Galeão português na batalha de Túnis em 1535. Capture of La Goulette (detail). Tapestry of the series The Conquest of Tunis This Spanish set of the Conquest of Tunis was woven after the original cartoons designed by Jan Cornelis Vermeyen & woven by Wilhelm de Pannemaker in 1549-1551. Wikipédia |
Entrou o galeão pelo rio, como pelo corro o cavalleiro depois d'uma boa sorte, e começou a lançar tanta immensidade de raios sobre as fortificações dos infieis, que daqui lhe veio o nome, que o vulgo repete (ainda hoje em dia), chamando-lhe o "galeão bota-fogo".
Capture of La Goulette. Tapestry of the series The Conquest of Tunis This Spanish set of the Conquest of Tunis was woven after the original cartoons designed by Jan Cornelis Vermeyen & woven by Wilhelm de Pannemaker in 1549-1551. Wikipédia |
Com elle, sem duvida, se facilitou, e conseguiu a conquista da Goleta, que se afigurava inexpugnavel no dia 13 de Julho do anno de 1535. (1)
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Tendo-se assenhoreado dos estados tunesinos, pela expulsão do bey Moley-Hassan, o celebre Barba Roxa, terror da christandade em rodo o Mediterraneo, resolveu o imperador Carlos V accommetter aquella fera no quasi impenetravel covil a que se acolhéra, e d'onde ameaçara com maiores e novos perigos a marinha das potencias christâs.
Conquista de Tunes por Charles V, 1535, segundo original de Jan Cornelisz Vermeyen. The British Museum |
O exercito que Barba Roxa levantára para com elle assegurar o seu dominio; as fortificações que defendiam a cidade de Tunes, e principalmente as do porto da Golleta, que tinham nomeada em toda a Europa, passando, no dizer de muitos, por inconquistaveis, faziam mui difficil, e até arriscada, a empreza de Carlos V. Por taes razões recorreu este soberano ao auxilio del-rei D. João III, solicitando uma armada, e especialmente o grande galeão S. João.
Annuindo no pedido, enviou el-rei D. João III uma esquadra, composta do dito galeão, que ia por capitania, de duas naus, e vinte das maiores caravelas da nossa marinba, com alguns transportes carregados de munições. Era guarnecida esta esquadra com 618 canhões e 2:400 soldados, além dos marinheiros, e de muitos fidalgos que n'ella embarcaram como voluntarios, desejosos de adquirirem gloria. Foi commandada pelo general Antonio de Saldanha, o Velho.
Foi esta armnda reunir-se em Barcelona com a do imperador. Poucos dias depois chegou a esta cidade o infante D. Luiz, irmão del-rei D. João III, que, para participar dos perigos e triumphos d'esta empreza, saíra secretnmentc da cidade de Evora, sem communicar a el-rei o seu intento.
"...Eu, Senhor, vim rico a esta terra e estou pobre; sou eu muito cobiçoso de natureza, e mal inclinado, porém falta-me habilidade para executar minha condição. De 18 anos tomei as armas em seu serviço; 6 vezes passei em África e lá me nasceram as barbas; mandou-me na armada de levante contra Barba Roxa; fui pessoalmente na tomada de Goleta, onde minha caravela ficou cheia de pelouros de bombardas, de que o muito excelente príncipe D. Luís é boa testemunha" cf. D. João de Castro, numa carta ao rei D. João III, datada provavelmente de 1539 |
Armada portuguesa em Socotra, Egipto (detalhe), 1540-1541. Tábuas dos Roteiros da Índia, Roteiro do Mar Roxo, D. João de Castro, Universidade de Coimbra. Wikimedia |
No dia 31 de maio levantaram ferro as armadas alliadas, conduzindo o imperador e o infante. Como seja estranho ao nosso fim a historia do cêrco e conquista da Goleta e de Tunes, bastará dizer-se que no dia 14 de junho foi tomada a primeira [os auctores portuguezes variam no dia d'este triumpho. A data que lhe assignàmos é a que nos parece mais provavel], e no dia 21 a segunda, fazendo a sua entrada n'esta cidade o imperador Carlos V e seu cunhado, o infante D. Luiz, no meio de enthusiasticas acclamações da tropa vencedora.
Para o prospero successo d'esta empreza contribuiu poderosamente a esquadra alliada, cabendo, porém, a maior gloria d'este feito naval ao galeão S. João, em que ia emharcado o infante D. Luiz.
Era este galeão o maior navio que tem tido até ao presente a marinha portugueza [não é correcto, em 1664 construiu-se um galeão de maiores dimensões, v. artigo dedicado: Padre Eterno]; e dizem que n'aquelle tempo não havia em toda a Europa outro de tão grandes dimensões. Tinha cinco baterias, e n'ellas 366 peças de artilheria de bronze. Na pôpa e na prôa erguiam-se dois alterosos castellos.
Ataque em La Goletta, com Túnis em segundo plano, Frans Hogenberg. Wikipédia |
Não sabemos a medida d'este vaso colossal. Mas, em um folheto attribuido ao dr. Jorge Coelho, que se presume ser escripto em tempo del-rei D. João III, diz-se que a sua quilha tinha comprimento e meio da maior nau da lndia. O numero de pessoas que transportou à tomada da Goleta pôde lambem servir para se ajuizar das extraordinarias dimensões d'este navio verdadeirnmente extraordinarias para aquella epocha. Além da tripulação, que deria ser muito numerosa para poder marear similhante navio, levou este a seu bordo 600 mosqueteiros, 400 homens de espada e rodela, e 300 artilheiros.
Reprodução tardia de um galeão português na batalha de Túnis em 1535. Ataque em La Goletta, com Túnis em segundo plano (detalhe), Frans Hogenberg. Wikipédia |
Conforme referem os nossos historiadores, tinha este galeão no beque um talhamar de aço, com o qual rompeu, á segunda investida, a cadeia de ferro com que os moiros fecharam a entrada do porto da Goleta. Porém, não obstante o testemunho de varios escriptores, o silencio de outros muito auctorisados faz duvidoso este facto. Entretanto, é incontestavel que o referido galeão, ao qual o povo deu o nome de "Bota fogo" pelo muito que de si vomitava, prestou grande serviço n'aquella memoravel acção, não só pela actividadc do seu fogo, mas lambem por ser dirigido de uma posição superior, que ficara a cavalleiro dos outros navios da armada e das proprias baterias do porto.
Tunis, Civitates Orbis Terrarum, Georg Braun (1541-1622), Franz Hogenberg (1540-1590), 1574. OpenEdition |
Diz o citado folheto do dr. Jorge Coelho, que este galeão fóra construido nas Portas do Mar [dava-se o nome de tercenas das Portas do Mar a um dos arsenais de marinha de Lisboa, o qual era situado onde hoje vemos o mercado do azeite e edificios adjacentes, à Ribeira Velha], em Lisboa, pelo mestre João Gallego; que se começára a 29 de agosto de 1533, e que, empregando-se na sua construcção 230 operarios, se lançou ao mar no dia 24 de junho do ano seguinte.
Quando falleceu o cardeal rei D. Henrique, em 31 de janeiro de 1580, ainda existia ancorado no Tejo o famoso galeão S. João Baptista. Sabido que D. Antonio, prior do Crato, filho bastardo do infante D. Luiz, sendo um dos sete pretendentes á coroa por morte ele seu tio, o cardeal rei, fez-se aclamar rei de Portugal, em Santarern, aos 19 de junho do mesmo anno, e poucos dias depois em Lisboa. Tentando oppor-se, durante o seu ephemero reinado, á entrada da esquadra e do exercito de Castella, mandou fundear defronte de Belem o galeào S. João e mais alguns outros navios de guerra; e elle, com as suas tropas, mal armadas e sem disciplina, foi postar-se junto á ponte de Alcantara. Tudo isto, porém, foi baldado. Ao cabo de fraca resistencia, a esqundra castelhana surgiu em frente de Lisboa, e o exercito do commando do duque d'Alba, depois de haver derrotado e afugentado o prior do Crato e a sua hoste, entrou na cidade, onde acclamou a el-rei D. Filippe II.
D. João III e o núncio apostólico da Índia, ou A partida de São Francisco Xavier em 1541, José Pinhão de Matos, c. 1730. Wikipédia |
Em todo o reinado de D. João III não fizeram progressos as sciencias nauticas, bem como a arte de construcçào e apparelho. Construiram-se muito maiores naus e galeões do que até entrão; elevando-se a sua lotação de 400 a 800 e 900 toneladas. Mas commettia-se o erro de não pôr a mastreaçüo e o panno em harmonia com as proporções, força e estabilidade dos cascos. Foram estes defeitos causa de muitos desastres, porque os navios ficavam assim em más circunstancias para poderem resistir ao impacto dos ventos e á furia das vagas. (2)
(1) O Panorama n.° 239, 1841
(2) Archivo Pittoresco n.° 47, 1867
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