quarta-feira, 1 de abril de 2020

Torquato José Clavina, constructor naval (II de II)

História do bergantim (ou galeota) real
"... cuja tripulação se compunha por homens do Algarve de tez morena, vestidos de calções curtos, jaqueta de veludo amaranto, envergando boinas venezianas. Remavam em pé, cadenciando os movimentos do remo com uma espécie de ladainha em homenagem à rainha que cantavam em coro."
cf.
François Ferdinand Philippe Louis Marie d'Orléans, prince de Joinville,
Vieux souvenirs: 1818 - 1848, Paris, Calmann Lévi, 1894
Autorias: Torcato José Clavina; Construtor Naval; 
Responsável pelo risco e construção da embarcação. Pedro Alexandrino de Carvalho; 
Pintor; Painel exterior da Camarinha e paisagem que descora a segunda sala. Manuel Vieira; 
Entalhador Joaquim José de Barros Laborão; 
Entalhador Luís Baptista; Pintor; 
Pintura decorativa do exterior, sob direção de Inácio Merireles, pintor e dourador da Ribeira das Naus. 

Medidas: 
Boca: 3,98 m
Comprimento: 29,33 m 
Pontal: 1,32 m

01/06/1780; Mandado construir pela Rainha D. Maria I para o casamento do Príncipe D. João (D. João VI) com a Infanta Carlota Joaquina.

O bergantim real, João Pedroso, 1867.
Archivo Pittoresco n.° 9, 1867

1783; Embarcação ficou concluída em finais de Novembro.

Popa do bergantim real, João Pedroso, 1867.
Archivo Pittoresco n.° 11, 1867

1784; Esponsais do infante D. João (futuro D. João VI) com a princesa Carlota Joaquina, em Maio. Transporta para Aldeia Galega D. Maria I, D. Pedro III e seus filhos, D. João e a Infanta D. Maria Ana Vitória, para o recebimento da Infanta Carlota Joaquina de Bourbon.

Casamento de D. João e D. Carlota Joaquina (1785), Francisco Leal Garcia.
Google Arts & Culture

1807; Transporta D. Maria I e o filho, o Príncipe Regente D. João, para bordo da Esquadra Portuguesa, aquando da transferência da corte para o Brasil, por motivo da invasão francesa de Junot.; Transporta a Rainha D. Maria I para bordo da nau "Principe Real".

Departure of H.R.H. the Prince Regent of Portugal for the Brazils, Henry L Evêque, F. Bartollozzi.
(Campaigns of the British Army in Portugal, London, 1812)
Imagem: Wikipédia

04/06/1821; Transportou D. João VI, de bordo da nau "D. João VI", no seu regresso a Lisboa, vindo do Brasil.

Lisboa, Praça do Comércio, desembarque de D. João VI, 4 de julho de 1821, Constantino Fontes.
Wikipédia

[1862;] Transporta D. Pedro V e Maria Pia de Sabóia à sua chegada a Lisboa para casar com o Rei D. Luís [de facto foi o rei D. Luís que embarcou no bergantim; D. Pedro V falecera em 1861]. 

1880; Transportou para Belém, com destino aos Jerónimos, as ossadas de Vasco da Gama e de Camões.; Fonte: Artigo de Luís António Marques.

Cortejo fluvial de 8 de junho de 1880, João Dantas.
Museu de Marinha

[1895; Cortejo fluvial por ocasião do Centenário de Stº António, no rio Tejo. O Bergantim conduzindo a imagem de Stº António.]

Cortejo fluvial por ocasião do Centenário de Stº António, no rio Tejo, 1895.
Museu de Marinha

1901; Transportou o Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia para terra, no regresso da sua visita à Madeira e Açores.; Fonte: Artigo de Luís António Marques.

1903; Em Abril, conduziu o rei Eduardo VII, de Inglaterra, ao Cais das Colunas, na sua visita oficial a Lisboa, a bordo do iate real "Victory and Albert".; Fonte: Artigo de Luís António Marques.

Visita a Portugal do rei Eduardo VII de Inglaterra, António Novais, 2 de abril de 1903.
Arquivo Municipal de Lisboa

1903; Em Dezembro, foi utilizado para o desembarque no Cais das Colunas do rei Carlos V [Afonso  XIII] de Espanha, durante a sua visita a Portugal. Também transporta, para bordo do Cruzador "Carlos V", os reis portugueses, aos quais o rei espanhol ofereceu um baquete de honra, naquele navio.; Fonte: Artigo de Luís António Marques.

Visita de Afonso XIII de Espanha, 1903.
Arquivo Municipal de Lisboa

1905; Em Março, conduziu, a bordo do iate real "Victory and Albert", a Rainha Alexandra de Inglaterra, terminada a sua visita a Portugal.; Fonte: Artigo de Luís António Marques.

Chegada da Rainha Alexandra, António Novais, 22 de março de 1905.
Arquivo Municipal de Lisboa

1905; Utilizada na chegada do Imperador Guilherme II, da Alemanha, na sua visita a Portugal, a bordo do Cruzador "Hambourg".; Fonte: Artigo de Luís António Marques.

1905; Em Outubro, transporta o Presidente da República Francesa, Emile Loubet, a bordo do Cruzador "Leon Gambeta", de regresso a França. após visita oficial a Portugal.; Fonte: Artigo de Luís António Marques.

O navio que conduziu Émile Loubet de regresso a França, António Novais, 29 de outubro de 1905.
Arquivo Municipal de Lisboa

1907; Conduz, para bordo do Cruzador "D. Carlos I", o Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia, por ocasião do Festival Marítimo de Cascais.

1920; Em Novembro, foi utilizado na visita oficial que os reis da Bélgica, Alberto I e Elisabeth, fizeram a Portugal.; Fonte: Artigo de Luís António Marques. História da peça;

De 1907 a 1934 permaneceu num telheiro na Junqueira, em seco.

Fotografia do Bergantim Real no plano inclinado do antigo telheiro das galeotas reais na Junqueira.
Museu de Marinha

1934; Participou num cortejo náutico por ocasião das Festas da Cidade de Lisboa.

A partir de 1934 esteve em seco, no Telheiro da Azinheira, na margem sul do Tejo.

Depósito da Azinheira (Seixal). Direção do Material de Guerra e Tiro Naval, 1934.
Museu de Marinha

1957; Preparada para a viagem da Rainha de Inglaterra (preparada para navegar, com respetiva guarnição). Reparações efetuadas na doca seca da Parry & Son, em Cacilhas. Escolha e preparação da guarnição a cargo do Cte. Sena Dentinho (à data comandante da Escola de Marinharia da Armada e do navio-escola "Sagres"). 

Elizabeth II entering in Lisbon by the river Tagus, 1957.
Pinterest

18/02/1957; Conduziu para o Cais das Colunas, no Terreiro do Paço, de bordo do "Britannia", a Rainha Isabel II de Inglaterra e o Duque de Edimburgo quando visitaram Portugal. 
Elizabeth II, aboard the Royal Yacht Britannia, arriving for a State Visit to Portugal. Amadeo Amadeu Ferrari, 1957.
Arquivo Municipal de Lisboa

1963; Transportado para o Museu de Marinha, para ficar em exposição permanente. 

20/11/1997; Recebeu medalha e inclusão no World Ship Trust [Award No 13]. (2)


(1) Museu de Marinha

Galeria de imagens (Museu de Marinha):
Bergantim real

Leitura relacionada:
A última missão do Bergantim Real (1), Revista da Armada n.° 405, fevereiro de 2007
A última missão do Bergantim Real (2), Revista da Armada n.° 406, março de 2007
Os navios da Armada Real portuguesa em 1807, Revista da Armada n.° 413, novembro de 2007
Peças para recordar, Revista da Armada n.° 413, novembro de 2007

Informação relacionada:
Cmdt. António Marques Esparteiro, Catálogo dos navios brigantinos (1640 - 1910)
O Recreio, jornal das familias vol. II, 1836
Royal Museums Greenwich: Rainha de Portugal' (circa 1791)
Nau "Rainha de Portugal", Revista da Armada n.° 14, novembro de 1972
Arquivo Histórico de Marinha: Nau Rainha de Portugal
Arquivo Histórico da Marinha: (pesquisa) Torcato José Clavina
Comissão Cultural de Marinha: Bergantim Real
A revolução industrial, Lisboa marítima e Marinha de Guerra, na obra de João Pedroso (1825-1890)

Sem comentários: