quarta-feira, 19 de julho de 2017

Augusto Roquemont (1804-1852)

Foi o jovem Tomás da Anunciação quem, em 1844, mais ou menos dirigiu uma revolta estudantil contra o favoritismo de que, num concurso de pintura de História, beneficiou o filho do mestre A. M. da Fonseca. 

Procissão, Augusto Roquemont, 1832-1849.
Imagem: iolanda andrade

Isso levou, por um lado, a pôr em causa o ensino deste, e, por outro, a descobrir a arte dum bastardo dum príncipe alemão que veio parar a Portugal secretariando o pai, aventureiro miguelista, e que por cá ficou.

Chafariz de Guimarães, Augusto Roquemont, 1847.
Imagem: Desde o tempo do barroco

Auguste Roquemont (1804-1852) formara-se por Itália e foi o retratista por excelência da nobreza nortenha, de sangue miguelista, ao mesmo tempo que pintava os costumes rústicos dos Portugueses – com significativa aprovação de Garrett, próximo autor de Viagens na Minha Terra, diante do "Folar", exposto em 1843.

Retrato de dama, Augusto Roquemont.
Imagem: Pedra Formosa

Assim, a pintura ainda não portuguesa mas em Portugal (e no princípio do século vimos outros estrangeiros debruçarem-se sobre idênticos temas) começava a interessar-se pela terra e os seus costumes, no que era um dos caminhos maiores do romantismo, a par duma temática histórica e dentro dum sentimentalismo que podia e devia cobrir as duas tendências.

Vareira,  Augusto Roquemont , 1847.
Imagem: iolanda andrade

Aí a separação se estabelecia com o mundo histórico de mestre Fonseca (1796-1890), fiel a um neo-classicismo mitológico aprendido em Roma, de 1826 a 1834, quando patrioticamente regressou ao Portugal liberal, disposto a colaborar na sua nova civilização.

Varanda de Frei Jerónimo (Convento da Costa, Guimarães), Augusto Roquemont ,1840.
Imagem: Pedra Formosa

Logo no ano seguinte realizou ele uma exposição particular em Lisboa, a primeira que aqui se viu, e, mais dois anos passados, coube-lhe, por direito indiscutível, a cadeira de pintura de história na recente Academia. 

Collegiada de Guimarães, Augusto Roquemont.
Imagem: Blogue do Minho

Em 1843, a sua obra-prima, ali exposta, mereceu-lhe elogios tornando-se o símbolo da sua arte e dum passado estético que, evoluído da Ajuda, não tinha mais futuro junto dos seus jovens alunos. "Eneas salvando seu pai Anquises do incêndio de Tróia" é uma excelente composição e a única de acertado carácter erudito, da sua espécie, em Portugal; só doze anos depois a obra seria contestada pela nova geração entretanto definida, sem que, porém, isso diminuísse o crédito público e oficial de mestre Fonseca que, jubilado em 1863, só faleceu com mais de noventa anos de idade. 

Revoltado contra o mestre, Anunciação procurou em vão apoio e lições de Roquemont, que visitou e do qual recebeu apenas vagos conselhos [...]

Retrato de Augusto Roquemont por José António Correia.
Imagem: Mestre José António Correia...

Anunciação marcaria os limites da pintura de paisagem dos românticos portugueses se não fosse a acção do seu discípulo e companheiro (e depois colega na Academia) Cristino da Silva (1829-1877) [...]

Autorretrato de Augusto Roquemont com 19 anos.
Imagem: Wikipédia

A esta pintura de paisagem e animalista liga-se uma outra temática de ar livre, atenta aos costumes populares, na via que Roquemont abrira. (1)


(1) José Augusto França, A Arte Portuguesa de Oitocentos, Lisboa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1992

Artigo relacionado:
Garretismo

Leitura adicional:
António Mourato, Augusto Roquemont, retratista e pintor de costumes populares

Mais informação:
O Real em Revista (pesquisa: roquemont)
Arquivo Municipal do Porto
MatrizNet

Sem comentários: