quinta-feira, 6 de junho de 2019

As Armas de Portugal sobre a Cruz de Borgonha

Durante a Batalha de Cádis, os holandeses e ingleses uniram suas forças na luta contra os espanhóis.

Escudo Real de Portugal sobre a Cruz de Borgonha, insígnia militar dos Habsburgo.
The Battle of Cadiz (Dutch and English Ships Attack the Spanish Armada) [Tomada de Cádis, 1596], Aert Anthonisz, 1608.
Rijksmuseum

Aqui, o quatro mastros holandês Neptunes do almirante Johan van Duivenvoorde é  apoiado pelo inglês Ark Royal num ataque ao espanhol San Felipe [português São Filipe].

Tomada de Cádis, 1596.
The Battle of Cadiz (Dutch and English Ships Attack the Spanish Armada), Aert Anthonisz, 1608.
Rijksmuseum

Na realidade, o navio inglês não participou da batalha.

Tomada de Cádis, 1596.
The Battle of Cadiz (Dutch and English Ships Attack the Spanish Armada), Aert Anthonisz, 1608.
Rijksmuseum

Aert Anthonisz representou o navio [Ark Royal] porque era um símbolo muito importante do poder naval inglês. (1) 

Tomada de Cádis, 1596.
The Battle of Cadiz (Dutch and English Ships Attack the Spanish Armada), Aert Anthonisz, 1608.
Rijksmuseum

A accção mostrada é a expedição da frota inglesa, apoiada pela marinha holandesa, contra Cádis em 1596.

A imagem de Vroom mostra os três navios de comando em batalha nas águas de Cádis: o navio holandês de quatro mastros Neptuns apoiando o inglês Ark Royal num ataque contra o Espanhol San Felipe. Vroom tratou do assunto com liberdade artística. pois o Ark Royal, o navio de comando de Howard de Effingham, não participou na luta contra os navios espanhóis.

Deve entender-se que o artista, e quase certamente seu patrono, não visaram um testemunho preciso de uma batalha importante, tendo preferido enfatizar o contexto histórico.

Een Spaans (Portugees) galjoen in gevecht met twee Nederlandse schepen, Hendrick Cornelisz Vroom.
Rob Kattenburg

O Ark Royal teve que ser incluído como representação do poder marítimo da coroa inglesa. Com trabalhos como Great Sea Storm e o seu pendente Bank of Cadiz, 1596, Vroom criou a convenção popular de pinturas marítimas produzidas em pares: ou de uma pintura simbólica acompanhada de uma cena histórica, como neste caso, ou de ambas as pinturas serem puramente simbólicas — usualmente uma Calmaria contrastada com uma Tempestade. Essa tradição ainda foi mantida por Willem van de Velde o jovem.

Hendrick Cornelisz Vroom Battle between England and Spain 1601 02
Sammellust

Aert Anthonisz, aliás Aert van Antum, que trabalhou em Amsterdam e cujas pinturas costumam ser frequentemente confundidas com as de Hendrick Vroom. Isto não surpreende pois parece que ele as copiava das pinturas de Vroom.

Tomada de Cádis, 1596.
The Battle of Cadiz (Dutch and English Ships Attack the Spanish Armada), Aert Anthonisz, 1608.
Rijksmuseum

A sua bem conhecida Sea Battle no Rijksmuseum, Amsterdam, assinada e datada de 1608, é uma quase cópia literal da Battle of Cadiz de Hendrick Vroom, com a adição de um barco à frente, à esquerda.

A Sea Action, possibly the Battle of Cadiz, 1596 Hendrick Cornelisz Vroom
greatbigcanvas

Aert Anthonisz reproduziu a grande imagem de Vroom numa escala muito mais reduzinda, dando-lhe um acabamento com aspecto de jóia, o que contribui para o apelo estético do pintor. (2)

*
*     *

Placa comemorativa no terceiro centenário em 1888 da vitória sobre a Armada Espanhola ou Armada Invencível, entre 31 de julho e 12 de agosto de 1588. 

Placa comemorativa no terceiro centenário em 1888 da vitória sobre a armada espanhola em 1588.
N. V. Roeloffzen & Hübner, segundo Aert Anthonisz, 1888 (detalhe).
O San Martin, o navio Almirante de Medina Sidónia, com a bandeira da Inquisição na frente e a cruz no mastro grande, é atingido a bombordo pelo "Rainbow", o navio almirante inglês do Lord Henry Seymour e na retaguarda pelo "Gouden Leeuw", o navio almirante holandês de Justinus van Nassau.
Rijksmuseum

Ao centro uma reprodução da pintura com navios holandeses e ingleses lutando contra a Armada Espanhola em Cádis em 29 de abril de 1587 [?] por Aert Anthonisz..

Este é cercada por uma moldura ornamental com medalhas e textos sobre o desaparecimento da Armada. (3)


(1) Rijksmuseum
(2) Visions of the Sea: Hendrick C. Vroom and the Origins of Dutch Marine Painting
(3) Rijksmuseum

Leitura adicional:
Portuguese World Heritage
Historia del saqueo de Cadiz por los Ingleses en 1596

Outros recursos:
Maritiem Digitaal
Hendrick Cornelisz Vroom



Fruto de nuestro trabajo ha sido la obra La batalla del Mar Océano. Corpus documental de las hostilidades entre España e Inglaterra (1568-1604) [...] en uno de los anexos que contiene este Corpus figuran extractados los historiales de los 151 navíos que compusieron la armada al salir de lisboa a cargo del duque de Medina Sidonia para intentar la conquista de Inglaterra.

Como la importante participación portuguesa en la formación de las fuerzas navales concentradas en lisboa y la ejecución de la campaña creo que no ha sido suficientemente destacada en las obras editadas hasta hoy, me ha parecido pertinente dar a conocer con una cierta extensión los historiales de los nueve galeones, dos galeoncetes, 11 carabelas y 10 falucas o falúas de construcción portuguesa tal como constan en el referido anexo [...]

La escuadra de Portugal

Galeones

Galeón San Martín (capitana general de la Armada) o São Martinho
Galeón San Juan (almiranta general) o São João
Galeón San Marcos o São Marcos
Galeón San Felipe o San Philippe o São Filipe
Galeón San Luis o São Luís
Galeón San Mateo o San Matheo o São Mateus
Galeón Santiago el menor, o São Tiago o São Tiaguinho
Galeón San Cristóbal o São Cristóvão
Galeón San Bernardo o São Bernardo

Galeoncete o zabra gruesa Augusta o Agusta
Galeoncete o zabra gruesa Julia o Juliana o Júlia

Carabelas

Carabela San Lorenzo o São Lourenzo
Carabela San Antonio (1ª) o São António
Carabela Nuestra Señora de la Concepción (1ª) o Concepção
Carabela Nuestra Señora de la Concepción (2ª) o La Concepción (1ª) o Concepção
Carabela Jesús de Ayuda o Jesus de Ajuda
Carabela San Juan o São João
Carabela San Antonio (2ª) o São António
Carabela La Concepción o Concepção (2ª)
Carabela San Jorge o São Jorge
Carabela La Asunción o Asunção o Nuestra Señora de la Ascensión
Carabela La Concepción (3ª) o Concepção
Carabela San Antonio (3ª) o São António
Carabela Nuestra Señora de la Asunción o Assumção

Falúas o falucas

Falúa La Anunciada (capitana)
Falúa Nuestra Señora del Carmen
Falúa Nuestra Señora del Puerto
Falúa Nuestra Señora de la Ydra
Falúa San Pedro
Falúa San Blas
Falúa San Blas la menor
Falúa Nuestra Señora del Buen Viaje
Falúa Santa María
Falúa Santa Bárbara o Santa Bárvora
Falúa San Cristóbal

cf. Revista de História Naval, Resumen del historial de los navios portugueses en la jornada de Inglaterra de 1588

Sem comentários: