domingo, 18 de fevereiro de 2018

Vistas de Lisboa (5)

(v. artigo precedente)

076

VISTA tirada do rio, vendo-se a Torre de Belém.

Tour de Belem,
Description de l'Univers Alain Manesson Mallet, 1683.
Imagem: Antiquariat

Insc. - TOUR DE BELEM (na parte sup . da mancha, dentro duma filactera). Der thurm Belem oder Bethlehem (na marg. sup.).
Dim. - 108 X 158 mm.
Proc. - Gravura.

077

VISTA da Torre de Belém tirada do rio, onde navegam vários barcos. 

Vue de la baye de Lisbonne
[cf. Voyage du ci-devant Duc du Chatelet en Portugal I, 1798]
Imagem: Forum Auctions

Insc. - VUE DE LA BAYE DE LISBONNE (na marg . inf.). 
Subs. - Gravé par Tardieu l'ainé, Rue de Sorbonne (na marg. inf., à esq.). 
Dim. - 224 X 174 mm. de vin. 
Proc . - Gravura. 

078

VISTA da Torre de Belém tirada do rio, onde navegam 3 barcos à vela.

Insc . - TORRE DE BELEM (na marg. inf.). 
Subs. - J. Pedroso des. e grav. (na parte inf. da man., à dir.).
Dim. - 173 X 133 mm. 
Proc. - Gravura.

079 

VISTA da Junqueira, vendo-se no 1.° plano, à esq., um carro de bois enfeitado com ramos e precedido de 6 homens; mais para a dir. está uma barraca com melancias e um grupo de mulheres a comê-las.

Henri L'Évêque, Vista da Cidade de Lisboa tomada da Junqueira.
Imagem: ComJeitoeArte

Ao centro um grupo de populares bebendo e dançando ao som duma gaita-de-foles e dum tambor. À dir., três barcos atracados ao cais, descarregando. Ao centro um enorme barracão; do lado esq. o Palácio da Junqueira, e do lado dir. um trecho do rio Tejo com barcos, vendo-se ao fundo o casario da cidade. 

Insc. - VISTA DA CIDADA (sic) DE LISBOA TOMADA DA JUNQUEIRA dedicada a Sua Alteza Real o Príncipe Regent (sic) de Portugal & & &. Pelo seu mu,ito Humilde e Revetrendo Criado Henrique L'Eveque. VUE DE LA VILLE DE LISBONNE PRISE DE LA JUNQUEIRA (na marg. inf.). 
Subs . - H. L'Eveque dez.t et sculp.t (na marg. inf. à dir.). London Published October 1815 by H. L'Eveque 14 Brompton Row (ao meio, junto ao vinco).
Dim. - 740 X 530 mm. de vin. 
Proc. - Gravura. 

080

VISTA igual à anterior e sua contrafacção.

Insc. - VUE DE PORT DE LISBONNE (na marg. inf., ao meio). 
Subs. - Paris Chez Offroy Rue des Fossés du Temple 68 (na marg. inf., à esq.). Depose L. H. Lévêque del. (na marg. inf., à dir.). 
Dim. - 700 X 440 mm. 
Proc. - Gravura. 

081

VISTA do Mosteiro dos Jerónimos, tirada do sul.

Henri L'Évêque, Vista do Convento de Sto Jerónimo de Belém e da Barra de Lisboa.
Imagem: ComJeitoeArte

No 1.° plano, à esq., vê-se um barco à vela descarregando lenha para um carro de bois, e mais outro aguardando a sua vez. Mais à dir. um cozinheiro exerce a sua profissão e perto um homem deitado no regaço duma mulher e junto a eles uma porca com a sua cria. Ao centro vêem-se umas barracas, duma das quais sai um homem transportando um prato com comida fumegante, o qual se dirige para um grupo de homens e mulheres, alguns deles sentados. Junto do grupo estão um pobre pedinte, um arulmlor, um soldado, uma rapariga namorando e um cego tocando. Ao fundo vê-se o Mosteiro e à esq. um trecho do rio com a Torre de Belém.

Insc. - VISTA DO CONVENTO DE ST.º JERÓNIMO DE BELEM E DA BARRA DE LISBOA, dedicada a Sua Alteza o Príncipe Regent (sic) de Portugal & & &. Pelo seu muito Humilde e R everente Criado Henrique L'Evêque. VUE DE COUVENT DE ST. JEROME DE BELEM, ET DE L'ENTREE DE LA BARRE DE LISBONNE (na marg. inf.). 
Subs. - H. L'vêque del.' et sculp.' (na marg . inf., à dir.). London, Published October 1815 by H. L'Eveque 14 Brompton Row. (Idem, ao meio ). 
Dim. - 740 X 530 mm. de vin. 
Proc. - Gravura. 

082

Contrafacção da estampa anterior, com as seguintes:

Insc. - VUE DE LA VILLE DE LISBONNE (na marg. inf., ao meio). 
Subs. - Paris, Chez Offroy, Rue des Fossées du Temple 68 (na marg. inf., à esq.). Depose. L. H. Leveque Del. (Idem, à dir.). 

083

Representa um homem de corpo inteiro, voltado para a frente e olhando par a a esq., de pé, com cabelos compridos e grande chapéu com 3 penas, segurando na mão uma bengala.

Costume portugais,
Habitant des environs de Belem près de Lisbonne, 1815.
Imagem: AbeBooks

Traja um colete (?) sem abotoadura, guarnecido com fitas no rebordo inferior e nas cavas, das quais saem amplas mangas. Veste calções larguíssimos e meias altas. Os sapatos são de fivela. Usa um largo cinto sobre o colete. Na marg. sup. lê-se: Costume Portugais e N.° 106. 

Insc. - Habitant des environs de Belem près de Lisbonne (na marg. inf.). 
Subs. - Malewre (no canto inf. dir. da man.). A Paris, chez Martinet. Librairie, rue du Coq, n.º 15 (por baixo da insc.). 
Dim. - 115  X 159 mm. de man. 
Proc. - Gravura. 

084

VISTA do Palácio do Duque de Aveiro, em Belém, vendo-se no último plano, à esq., o rio Tejo [sobre esta imagem e as duas seguintes v. o artigo dedicado: Palácio do Corpo Santo].

Vue de la Maison du Duc Aveiro de Lisbonne.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

No 1.º plano estão vários personagens a pé e a cavalo e 4 coches.

Insc. - Vue de la Maison du Duc de Aveiro de Lisbonne (na marg. inf., ao meio). Maison dit Duc Aveiro (na marg. sup. em escrita invertida).
Subs. - Published According to Act of Parliamoent 1706 ( na marg. inf., à esq.). Á Lon.dtres Chés Wichnyther et à Paris Chez J. Chereau Rue St. Jaques au dessus de la Fontaine St. Severin aux 2 Colonnes n.° 257 (na marg. inf., por baixo da insc. ). 
Dim. - 390 X 267 mm. de vin. 
Proc. - Gravura.

085

VISTA igual à anterior, com as seguintes:

Vue Perspective du Palais du Duc D'Aveiro a Lisbonne.

Insc. - Vue Perspective du Palais du Duc D'Aveiro a Lisbonne (na marg. inf.). 
Subs . - Presentenent chés Lachaussée rue S. Jaques (na marg. inf., à esq.) a Paris chez Daumont rue St . Martin. (Idem, à dir.). 
Dim. - 403 X 265 mm. de vin. 
Proc. - Gravura. Antes da insc. tem: 119°.

086

VISTA igual às anteriores, com as seguintes: 

Esta imagem, vaseada no original de Dirk Stoop de 1662, "O Palacio do Infante D Pedro em o Corpo Sancto em Lisboa", aqui horizontalmente invertida em 1707, foi publicada com figuras diferentes do original no primeiro plano e ao fundo, em Les delices de l'Espagne et du Portugal, tomo IV, em 1729 La galerie agréable du monde... ou em Annales d'Espagne et de Portugal, tomo III de Juan Alvares de Colmenar/Pieter Vander Aa.
Amplamente reproduzida e distribuída, durante mais de 80 anos, também a legenda foi adaptada aos acontecimentos que iam decorrendo.
Quando referente ao caso dos Távoras, em 1759, que foi divulgada pretendendo-se como representando o Palácio do Duque de Aveiro que seria depois arrasado.
A presente versão, "Palais du Comte d'Avero  á Lisbonne oú Charles III a été logé", é também um erro, pois Carlos III, de facto, esteve alojado no palácio dos condes de Aveiras, o actual Palácio de Belém.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Insc. - Palais du Comte d'Avero, a Lisbonne ou Chatrles III a été Logé (na parte inf. da man., dentro duma cartela rectangular). 
Dim. - 166 X 131 mm. de vin. 
Proc. - Gravura. Só depois do estudo comparativo e histórico destas 3 espécies se poderá saber exactamente se nelas é representado o Palácio que o Marquês de Pombal mandou reduzir a cinzas em 12 de Janeiro de 1759.

Em face dos elementos que elas nos fornecem tanto pode ser o Palácio dos Cortes Reais (à actual Rua do Arsenal), como o do Duque de Aveiro, como ainda o do Conde de Aveiras (actual Palácio de Belém). Nenhum destes, porém, parece que era orientado relativamente ao rio, como o está o que estas espécies nos apresentam [v. artigo dedicado: O palácio e o chafariz].

087

VISTA tirada do sul, compreendendo a parte da margem direita do Tejo desde as alturas da Capela de S. Jerónimo até ao Palácio do Duque de Aveiro, vendo-se, portanto, todo o Mosteiro dos Jerónimos [uma das quatro estampas que formam a panorâmica de Lisboa de Lemprière]. 

Lisbon, Clement Lemprière, 1756.
Imagem: Charles Harrison-Wallace

No rio vêem-se vários barcos e algumas toninhas. No meio da marg. inf. tem o brasão de armas do Príncipe de Gales com as divisas: Honni soit qui mal y pense e Ich Dieu. Tem 5 rubricas de referências, numeradas de A a E, dispostas em 2 colunas: a da dir. de 4 linhas e a da esq. de 3.

Insc. - To His Roy al Highness George Prince of Walles THIS VIEW OF BELEM BY LISBON AS BEFORE THE LATE EARTHQUAKE is Humbly Inscribed by His Royal Highness's Most Dutiful, Most Devoted & Most Obedient Humble Serv.t Georg.° Hawkins (na marg. inf., ao meio.). 
Subs. - Drawn by C. Lempierre, revis'd & painted by R. Paton. (na marg. inf., à esq.). Engrav'd by P. Foudrinier. (na marg. inf., à esq.). London, Publish'd Accordg. to Act of Parl.t 29th of Novr. 1756 by G. Hawkins (at Temple Barr) Bookseller to H. R. H . The Prince of Walles (na marg . inf., ao meio). 
Dim. - 782 X 405 mm. de vinc. 
Proc . - Gravura.

088

VISTA da Torre de Belém, tirada da margem dir. do rio, de montante, onde se vê, no 1.° plano, junto ao cais, um a barcaça e um bote com várias personagens a bordo ouvindo um homem tocar viola sentado no cais, ao pé duma mulher. 

Torre de Belem, Alexandre Jean Noel.

À esq. o rio Tejo, onde navegam vários barcos.

Insc. - A VIEW OF THE CASTLE OF BELEM AT THE ENTRANCE OF THE PORT OF LISBON. The original Draw ing by Noel in the possession of Gerard de Visme Esq. (na marg. inf.). 
Subs. - Drawn by Noel (na marg. inf., à esq.). Engraved by Wells (idem, à dir .). 
Dim. - 610 X 420 mm. de man. 
Proc. - Água-tinta. 

Esta vista, as 5 que se seguem e mais 2 de Sintra formam a conhecida e apreciada série de Noel-Wells. Salvo algumas raras provas a 2 cores, a série foi estampada a sépia. Aparecem frequentemente exemplares coloridos que sofreram esta bárbara operação muito depois da estampagem. 

Em várias provas desta vista da Torre de Belém vê-se drapejando no topo da torre a bandeira azul e branca - cores que a bandeira nacional só veio a ter 40 anos depois do aparecimento da espécie!

Xavier da Costa (As Belas-Artes Plásticas em Portugal, pág. 185) atribui os desenhos de que derivam estas estampas a Antoine Apuril du Pontreau Noel, padre francês emigrado em Portugal. 

A Sr.a D. Maria José Mendonça (Boletim dos M. N. de A. A., vol. I, pág, 115) atribui-as a Alexandre-Jean Noel, discípulo de Vernet.

Gerard de Visme foi um opulento negociante holandês (?) residente em Lisboa, que possuiu o monopólio dp pau-brasil. Como prova de reconhecim ento pelos favores recebidos de Pombal, mandou pintar o célebre retrato do Marquês que hoje se conserva em Oeiras. Protector de artistas, possuiu um grande museu de obras de arte, história natural e raridades. 

A mais rara vista da série é a do Terreiro do Paço, seguindo-se a do Aqueduto e a da Torre de Belém.

089

VISTA do Aqueduto das Aguas Livres, no sítio de Campolide, vendo-se no 1.° plano duas vendedeiras e alguns homens a cavalo. 

Aqueduto das Águas Livres, vista a jusante dos arcos, Ermida de Sant'Anna, Alexandre Jean Nöel, 1792.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal


Ao meio nota-se uma ermida [da Senhora de Sant'Anna, perto da actual Vila Ferro, demolida c. 1940].

Insc. - A. S. W. VIEW OF THE GRAND AQUEDUCT OVER THE VALLEY OF ALCANTARA NEAR LISBON From an original Drawing by Noel, in possession of Gerard de Visme Esq (na marg. inf.). 
Subs. - Drawn by Noel (na marg. inf., à esq.): London Published Dec.r 1.st 1972 as the Act directs; (ao meio, junto ao vinco): Engraved by J. Wells (idem, à dir.). 
Dim. - 660 X 485 mm. de vin.
Proc. - Água-tinta.

090 

VISTA da Praça do Comércio, tirada do rio, com a estátua equestre de D. José I, à esq., vendo-se a alfândega à dir.

A View of the PRAÇA DO COMMERCIO at LISBON, taken from the Tagus : the original Drawing by Noel in the possession of Gerard de Visme Esq.r / Drawn by Noel ; Engraved by Wells.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Insc. - A VIEW OF THE PRAÇA DO COMMERCIO AT LISBON, taken from the Tagus the original Drawing by Noel, in the possession of Gerad de Visme esq. (na marg . inf. ). 
Subs. - Drawn by Noel (na marg. inf., à esq.) London, Published as the Act directs Dec. 1.st 1792 (na marg. inf., ao meio). Engraved by Wells (idem, à dir.). 
Dim. - 655 X 485 mm. de vin. 
Proc. - Água-tinta.

091

VISTA do Castelo de Almada [acima à esquerda do Hospital inglês, a meia encosta, e do forte de Sta. Luzia, junto ao rio], vendo-se a ponta de Cacilhas, tirada do rio Tejo, onde navegam vários barcos.

A View taken from LISBON of the Point of Cassilhas, the English Hospital, & the Convent of Almada * : On the opposite side of the Tagus _ the original drawing by Noel in the possession of Gerard de Visme Esq.r / Drawn by Noel ; Engraved by Wells.


Embora não represente a cidade de Lisboa, não a destacamos do conjunto das estampas Noel-Wells porque representa um antigo aspecto dum panorama que é tão familiar a todos os lisboetas.

Insc. - A view taken from Lisbon of the Point of Cassilhas, the English Hospital && The Convent of Almada. The original drawing by Noel in the possession of Gerard de Visme Esq. (na marg . inf.).
Subs. - Drawn by Noel (na marg. inf., à esq.). London, Published as the Act directs May 20th. 1798 (idem, à dir.).
Dim. - 655 X 485 mm. de vin.
Proc. - Água-tinta.

O hospital inglês de Almada foi o último vestígio dos privilégios que D. Afonso Henriques deu aos Cruzados ingleses após a conquista de Lisboa aos Mouros. 

092

VISTA de Benfica. 

A view of the Quinta of Gerard de Visme at Bemfique near Lisbon including the farm house,
Alexandre-Jean Noel, 1794.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal


Insc. - A View of the Quinta of Getrard de Visme Esq.r at Bemfique near Lisbon including the Farm House &c. - From the original picture by Noel (na marg. inf . ). 
Subs. - Engraved by Wells (por baixo da mancha).
Dim. - 675 X 473 mm.
Proc. - Água-tinta.

093

VISTA de Benfica.

Quinta de Gerard De Visme em São Domingos de Benfica including the Quinta of the Marquis de Fronteira,
Alexandre-Jean Noel, 1794.

Insc. - A View of the Quinta of Gerard de Visme Esq. at Bemfique Near Lisbon including the Quinta of the Marquis de Fronteira &c - from the original picture by Noel (na marg. inf.).
Subs. - Engraved by J. Wells (por baixo da mancha).
Dim. - 670 X 470 mm.
Proc. - Agua-tinta.

*
*     *

LITOGRAFIAS

094

VISTA tirada do norte, vendo-se no 1.° plano um denso arvoredo e ao fundo o Castelo de São Jorge e o casario, e do lado dir. a Sé, as ruínas do Carmo e o rio Tejo. 

Vista oriental de Lisboa tomada do jardim de S. Pedro de Alcântara, 1844.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Insc. - VISTA DO LADO ORIENTAL DA CIDADE DE LISBOA, TIRADA DO JARDIM DE S. PEDRO D'ALCANTARA, 1844 (na marg . inf.). 
Subs. - Souza e Barreto lith. (na marg. inf., à esq.). Copia de Daguerreotipo (idem, ao meio). Lith. de M. L. da Costa R. N. dos Mt.es N.° 12 LX.ª (idem, à dir.). 
Dim. - 390 X 283 mm. de man. 
Proc. - Litografia.

095

VISTA tirada do norte.

Insc. - Uma Vista de Lisboa tomada do Passeio de S. Pedro d'Alcântara (na marg. inf., ao meio). 
Subs. - Legrand Lith. (à esq.). Lith. de M. L. da Costa. R. N. dos Mt.es N.° 12 LX.ª (à dir.). 
Dim. - 217 X 139 de mancha. 
Proc. - Litografia.

096

VISTA do Passeio Público, vendo-se no 1.° plano, ao centro, um obelisco encimado por uma estrela de 6 pontas [quanto ao obelisco v. Archivo Pittoresco, Tomo I n.° 6, 1857].

Illuminação do Passeio Publico, litografia A. S. Castro, 1851.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Duas fiadas de balões bordam, sob o arvoredo, a rua central do Passeio, na qual caminham muitas dezenas de pessoas, uma das quais se supõe ser El-Rei Dom Fernando II.

lnsc. - ILLUMINAÇÃO DO PASSEIO PUBLICO EM 1851 (na marg. inf., ao meio) .
Subs. - Lith. de A. S. de Castro, L. da Trind.e N.º 9 LX.a (na marg. inf., à dir.).
Dim. - 221 X 135 mm. de man.
Proc. - Litografia.


(1) António de Aguiar, Olisipo n.° 62, 1953

Artigos relacionados:
Iconografia de Lisboa (10 publicações)

Leitura adicional:
Cartografia de Lisboa no Gabinete de Estudos Olisiponenses

Informação adicional:
O Terramoto de 1755, a Torre do Tombo e Manuel da Maia
Saudades da Lisboa desaparecida

Sem comentários: