Paris, vue panoramique de l'Exposition Universelle de 1900. Image: Sempervirens |
Mas a exposição termina com uma catástrofe: todos as obras apresentadas estão reunidos no mesmo navio, o Saint-André, que naufragou no caminho de volta. Uma "meia dúzia de obras-primas", incluindo um retrato de Eça de Queiroz, por Columbano, afundaram-se assim ao largo de Sagres. (1)
Soirée chez lui ou Concerto de amadores, Columbano, 1882. Da esquerda para a direita: Maria Augusta Bordalo Pinheiro, Adolfo Greno, um cantor italiano, Josefa Greno e Artur Loureiro ao piano. Imagem: MNAC |
PEINTURES ET DESSINS
Dom Carlos 1°, roi de Portugal.
1. Le Lever des filets d’une Madrague; pastel.
O levantar de uma armação do atum (Algarve), D. Carlos de Bragança, 1899. Imagem: Hemeroteca Digital |
Alto Mearim (D. Maria Luisa do).
2. Fileuse du Minho; pastel.
3. Etude; pastel.
Alto Mearim (Comtesse du).
4. La Bible.
5. Poveretta.
6. Portrait de M. de V.
7. Sœur Marianne; pastel.
Soror Mariana, Condessa do Alto Mearim. Imagem: Branco e Negro, 17 de maio de 1897 |
Assis (D. Branca).
8. La Mère Amélie.
A tia Aurélia, Branca Assis. Imagem: Branco e Negro, 17 de maio de 1897 |
Barbosa (Albino Pinto Rodrigues) .
9 à 11. Portraits; peintures sur faïence.
Bandeira (D. Laura Sauvinet).
12. Victor Wagner, luthier portugais.
Victor Wagner no seu atelier, Laura Sauvinet Bandeira. Imagem: Branco e Negro, 17 de maio de 1897 |
Bordallo Pinheiro (D. M. A.).
13 à 15. Fleurs.
Braga (D. Emilia Santos).
16. Sœur Marianna.
17. Endormi.
18. Rêverie.
19. Varina, marchande de poissons.
Brito (José).
20. Martyre du fanatisme.
Mártir do fanatismo, José de Brito, c. 1895. Imagem: MNAC |
21. La fable et la vérité.
22. Portrait de M. le comte de L.
Carneiro Junior (A. Texeira).
23. Portrait de R. C.
24. Portrait de A. C.
25. L’Amour.
26. La Source du Bien.
Columbano (Bordallo Pinheiro).
27. Vins et fruits.
28. Saint Antoine de Lisbonne.
Santo António de Lisboa, Columbano, 1898. Imagem: do Porto e não só... |
29. La Tasse de thé.
A chávena de chá, Columbano, 1898. Imagem: MNAC |
30. Portrait de l'acteur J. Rosa.
Retrato do actor João Rosa, Columbano. Imagem: Ruas de Lisboa... |
31. Portrait de l’acteur Taborda.
32. Portrait de M. Eça de Queiroz.
Arte Pintura Columbano Retrato de Eça de Queiroz 01 .jpg Imagem: MatrizNet |
33. Portrait de M. le comte d'Arnoso.
34. Portrait de M. Joao Barreira.
Professor João Barreira, Columbano Bordalo Pinheiro, 1900. Imagem: Wikimedia |
35. Portrait de M. Trindade Corelho.
Retrato de Trindade Coelho, Columbano, 1898. Imagem: MNAC |
36. Portrait de M. H. de Vasconcellos.
Condeixa (Ernesto Ferreira).
37. Vasco de Gama devant le Samorim de Galicut.
38. Portrait de M. Prosper Lasserre.
39. Portrait de l’Auteur Cunha (Antonio Candido da).
40. Dolmens.
41. Coquelicots.
42. Viatique (effet de nuit).
Gameiro (Alfredo Roque).
43 à 47. Aquarelles.
Guedes (Alfredo).
48 à 50. Aquarelles.
Keil (Alfredo).
51. Études.
52. Motifs du Nord du Portugal.
Loureiro (Arthur).
53. La Vision de saint Stanislas Costha.
Malhoa (José)
[v. O Grémio Artístico (7.ª exposição, 1897)].
[v. Provocando: Paris 1900 – L'Exposition Universelle]
54. Les Potiers.
55. A blanchir le linge.
56. Les Boulangères.
As Padeiras, Mercado em Figueiró, José Malhoa 1898. Imagem: Wikimedia |
57. Le Professeur titulaire de chaire.
58. Portrait du prieur de Constancia.
59. En voyant passer le train.
À passagem do comboio, José Malhoa, 1896. En voyant passer le train, gravura de Charles Baude, segundo o quadro perdido de Malhoa. Imagem: Provocando |
Mattoso da Fonseca (Joao G.).
60. Portrait de Mme. Mattoso da Fonseca.
Moura (Edouardo de).
61. Gardeuse de vaches.
Munrô (D. Fanny).
62. Marée montante.
Nogueira (D. Leonor da Silva).
63 et 64. Portraits sur porcelaine.
Pinto (Alberto).
65. Retour de la ville.
66. Gardeuse d’oies.
67. Intérieur breton.
Pinto (Manuel-Henrique).
68. Pâturage des porcs.
Pâturage des porcs, Manuel Henrique Pinto. Imagem: Catalogue officiel illustré de l'Exposition |
Prat (Arthur).
69. En songeant à lui.
70. La Pèche de la bucarde.
71. Dans un atelier de photographe.
Ramos (Julio).
72. Récolte de maïs.
73. Ecole buissonnière.
74. Crépuscule.
75. Rentrée des bateaux.
76. Effet du couchant.
Reis (Carlos).
77. Mme. M. M.
Mme. M. M., Carlos Reis. Imagem: Catalogue officiel illustré de l'Exposition |
78. Portrait de ma mère.
Retrato de minha mãe, Carlos Reis. Imagem: Catalogue officiel illustré de l'Exposition |
79. Portrait de ma mère.
Retrato de minha mãe, Carlos Reis. Imagem: Hemeroteca Digital |
Manhã em Clamart, Carlos Reis, 1889. Imagem: MatrizNet |
81. Dans la prairie.
82. L’Automne.
83. Coucher de soleil.
Ribeiro (Arthur B. S.).
84. Tambour d’infanterie; aquarelle.
Ribeiro (Eduardo Teixeira Pinto) .
85. Dévotion.
Rio (Jules, Vsse. de Sistello).
86. La Fin d’une ondine.
87. Rose de Noël.
88. Irène.
89. L’Anniversaire.
Rodrigues (Adolpho).
90. La Gardeuse.
91. Sabotiers bretons.
92. Paysage breton.
93. Jeunesse.
94. Portrait de Mme. la baronne do S. C.
Salgado (José Vellozo).
95. Jésus.
96. Vasco de Gama au Samorim de Calicut.
Vasco da Gama perante o Samorim de Calecute, Veloso Salgado, 1898. Imagem: Wikipédia |
97 à 102. Portraits.
103. Portrait de Mme. Mouchon.
104. Portrait du Dr. Mello Vianna.
Santos (D. Laura).
105. Une consultation.
Santos (D. Virgina).
106. Les Sardines.
Silva (José Silva d’Almeida e).
107. Chez le bon papa.
108. Que ton nom soit béni.
109. Après le repas.
Silva Nogueira (D. A. Pinto Leite).
110 et 111. Portraits sur porcelaine.
112. Objet de fantaisie.
Souza Pinto (José-Julio de).
113. Le Chant de l’Alouette.
114. Dans l'eau.
115. Chloé enfant.
Chloé enfant, Souza Pinto. Imagem: Catalogue officiel illustré de l'Exposition |
116. Les Châtaignes.
Les chataignes [As castanhas], Souza Pinto. Imagem: Catalogue officiel illustré de l'Exposition |
117. Au coin du feu.
Au coin du feu [À lareira], Souza Pinto. Imagem: Catalogue officiel illustré de l'Exposition |
118. La Forge.
119. Le Retour des bateaux.
A volta dos barcos, Sousa Pinto, 1891. Imagem: Douta melancolia |
120. L’Été à Vizella.
121. Les Mousses.
122. Le Scorff.
Torquato Pinheiro (A. José).
123. La Récolte de maïs.
Paris, Grand Palais, plan du rés-de chaussée, 1900. Imagem: Internet Archive |
SCULPTURE
Alves (Venancio P. M.).
1. Médailles.
Costa (Thomas F. d’Araujo).
2. Dans la Forêt.
3. La Loi chrétienne.
4. Infant D. Henrique.
5. Nymphe du Mondego.
Gouveia (F. Pereira da Silva).
6. Regret.
7. Béatrice de Portugal.
8. Portrait.
9. Médaillon.
10. La Calomnie.
Lima (Casimiro José de).
11. Médaille.
Lopes (Antonio Teixeira).
12. La Veuve.
A viúva, Teixeira Lopes, 1893. Imagem: MNAC |
13. Caïn.
Caim, Teixeira Lopes. Imagem: Notas d'Arte, Gutenberg.org |
14. Saint Isidore de Séville; bois peint.
15. La Charité.
Caridade, Teixeira Lopes, 1894. |
16. Etude d’enfant.
17. La Douleur.
18. L’Histoire.
19. Portes pour l’église de Candelarra à Rio de Janeiro.
20. Tête d’étude (vieille femmê).
21. Monument Oliveira Martius.
22. Statuette.
Lopes Junior (José Teixeira).
23. Tête de gamin.
Meirelles (Joaquin Pereira).
24. Martyr.
Paris, Grand Palais, Exposition Universelle, Le Petit Journal, 1900. Image: Artprecium |
Pinto (Antonio Alves).
25. Portrait.
Rato (José Moreira).
26. Dr. Cunha Belem.
Ribeiro (Aleixo de Queiroz).
27. Dernière pensée.
28. Vasco de Gama.
29. Lisbonne.
Sá (A. Fernances de).
30. Enlèvement de Ganymède.
Paris 1900 Arte Escultura António Fernandes Sá Rapto de Ganímedes 01.jpg Imagem: Hemeroteca Digital |
31. Tête d’expression.
32. Vieille Femme.
33. La Vague.
A vaga, António Fernandes Sá. Imagem: Catalogue officiel illustré de l'Exposition |
Teixeira Lopes (José Joaquin).
34. Bas-relief.
35. Médaillon.
36. Tête de jeune Fille.
37. Christ.
38. Médaillon. (2)
(1) Agnès Pellerin, Les Portugais à Paris: au fil des siècles & des arrondissements...
(2) Catalogue officiel illustré de l'Exposition décennale des beaux arts de 1889 à 1900
Mais informação:
Le Portugal à l'Exposition
Notice concernant le Portugal à la Exposition Universalle de 1900
Chefs d'oevre, Exposition universelle internationale de 1900
José de Figueiredo, Portugal na Exposição de Paris, 1901
Notas d'Arte, 1906
José-Augusto França, L'Art dans la société portugaise au XIXe siècle, 1964
L'Exposition 1900 : renseignements pratiques sur Paris et l'Exposition
2 comentários:
«Mas a exposição termina com uma catástrofe: TODAS as obras apresentadas estão reunidos no mesmo navio, o Saint-André(...)» - ora, como qualquer "gaulês" devia saber, pelo menos desde os tempos do Astérix: «todas, todas não!». E felizmente para nós. Por isso, ainda podemos ver algumas das suas reproduções a cores (coisa que em 1900 seria difícil de conseguir). Ou mesmo algumas delas ao vivo e de boa saúde, em Museus ou colecções particulares. Umas porque vieram por outras vias que não o malogrado Saint-André. Outras, como é o caso d'«As Padeiras" do Malhoa, porque de Paris seguiram para Petrogrado e também escaparam ao naufrágio... E foi assim que a perda para as Artes nacionais foi enorme, mas não tão completa.
Quanto ao resto, como sempre, gostei muito de ler o seu artigo. Abraço.
Os franceses nunca (ou quase) primaram pela precisão... grato pelos comentários.
Um abraço
Enviar um comentário