domingo, 9 de outubro de 2016

Grupo do Leão (5.ª exposição, 1885)

Comprehende se que no "Grupo do Leão" predominem os pintores de paysagem,— e perceber-se-ia até que n'este paiz, que em cada rugosidade de terreno, ao dobrar de cada monte, depara incomparavels elícitos de natureza, surgisse um povo inteiro de paysagistas.

O Moinho Gigante [de Alburrica, Barreiro] (O gigante, ao pôr do sol, Barreiro, 1885?), Silva Porto, 1887.
Imagem: Memórias e Imagens

Mas porque seguirão todos os artistas, como combinados, o panurgismo da moda villegiatureira, sahindo ao campo unicamente no verão,

O Grupo do Leão in O Contemporaneo n.° 147, Lisboa, 1885.
1 Silva Porto. 2 Alberto d'Oliveira. 3 Columbano.
4 Ramalho Junior. 5 José Malhos. 6 João Vaz. 7 João Vieira.
8 Gyrão. 9 Pinto. 10 Christino.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

e enchendo sempre as suas telas com as monotonas verduras estivaes, ingloriamente esquecidos dos ouropeis ferrujentos do outono, quando as folhas revoando como leves aves desamparadas despem os troncos, e das radiosas floraçoes primaveraes, e da nudez sagrada do inverno, quando as arvores levantam para o ceu gravemente os seus ramos intrincados, como braços que supplicam, e que a neve sudarial uma vez por outra vem forrar d'um rede, e fofo velludo branco? (1)

O Grupo do Leão (gravura no Museu do Chiado), Francisco Pastor, 1885.
Da esquerda para a direita e de cima para baixo: João Rodrigues Vieira, José Malhoa, Columbano Bordalo Pinheiro, António Carvalho da Silva Porto, António Ramalho, José de Moura Sousa Girão, J. J. Cipriano Martins, Berta Ramalho Ortigão, Maria Augusta Bordalo Pinheiro, Helena Gomes, Manuel Henrique Pinto, Rafael Bordalo Pinheiro, José Maria Moreira Rato Júnior, Alberto de Oliveira, José Júlio de Sousa Pinto, e João Ribeiro Cristino da Silva.
Imagem: MatrizNet

O grupo chamou-se do Leão, por causa de um café da rua do Principe...

O Grupo do Leão, Columbano Bordalo Pinheiro, 1885.
Representados, da esquerda para a direita: em fundo, João Ribeiro Cristino, Alberto de Oliveira, criado Manuel, Columbano, criado António, Braz Martins; sentados, em segundo plano, Manuel Henrique Pinto, João Vaz, Silva Porto, António Ramalho, Rafael Bordalo Pinheiro; em primeiro plano, José Malhoa, Moura Girão, João Rodrigues Vieira.
Imagem: MNAC

5.° Salão, Exposição d'Arte Moderna, 1885


Exposições de Quadros e d'Arte Moderna (1881-1889)
Catálogos Illustrados
Publicados por Alberto d'Oliveira
clique para aceder


BORDALLO PINHEIRO (D. M. A.) Pateo do Martel, 2.
(Maria Augusta Bordalo Pinheiro, pesquisa google)

1 — Rosas de maio.
[cf. Catálogo da exposição

2 — Rosas de Chá.

3 — Malvaíscos.
[cf. Catálogo da exposição

Malvaíscos,
Maria Augusta Bordalo Pinheiro 1885.
Imagem: MatrizNet

4 — Gira-soes.
[cf. Catálogo da exposição

5 — Velludo e rosas.

6 — Jarro com malvaíscos.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 256, 11 de fevereiro de 1886]

7 — Malvaíscos, azulejos.

8 — Cesto com rosas.

9 — Rosas, porcelana.

10 — Amores perfeitos, faiança.

11 — Amores perfeitos, faiança.

12 — Amores perfeitos, faiança.

13 — Malvaiscos.

14 — Cabeça, desenho á penna.

BORDALLO PINHEIRO [Raphael] (R.) Largo da Abegoaria, 28, 2.°
(Rafael Bordalo Pinheiro, 1885, pesquisa Google

15 — Um accordo.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 256, 11 de fevereiro de 1886]

16 — Dessidentes.

CHRISTINO DA SiLVA (J. R.) Rua da Graça, 47, 3.°
(Ribeiro Cristino, pesquisa google)

17 — Os freixiaes.
[cf. Catálogo da exposição

18 — A Merceana.
[cf. Catálogo da exposição
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 256, 11 de fevereiro de 1886]

19 — A sésta.

20 — Azinhaga.

21 — Doka da Ribeira Velha.
[cf. Catálogo da exposição

22 — Provas de gravura em madeira.

COLUMBANO B. PINHEIRO, Pateo do Martel, 2.
(Columbano, pesquisa google)

23 — O mendigo.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 256, 11 de fevereiro de 1886]

24 — Trecho difficil

25 — Cabeça.

26 — Cabeça.

27 — Retrato do sr. dr. Eduardo Burnay.

28 — Retrato do sr. José Pinto Sacavem.

29 — Retrato do sr. José Pessanha.

Retrato de D. José Pessanha, Columbano, 1885.
Imagem: MNAC

30 — Retrato do sr. José Queiroz.

31 — Retrato do sr. Mauricio Gomes.

32 — Retrato de Ramalho Ortigâo.

33 — Retrato de Arthur Loureiro.

34 — Retrato de Augusto Rosa.

35 — Esbocetos para decoração, carvôes.

GOMES (D. Helena) Rua Fresca, 6.

36 — Testemunhas d’accusaçào.

37 — Senhores da praça.

38 — Papoulas e begônias.
[cf. Catálogo da exposição

39 — Flores de campo.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 256, 11 de fevereiro de 1886]

40 — Brincos de princeza.

41 — Flores.

42 — Flores e fructas.

GYRÃO (J. de S. M.) T. da Conçeiçâo á Lapa, 13.
(Moura Girão, pesquisa google)

43 — Boa refeição.
[cf. Catálogo da exposição

44 —-Pato.

45 — Gallo da ilha.

Galo da ilha, Moura Girão, 1885.
Imagem: Jornal das Caldas

46 — Gallo saloio.
[cf. Catálogo da exposição
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 256, 11 de fevereiro de 1886]

47 — Uma capoeira.

48 — Em familia.

49 — Uma familia.

MALHOA (José) Pateo do Martel.
(José Malhoa, pesquisa google)
(Nuno Saldanha, José Vital Branco MALHOA (1855-1933): o pintor, o mestre e a obra - GL5)


50 — Aldeia dos Escallos.

51 — Aldeia do Gravito.
[cf. Catálogo da exposição

52 — Ao cair da tarde.

53 — Ao nascer do sol.

54 — Interior da egreja de Pedrogào Grande.

55 — Valle de Gois.

56 — Costume do Minho.

57 — Costume do Porto.

58 — A fiandeira, Minho.

59 — O primeiro cigarro.

60 — Viatico ao Termo, Beira Baixa.

61 — Retrato do sr. João Vaz.

62 — Retrato do sr. C.

67 — Retrato do sr. Epiphanio J. David.

64 — Retrato da sr.ª D. J. M. David.

65 — João Rosa na Arlesiana, desenho.

66 — Do Pateo do Martel.

67 — Os moinhos.

68 — Ribeira do Gravito.

69 — Rua Dourada, Pedrogào Grande.

70 — Uma rua nos Escallos.

71 — Costume do Minho.

72 — Costume do Minho.

MARTINS (J. J. C.) Thomar.

73 — Fructos.

74 — Rua da Varzea Pequena, Thomar.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 256, 11 de fevereiro de 1886]

75 — Estrada da Barquinha, Thomar.
[cf. Catálogo da exposição

76 — Castello dc Gualdim Paes, Thomar.
[cf. Catálogo da exposição

77 — Egreja da Conceição, Thomar.

78 — O descanço, costume.

79 — Margens do Nabâo, desenho.

PINTO (M. H.) Portalegre.
(Manuel Henrique Pinto, pesquisa google)

80 — Um pegulhal.
[cf. Catálogo da exposição

81 — Senhora da Esperança, Portalegre.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 256, 11 de fevereiro de 1886]

82 — Um carril no matto, Portalegre.

83 — Pedra alçada, Portalegre.

84 — Cabeça do Mouro, Portalegre.

85 — Fonte dos Fornos, Portalegre.

86 — Bemposta, Portalegre.

87 — Bomfim, Portalegre.

88 — Pedra alçada, Portalegre.

89 — Pedra alçada, Portalegre.

90 — Bomfim, quinta do conde de Mello.

91 — Na ribeira.

ORTÍGÃO (D. B. R.) — C. dos Caetanos, 30, 3.°

92 — Recanto d’horta.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 256, 11 de fevereiro de 1886]

93 — Costume de Vianna do Castello.

94 — Cabeça d’estudo.

95 — Um pandeiro.

RAMALHO (A. M.) Rue Gay Lussac, 45, Paris.
(António Ramalho, pesquisa google)
http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosListar.aspx?TipoPesq=4&NumPag=1&RegPag=50&Modo=1&IdAutor=68175

96 — Cabeça d’estudo.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 256, 11 de fevereiro de 1886]

97 — Menino Gil Guedes Cabral, desenho.

98 — Menina Margarida G. Cabral, desenho.

SILVA PORTO (A. C.) Escola de Bellas-artes.
(Silva Porto, pesquisa google)
(Silva Porto, pesquisa MatrizNet)

99 — Campinos.
[cf. Catálogo da exposição

100 — Na arribana.

101 — Penedos, margens do Vizella.

102 — A manhã, Cascalheira.
[cf. Catálogo da exposição

103 — Praia de Valbom, Douro.

104 — Gollegã.
[cf. Catálogo da exposição
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 256, 11 de fevereiro de 1886]

105 — Capella da Senhora do Valle, Cette.

106 — Logar da Estalagem, Vizella.
[cf. Catálogo da exposição

107 — Praia dos pescadores, Povoa do Varzim.

108 — O album.

109 — Azinhaga em Telheiras.

110 — Nas margens do Vizella.

111 — Caminho do Alfageme, Santarém.

112 — Caminho em Vizella.

113 — Praia da Foz.

114 — Mulher na fonte.

115 — Em Villa Franca.
[cf. Catálogo da exposição

116 — Fabrica de papel, Vizella.

117 — Mosteiro de Leça do Bailio.

118 — Moinhos, Barreiro.

119 — Estrada dc Bemfica.

120 — Logar de Coimbrões, arredores do Porto.

121 — Carvalheiras, Vizella.

122 — Caminho em Camarate.

123 — Ermida de S. Sebastião, Lumiar.

124 — O gigante, ao pôr do sol. Barreiro.

125 — Olival, Lumiar.

126 — Macieiras em flôr.

127 — Para a dcscascci.

128 — Bairro dos pescadores, Povoa.

129 — Costume hespanhol.

130 — Avintes, margeas do Douro.

SOUSA PINTO (J. J.) Paris.

131 — Colheita de batatas.

132 — Depois da penitencia.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 256, 11 de fevereiro de 1886]

133 - Cabeça de camponez.

VAZ (J.) Calçada de Grillo, Xabregas.
(João Vaz, pesquisa google)

134 — Outomno.

135 — Castello d’Obidos.

136 — Na praia.
[cf. Catálogo da exposição

137 — Egreja da Graça, Santarém.
[cf. Catálogo da exposição

138 — O cypreste.
[cf. Catálogo da exposição

139 — Um fragmento gothico.

140 — Baixa-mar.

141 — Torre das Cabaças, Santarém.

Torre das Cabaças, Santarém, João Vaz, 1885.
Imagem: MNAC

143 — Praia-mar, Sado.
[cf. Catálogo da exposição
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 256, 11 de fevereiro de 1886]

143 — Um dia chuvoso.

144 — Crepúsculo, Setúbal.

145 — Pateo de Toledo

146 — Convento de Christo, Thomar, carvão.

147 — Jorge, retrato a carvão.

VIEIRA (J. R.) Leiria.
(João Rodrigues Vieira, pesquisa google)

148 — Na janella do Alcaçar.

149 — Na toilette.
[cf. Catálogo da exposição
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 256, 11 de fevereiro de 1886]

130 — Rosas.
[cf. Catálogo da exposição

151 — Flores e fructos.
[cf. Catálogo da exposição

152 — Sobeco, Nazareth.
[cf. Catálogo da exposição

153 — Flores.

154 — Seteaes, Cintra.

155 — Rapariga do Alemtejo.

156 — Pinhal, estudo.

157 — Flores.

158 — Aldeia da Telha.

159 — Flores.

160 — Pena, Cintra.

161 — Seteaes, Cintra.

163 — Rosas.

VILLAÇA (F.) Rue Gay-Lussac, 45 , Paris.

163 — Ultimo beijo do dia.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 256, 11 de fevereiro de 1886]

164 — Retrato do sr. dr. Trigeiros de Martel.

Esculptura

MOREIRA RATO (J. M.) R. N. da Alegria, 47, 2.°

165 — Cain, estatua em gesso.

166 — Ovarina, estatua em gesso; em mármore.

167 — Flaneur, estatueta em barro cosido.
[cf. Catálogo da exposição

??? — A infância.
[cf. Catálogo da exposição
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 256, 11 de fevereiro de 1886]


Grupo do Leão, o 5.° Salão (de Arte Moderna), 1885.
Imagem: Hemeroteca Digital


(1) O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 256, 1 de fevereiro de 1886

Críticas publicadas:
O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 256, 1 de fevereiro de 1886

Sem comentários: