segunda-feira, 12 de março de 2018

José Pinhão de Matos

José António Narciso. Vio a luz em Lisboa em 1731. Tendo 10, ou 11 annos começou a desenhar perspectivas, e ornatos debaixo da direcção de Simão Gomes dos Reis, filho do Capitão José Pinhão de Mattos, que pintou a óleo as vistas de Lisboa, e de Goa, cujos painéis estiverão no Collegio dos Nobres. Ambos erão naturaes de Pernambuco. (1)

D. João III e o núncio apostólico da Índia, ou A partida de São Francisco Xavier em 1541,
aut. desc. José Pinhão de Mattos, c. 1730.
Imagem: Wikipédia

[...] é interessante seguir os passos do capitão e pintor José Pinhão de Matos, mais um desses casos de artista, ainda mal estudado, com acção ambulatória pelo Império, entre Goa e Lisboa, Pernambuco e Salvador, ora agindo como militar, ora como negociante, ora como cartógrafo, ora como pintor de óleo, brutesco e perspectiva... 

Fachada meridional do Palacio dos Condes de Villa Franca (depois Condes da Ribeira Grande)
segundo o quadro a oleo por Simão Gomes dos Reis [e/ou José Pinhão de Mattos] / na Academia R. das Bellas Artes [cf. Júlio de Castilho, Lisboa Antiga. Bairros Orientais, vol. VIII, p.89.]
Subs. - 15 de Anosto de 1886 J. J. de Castilho (à esq., ao fundo).
Dim. - 29 7 X 213 mm. de vista.
Proc. - Litografia.
Imagem: O Palacio Ramalhete nas Janelas Verdes...

Apurei que seu filho, o escravo pardo Simão Gomes dos Reis, vivia em Lisboa em 1739 e seguia, já alforriado e liberto pelo testamento paterno, a actividade pictórica que lhe fora ministrada por seu defunto pai. 

Vista de Goa, José Pinhão de Matos.
Imagem: Encompassing the globe: Portugal and the world in the 16th & 17th centuries

O Panorama da Cidade de Goa (com medalhão da Chegada de S. Francisco Xavier à Índia), pintado para o Colégio jesuítico da Cotovia e hoje no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa, é obra da autoria de José Pinhão de Matos e de seu filho, em associação, tal como uma grande tela do Panorama de Lisboa (com medalhão da Partida de S. Francisco Xavier para a Índia), com que emparceira. (2)


(1) Cyrillo Volkmar Machado, Collecção de memorias... [ed. orig., 1823]
(2) Vítor Serrão, Os Programas Imagéticos na Arte Barroca Portuguesa...

Mais informação:
Encompassing the globe: Portugal and the world in the 16th & 17th centuries
José Pinhão de Matos, pintor , decorador e dourador

Sem comentários: