domingo, 12 de março de 2017

Senhor dos Passos da Graça

Aconteceu, numa noite de tempestade, que um pedinte bateu à porta do convento de S. Roque, almejando a hospitalidade dos seus residentes por alimento e alojamento. O primeiro foi-lhe concedido, mas o segundo foi-lhe negado. Tendo sido obrigado a procurar alojamento noutro sítio, dirigiu os seus passos para o convento de N. Sr.a da Graça, onde os frades o receberam sem a menor hesitação e lhe deram uma cela para passar a noite. 

Procissão do Senhor dos Passos da Graça, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

Na manhã seguinte, como o pedinte não aparecia, alguns dos frades foram à cela procurá-lo; foi quando, em vez do pedinte, encontraram uma grande figura do nosso Salvador carregando a cruz para o Monte Calvário, dobrando-se sobre o seu peso: — a figura, em resumo, é venerada pelos portugueses como "O Senhor dos Passos da Graça".

Agora, sendo firmemente acreditado, que a figura é o próprio Nosso Senhor, e assim se deu aos frades da Graça para recompensar a sua hospitalidade, os frades de S. Roque reclamam o direito a ela também, baseando-se no facto de o pedinte ter primeiro batido à sua porta, e ter recebido comida de suas mãos. 

Esta é então a causa do litígio; e como parece não ter fim à vista, ficou acordado que, entretanto, o Senhor dos Passos deve fazer uma visita anual ao mosteiro de S. Roque durante a Quaresma e regressar nesse dia da semana ao convento da Graça.

Mas o que nesta procissão mais merece a atenção dos protestantes estrangeiros, é o grupo de pessoas, que envergando paramentos dos cavalos, vão de gatas sobre as suas mãos e joelhos, debaixo da imagem, através da lama e das poças, toda a distância entre os dois conventos. (1)


A.P.D.G., Sketches of portuguese life, manners, costume and character, London, Geo. B. Wittaker, 1826

Sem comentários: