segunda-feira, 1 de maio de 2017

O Grémio Artístico (non in solo pane vivit homo)

Com este título [Grémio Artístico (9 exposições anuais, de 1891 a 1899)] vae fundar-se em Lisboa uma sociedade para promover o desenvolvimento da arte nacional, por meio da aggremiação de todos os artistas portuguezes e pessoas que se interessam pelas bellas artes; fazendo exposições annuaes e estabelecendo na sua sede, uma exposição permanente; abrindo aulas de desenho, aguarella, pintura e esculptura; realisando conferencias publicas sobre assumptos d’arte e litteratura; publicando mensalmente uma revista artistica e litteraria; estabelecendo um gabinete de leitura. 

Descanso (posteriormente O atelier do artista), Malhoa, 1893 ou 1894.
Imagem: Wikipédia

A comissão organisadora d’esta sociedade é composta dos srs. Antonio Carvalho da Silva Porto, Ernesto Condeixa, João Vaz, Abel Accacio Botelho, Monteiro Ramalho e Emygdio Brito Monteiro.

Où es-tu Lili?, José de Brito, 1890.
Imagem: O Occidente N.º 524, 11 de julho de 1893

Sabemos que tem adherido a esta idéa muitos artistas e amadores de bellas-artes, tendo-se realisado já a primeira reunião para a leitura dos estatutos. A fundação d'esta sociedade será de grande beneficio para a arte portugueza que tão abandonada tem andado. (1)

Retrato de Abel Acácio Botelho, António Ramalho, 1889.
Imagem: MNAC

Annos depois de organisado o grupo do Leão, bolorencias inherentes à natureza pantanosa d'este género de sociedades, levaram alguns artistas a se separarem d'elle, e a incorporarem-se-lhe outros, e a nova confraria a alargar-se num programma mais íngreme de letras e artes, com saraus, banquetes, exposições e regalos, que, pela vida periclitante da nova milí­cia, intitulada Grémio Artístico, não chegaram a cabal execução, à parte as exposições, decaídas, que o profissional hoje evita, e que a invasão do furioso amador quasi tornou fastidiosas. (2)

Colheita ou Ceifeiras, Silva Porto, 1893.
Imagem: Wikipédia

A rotina dos salões do Grémio implicava porém a presença dos melhores "naturalistas" da primeira e da segunda geração. Catálogo após catálogo os nomes desfilam, perdidos embora num nevoeiro de amadores e discípulos, que contribuíam para o elevado número de peças de pintura espostas (de 160 a 220; mas só 81 no último salão).

NON IN SOLO PANE VIVIT HOMO
(nem só de pão vive o homem)

Nas salas da exposição Silva Porto, até morrer, Malhoa e Vaz, sem faltarem um só ano, Columbano desde 96, Ramalho, Marques de Oliveira, Condeixa, Brito, Josefa Greno, uma ou duas vezes ausentes, e outros mais novos e igualmente assíduos, como Luciano Freire, Salgado, Carlos Reis, Gameiro, Colaço, Teixeira Lopes uma ou outra vez (numa secção de escultura habitualmente pobre), o rei D. Carlos, concorrendo sempre, dão ao "Salon" português uma significação panorâmica que tem de ser considerada no estudo dos anos 90. (3)


(1) O Occidente n.° 407, 11 de abril de 1890
(2) Fialho de Almeida cf. Ribeiro Arthur, Arte e artistas contemporaneos (I),
Illustrações de Casanova & Ramalho, Pref. de Fialho de Almeida, Lisboa, Livraria Ferin, 1896
(3) José Augusto França, A arte em Portugal no século XIX (vol. II), Lisboa, Livraria Bertrand, 1990

1.ª exposição, 1891:
O Occidente N.º 441, 21 de março de 1891
O Occidente N.º 442, 1 de abril de 1891
O Occidente N.º 443, 11 de abril de 1891
O Occidente N.º 445, 1 de maio de 1891

2.ª exposição, 1892:
Ribeiro Arthur, Arte e artistas contemporaneos (I), 1896
O Occidente N.º 480, 21 de abril de 1892
O Occidente N.º 481, 1 de maio de 1892
O Occidente N.º 482, 11 de maio de 1892
O Occidente N.º 483, 21 de maio de 1892

3.ª exposição, 1893:
Ribeiro Arthur, Arte e artistas contemporaneos (I), 1896
O Occidente N.º 515, 11 de abril de 1893
O Occidente N.º 516, 21 de abril de 1893
O Occidente N.º 517, 1 de maio de 1893
O Occidente N.º 519, 21 de maio de 1893
O Occidente N.º 520, 1 de junho de 1893
O Occidente N.º 524, 11 de julho de 1893
O Occidente N.º 526, 1 de agosto de 1893
O Occidente N.º 527, 11 de agosto de 1893
O Occidente N.º 530, 11 de setembro de 1893

Silva Porto falecido a 1 de junho de 1893:
O Occidente N.º 521, 11 de junho de 1893
Serões, revista mensal ilustrada, dezembro de 1905

A exposição Columbano:
O Occidente N.º 557, 11 de junho de 1894

4.ª exposição, 1894:
Ribeiro Arthur, Arte e artistas contemporaneos (I), 1896
O Occidente N.º 556, 1 de junho de 1894
O Occidente N.º 564, 21 de agosto de 1894
O Occidente N.º 565, 1 de setembro de 1894
Arte Portugueza N.º 2, fevereiro de 1895
Arte Portugueza N.º 3, março de 1895
Arte Portugueza N.º 4, abril de 1895

5.ª exposição, 1895:
Arte Portugueza N.º 4, abril de 1895
Arte Portugueza N.º 4, abril de 1895

6.ª exposição, 1896:
Catalogo illustrado da 6ª exposição de arte promovida pelo Grémio Artístico em 1896
Ribeiro Arthur, Arte e artistas contemporaneos (II), 1898
O Occidente N.º 625, 5 de maio de 1896
Branco e Negro, abril de 1896

7.ª exposição, 1897:
Catalogo illustrado da 7ª exposição de arte promovida pelo Grémio Artístico em 1897
Ribeiro Arthur, Arte e artistas contemporaneos (II), 1898
O Occidente N.º 665, 20 de junho de 1897
O Occidente N.º 666, 30 de junho de 1897
O Occidente N.º 668, 20 de julho de 1897
O Occidente N.º 671, 20 de agosto de 1897
Branco e Negro, 17 de maio de 1897

8.ª exposição, 1898:
A 8.ª Exposição do Grémio assumiu carácter extraordinário, por se incluir nas comemorações do Centenário da Índia; e marcante foi também a contribuição do rei...
cf.
Críticos e crítica de arte em torno da obra de D. Carlos de Bragança

9.ª exposição, 1899:
Ribeiro Arthur, Arte e artistas contemporaneos (III), 1903
O Occidente N.º 732, 30 de abril de 1899
Branco e Negro, 26 de março de 1899
Fialho de Almeida, À esquina (diário de um vagabundo), Coimbra, F. França Amado, 1903

Informação relacionada:
Nuno Saldanha, José Vital Branco MALHOA (1855-1933): o pintor, o mestre e a obra

Temas relacionados: Pintura, Grupo do Leão

Google search: MNAC, Matriz.net

2 comentários:

LBG disse...

Caro Rui Granadeiro,
Só uma nota sobre a legenda do quadro do Malhoa, agora no MASP chamado de "O Ateliê do Artista". É (era originalmente) «Descanso» e não outra coisa qualquer...
Faz já tempo que conto a história toda aqui: http://provocando-umateima.blogspot.pt/2013/05/antes-da-sessao-um-descanso-1894.html
Abraço e continuação do excelente trabalho.
LBG

Rui Granadeiro disse...

Efectivamente assim é caro Luis.
Confirma isso também o nosso amigo Ribeiro Arthur. Já o nome que lhe deram em S. Paulo, O atelier do artista, é uma alusão à obra de Gustave Courbet, mais espetacular e menos intimista, opções enfim.
Regressam "Antes da sessão" e "Descanso" quando tratarmos da exposição de 1894.
Um abraço