 11 de Agosto de 1829.
Tenente Gualvão do Regimento dos Voluntarios da Rainha, c. 1830.
Fortalezas.org

Nos Açores, ainda na força da verão, não são raros os dias chuvosos e de bruma espessa. O dia 11 de agosto rompeu carregado de neblina.

Os telegraphos não podiam trabalhar. De terra não se descortinava a esquadra. Subitamente appareceu proxima á bahia de S. Matheus (a oeste) já com as lanchas fóra, fazendo signaes aos na- vios e denunciando evidentemente a intenção do ataque.

Um grande aguaceiro caiu de repente e a esquadra encobrio-se de novo.

Ás 11 horas da manhã, em seguida a uma chuva torrencial, appareceram as pontas dos mastros, por cima do cabo de Santa Catharina.

Forte de Santa Catarina do Cabo da Praia, Damião Pego, 1881.
Fortalezas.org

Tinha chegado a hora do combate, que vou descrever rapidamente, e apenas como um episodio.

Defendiam a bahia da Villa da Praia o batalhão de Voluntarios da rainha, commandados pelo major Menezes, e outras forças que se conservavam debaixo d'armas desde a vespera, tendo á frente o denodado quartel-mestre-general, Balthazar d'Almeida Pimentel, actual conde de Campanhã.

Fundeava a esquadra inimiga trazendo á frente a nau D. João VI, ficando-lhe à esquerda as fragatas Diana, Amazona, e infante D. Sebastião. As outras embarcações em segunda linha.


Tudo isto lançou ferro tão proximo do terra, que não havia memoria de haverem feito outro tanto os proprios navios mercantes.

Commandava o forte do Espirito Santo, extrema esquerda, o alferes de caçadores Manuel Franco. O forte tinha trez peças, uma de calibre 18, as outras duas de 24, trez soldados de guarnição, e 8 artilheiros da costa.

Forte do Espírito Santo, Damião Pego, 1881.
Wikipédia

O do Porto [forte de Santa Cruz] era commandado pelo válentissirno alferes de infanteria — Simão Antonio de Alhuquerque e Castro, depois capitão de caçadores 5.

Forte de Santa Cruz (Praia da Vitória), Tombo dos Fortes da Ilha Terceira, 1881.
Wikipédia

Tinha uma peça, um artilheiro de linha, seis marinheiros, e a guarda composta de 4 soldados e um cabo. Vamos, que já era gente!

Faço uma relação mais circumstanciada das forças que entraram na acção, tirando-a dos — Annaes — para que se veja melhor quaes eram os recursos do partido liberal, e os prodigios que se operaram com esses escassos recursos.

O forte da Luz [Forte de Nossa Senhora da Luz] estava desartilhado no flanco esquerdo da bahia, de onde principiava a linha do batalhão de Voluntarios, estendida com cinco companhias, até o forte das Chagas, desartilhado tambem.

Muralhas do Forte de Nossa Senhora da Luz ou da Alfândega junto ao areal, c. 1900.
Delcampe

Duas barcas canhoneiras que alli havia, assim que viram a esquadra, refugiaram-se no porto. Os marinheiros portaram-se com bravura no combate. A cavallaria constava de 23 officiaes, commandados pelo capitão José de Pina Freire.

Tambem não deixava de ser um esquadrão imponente! Um punhado de academicos; mas esses estacionados nos Biscoitos, e os Voluntarios da rainha. Eis aqui as forças que estavam na Villa da Praia, quando a poderosa esquadra inimiga fundeou em linha de batalha.

Antes que a nau largasse ferro, o alferes Simão Antonio, eommandante do forte do Porto, fez-lhe um tiro de peça, matando-lhe um homem, ferindo outro, e caiisando-lhe diversas avarias a bordo.

A nau respondeu, cortezmente, mandando-lhe uma banda inteira. Travou-se o combate; cahiam chuveiros de balas.

O estrondo da artilheria era pavoroso. Os habitantes da villa julgaram-na arrasada por momentos. A esquadra, por ter fundeado muito proximo, perdeu a maior parte das balas, que se lhe encravaram na areia.

De terra, os Voluntarios da rainha, com intrepidez que tocava no delírio, sustentavam o fogo de fuzilaria sobre os navios.

Cada homem dizem que parecia um gigante, arrojado, temerario, inabalavel! Ás tres horas e meia da tarde, o chefe da esquadra, sentindo o silencio do forte do Espirito Santo, vendo as ruinas de outros, e persuadido, pelo fogo, de proposito, menos activo, que havia falta de munições, achou opportuno metter nas lanchas a sua primeira brigada, composta de 1114 granadeiros e caçadores.

Eram gente escolhida, bem postos, excellentemente fardados, disciplinados, arrojados, destemidos.

Cada um trazia noventa cartuchos, e cheio o cantil de vinho. Eram commandados por D. Gil Eannes e Azeredo, dois cabos de guerra de coragem verdadeiramente heroica.

Por entre a metralha dos seus proprios, e a chuva de balas liberaes, seguiam impavidos na empreza do desembarque.

Açores, Villa da Praia Ataque da 3.ª no dia 11 de Agosto de 1829 (detalhe).
Tenente Gualvão do Regimento dos Voluntarios da Rainha, c. 1830.
Fortalezas.org

Sobre o ponto do desembarque uma illuzão pertinaz do bravissimo major Menezes seria fatal se não acudisse o quartel-mestre-general conde de Campanhã gritando-lhe:

"O desembarque é á esquerda; mande-me mais força para supportar a infanteria."

O major Menezes persistia ainda; desenganado, finalmente, mandou tocar a unir á esquerda para sustentar as forças que soffriam o impeto do ataque. O fogo, no forte, era como á queima-roupa.

Neste conflicto horrivel notou-se a intrepidez (que tal seria l) de um granadeiro realista e de um caçador liberal.

Entre os combatentes distínguia-se tambem um rapaz de 12 annos que chorava a morte do voluntario José Caetano Alvares, amigo de seu pae, batendo-se ao mesmo tempo, como o soldado mais destro! 

Na subida do Facho, exposto a um risco imminente, o conde de Ficalho (hoje marquez) assumindo forças collossaes arrancava penedos e despenhava-os sobre a cabeça dos adversarios.

Vista para o Monte do Facho.
A Villa da Praia é atacada pela esquadra do Uzurpador, em 11 de Agosto de 1829.
Biblioteca Nacional de Portugal

O major Menezes, vendo o inimigo flanqueado pelo alferes Caldas, gritava:

"Camaradas, estes cães levam-se á baioneta: armar baioneta, armar baioneta."

D'ali a pouco, no meio da horrivel carnificina, rebentavam os gritos de victoria dos soldados liberaes, gritos que descoroçoavam os assaltantes, e iam levar o terror á guarnição da esquadra. D. Gil Eannes e Azeredo tinham cahido no campo como dois heroes.

O espectaculo era horroroso! Centenares de infelizes soldados realistas saíam das ondas, onde luctavam com a morte, e, agarrando-se aos rochedos, eram atravessados pelas baionetas dos soldados liberaes.

Nestes extremos, os desventurados imploravam a vida aos vencedores, e os officiaes e os voluntarios, reprimindo o impeto das paixões, procuravam incutir nos animos exaltados os sentimentos de humanidade compativeis com os excessos da guerra.

Quando soavam os gritos da victoria apparecia o conde de Villa-Flôr com uma porção de tropa. Enthusiasmado, o conde abraçava o quartel-mestre-general — Balthazar d'Almeida. Este dizia-lhe:

"A batalha, general, está ganha, é de V. Ex.a. Os prisioneiros são immensos!"

O conde de Villa-Flôr entrava no campo. A esquadra tentou um segundo desembarque. Não chegou, porém, a effectual-o.

Vista da Villa da Praia no memoravel dia 11 de Agosto de 1829.
História dos Açores

A primeira lancha, apanhada por uma granada, virou com 120 granadeiros, bellissimos homens, dos quaes rarissimos se salvaram.

Á segunda suceedeu o mesmo; a terceira virou-se com o tumulto em que se pozeram os soldados: as outras recuaram, abrigando-se com a nau e as fragatas que as tinham protegido com toda a sua artilheria.

O terror panico apossou-se do animo dos assaltantes. A acção, para elles, estava completamente perdida. Receiando o effeito da artilheria grossa e das granadas, que tinham vindo com o reforço do conde de Villa-Flôr, a nau levantou com os outros navios, vendo-se obrigada a picar a amarra e deixar por mão as correntes.

Uma banda inteira foi a sua ultima despedida. É singular, contra 22 vasos de guerra, incluindo uma nau, trez fragatas, duas corvetas, einco charruas, quatro brigues; tendo da brigada e tripulação 2224 homens, de desembarque 3424; gente aguerrida, robusta, bem disciplinada; levando o amor pela sua causa até o fanatismo; resistiu e venceu um punhado de voluntarios, exercito commandado por majores, e onde o governador de um forte era um simples soldado!

Planta da Villa da Praya da Victoria, 1842.
Biblioteca Nacional de Portugal

Os que acreditarem na theoria dos factos providenciaes da historia, em parte alguma podem achar melhor exemplo do que na serie de milagres (não tenho outra palavra) que se deram desde a Praia da Victoria até Almoster e Asseiceira. (1)


(1) Bulhão Pato, Paizagens, 1871

Mais informação:
Instituto Histórico da Ilha Terceira
Forte do Espírito Santo
Forte de Santa Catarina do Cabo da Praia
Forte de Nossa Senhora da Luz
Forte de São José do Cabo da Praia

Leitura relacionada:
Francisco Ferreira Drummond, Annaes da Terceira, 1850
O dia 11 d'agosto de 1829, ou, A victoria da villa da Praia: poema heroico offerecido...

D. Pedro d'Alcântara:
D. Pedro d'Alcântara e Bragança, Imperador do Brasil, Rei de Portugal (Parques de Sintra)
D. Pedro d'Alcântara, Imperador do Brasil, Rei de Portugal (Google Arts & Culture)

2 comentários:

Unknown disse...

Muitos parabéns por este artigo, que está excelente. Se fosse possível, gostaria de saber quem é o "Delcampe", indicado como o autor da gravura " Muralhas do Forte de Nossa Senhora da Luz ou da Alfândega junto ao areal, c. 1900". Muito obrigado.
José Manuel Lopes Cordeiro

Rui Granadeiro disse...

Bom dia,
Grato pelo seu comentário.
Delcampe é um website de colecionadores dedicado à compra e venda de objectos de colecção, nomeadamente de postais ilustrados: https://www.delcampe.net
Cumprimentos
Rui Granadeiro