sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Emilia Santos Braga (1867-1950) [IV de IV]

No "atelier" da distinta professora de pintura, D. Emilia Santos Braga

1 — Aspêto do "atelier" vendo-se a ilustre professora com as suas discipulas á hora da lição.

Illustração Portugueza n.º 329, 10 de Junho de 1912

2 — A professora o um grupo d'alunas: 1. sr.ª D. Etelvina Lobo dos Santos o Silva; 2. D. Sára Lamarão Bramão; 3. D. Julla Tomaz da Costa; 4. D. Alda Santos e Silva; 5. D. Filomena do Freitas; 6. D. Helena Ferreira; 7. D. Alda Freire d'Andrade; 8. a distinta professora D. Emilia Santos Braga; 9. D. Camila Pinto Coelho; 10. D. Maria Eduarda Vasconcelos. (1)

Illustração Portugueza n.º 329, 10 de Junho de 1912

Cabe o primeiro logar, por merito, por ordem cronologica, e por gentileza que sempre a senhoras se deve, á exposição de oleos da sr.ª D. Emilia dos Santos Braga. Expõem tambem numerosamente discipulas suas, algumas distintas, de que não podemos falar por falta de espaço e de tempo.

Aula de pintura no atelier da professora Emília Santos Braga 1912.
Arquivo Municipal de Lisboa

D. Emilia Braga é uma artista de incontestavel merito, tecnica cuidada e conscienciosa arte, e indubitavelmente não coloca mal os desvelos de Malhôa — seu talentosíssimo Mestre. Apresenta um belo nú — Ociosidade — de bela atitude e expressiva fisionomia, que se cria em nós inefavel impressão, por vezes nos dá o desgosto d'uma carnação grossa, aspera e gelada.

A — Cigana — tem o negligé dum quadro inacabado, cheio de vida, de expressão, e intensa sensualiade.

A — Suplica — é tecnicamente perfeita. 

E a — Maria de S. João desprende uma indefinida e dulcissima emoção de calma resignada e confiante. É uma velhinha santa, de corpo inclinado á terra e alma erguida ao ceu, que resa orações íntimas, a um Deus de amôr e humildade.

Mas antes de finalisarmos as nossas breves consideraçôis acerca da pintura de D. Emilia dos Santos Braga queremos mais uma vez encarar e admirar esse mimosíssimo pastel, intitulado A minha boneca, que esta Revista reproduz, com indizivel prazer, na sua primeira pagina.

A minha boneca, Emília dos Santos Braga, 1912.
Arquivo Municipal de Lisboa

É uma fisionomia de creança encantadora, olhar risonho e caricioso, cabellos lindos caídos em desalinho. Este pastel é, na verdade, dum mimo e frescura que nos deliciam suavissimamente. (2)

O ultimo pastel da ilustre pintora, que hoje reproduzimos, intitula-se Amor de Mãe. Foi encomendado por Mrs. Thompson, ilustre escritora norte-americana que em fevereiro ultimo nos visitou. Mrs. Thompson veiu á Europa convidada pela Russia, Belgica e Espanha, para escrever impressões destes paises, e delas fazer um amplissima tiragem em New-York.

Amor de mãe, Emilia Santos Braga.
O Occidente n.° 1255, 10 de novembro de 1913

Passando por Lisboa, a caminho de Madrid, de tal modo a encantou o nosso precioso clima e a deslumbrou a nossa paisagem que Mrs. Thompson, dedicando-se ao estudo das nossas artes e belezas, aqui se demorou um mez, em vez de um dia, levando enorme bagagem de apontamentos para publicar um livro sobre Portugal, livro que a talentosa escritora já enviou ao sr. Manoel Roldan, secretario da Propaganda de Portugal, o qual, obsequiosamente a acompanhou pelo nosso pais durante a sua estada nele.

O pastel de D. Emilia Santos Braga, "Mothers Love", destina-se á grande Ilustração que Mrs. Thompson vae inaugurar agora em New York.

Acerca do talento desta notavel pintóra portugueza — algo temos dito. 

De resto, é superfiuo insistir com palavras elogiosas ao seu reconhecido, incontestado e incontestavel merecimento. O desenho a pastel — Amór de Mãe — que gostosamente publicamos em a nossa pagina de honra fala mais alto e mais significativamente que nós — humilimos admiradóres. (3)


(1) Illustração Portugueza n.º 329, 10 de Junho de 1912
(2) O Occidente n.° 1231, 10 de março de 1913
(3) O Occidente n.° 1255, 10 de novembro de 1913

Artigos relacionados:
O Grémio Artístico (2.ª exposição, 1892)
O Grémio Artístico (7.ª exposição, 1897)
Arte portuguesa na Exposição Universal de 1900

Mais informação:
Arte portugueza, 1895
La mujer intelectual, 1901
Ribeiro Arthur, Arte e artistas contemporaneos (III), 1903
Sociedade Nacional de Bellas-Artes, Catálogos de 1902 a 1909
Serões, revista mensal illustrada n.° 48, junho de 1909
Serões, revista mensal illustrada n.° 50, agosto de 1909
Illustração Portugueza n.º 268, 10 de abril de 1911
Illustração Portugueza n.º 269, 17 de abril de 1911
O Occidente n.° 1239, 30 de maio de 1913
Folhas d'ouro, gentilmente collaborado por excriptores e artistas portuguezes, 1917


Informação relacionada:
Diário de Lisboa, 21 de agosto de 1944
Ribeiro Arthur, Arte e artistas contemporaneos (I), 1896
Ribeiro Arthur, Arte e artistas contemporaneos (II), 1898
William Walton, Victor Champier, Exposition universelle, 1900: the chefs-d'oeuvre
O Occidente n.° 947, 20 de abril de 1905
O Occidente n.° 1058, 20 de maio de 1908
Illustração Portugueza n.º 118, 25 de maio de 1908
Tiro e Sport n.° 384, 31 de maio de 1908
Brasil Portugal n.° 226, 16 de junho de 1908

Exposições internacionais:
William Walton, Victor Champier, Exposition universelle, 1900: the chefs-d'oeuvre
Catálogo Oficial de la Exposición Nacional de Pintura... de 1912, Madrid, pp. 77 e 174

Outros trabalhos:
Olisipo n.° 19, julho de 1942

Retrato a óleo de Rosa Araújo,
Emília dos Santos Braga.
(sala Rosa Araújo nos Paços do Concelho)
Arquivo Municipal de Lisboa

Sem comentários: