domingo, 5 de abril de 2020

Vapor Mindello (1845-1873)

Vapor de rodas da força de 220 cavallos. Foi construído em Inglaterra por Green Blyths, assistindo ao fabrico Francisco de Borja Pereira de Sá. Foi posto a nado a 7 de agosto de 1845, e chegou a Lisboa a 17 de janeiro de 1845.

Chegada a Lisboa do Vapor Mindello, João Pedroso, 1857 (Coleção da Fundação da Casa de Bragança).
A revolução industrial, Lisboa marítima e Marinha de Guerra, na obra de João Pedroso...

Comprimento 192 pés, bôca 52 pés, 604 toneladas. Armava com quatro peças de 32 e dois rodízios de 68. Apparelhava com dois mastros de escuna.

Em maio de 1854 conduziu a Inglaterra D. Pedro V, regressando El-Rei ao reino a seu bordo em setembro do mesmo anno. Era seu commandante Paulo Centurini, e chefe da esquadrilha o chefe de esquadra barão de Lazarim.

Portuguese Paddle Steamer [Vapor Mindello] off Belem Castle, Thomas Goldsworthy Dutton, 1846.
Royal Museums Greenwich

Em 6 de maio de 1858 conduziu de Ostende para Dover a rainha D. Estephania, acompanhado pela corveta Bartholomeu Dias e dois hiates da rainha de Inglaterra.

Fez varias commissões aos Açores, Madeira, Cabo Verde, portos da Europa, Tunis, Marrocos, Guiné, Angola, etc.

Vapor Mindelo.
Arquivo Histórico da Marinha

A 8 de junho de 1862 foi a Inglaterra para reparar a machina e ser acrescentado 25 pés em comprimento, o que se fez, regressando a 14 de maio de 1863, e apparelhado com tres mastros lugre-barca.

Vapor Mindelo.
Arquivo Histórico da Marinha

Fez parte da divisão de reserva conposta das corvetas Goa, Estephania e Sá da Bandeira, commandada pelo almirante graduado João da Costa Carvalho, visconde de Ribamar, o qual saiu do Tejo a 12 de agosto de 1863 para exercício na costa.

A 23 de dezembro de 1872 passou mostra de desarmamento. Foi vendido para desmanchar. (1)

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Foi construído por Green & Alfred Blyth, em Inglaterra. Foi o primeiro navio de vapor especialmente construído para a Armada Nacional. O vapor foi lançado à água em 7 de Agosto de 1845. Largou de Londres para Portugal em Junho de 1846.

Vapor Mindelo da Armada Portuguesa, João Pedroso (colecção particular).
A revolução industrial, Lisboa marítima e Marinha de Guerra, na obra de João Pedroso...

As suas principais características eram: comprimento - 58 m; boca - 10 m; arqueação - 643.26 metros cúbicos; lotação em 1855 - 130 homens.

Deu protecção da cristandade de Tunes e aos súbditos portugueses em Roma. Desempenhou missões de fiscalização. Conduziu tropa, membros do Governo e da Família Real. Desempenhou comissão a Cabo Verde, Guiné e Angola. Integrou uma expedição naval à Guiné. 

Achou-se no combate naval do Douro em 1847. Foi capturado pela junta revolucionária designada de "Patuleia".

Conduziu o Príncipe Joinville e a sua esposa, a princesa do Brasil, D. Francisca, em 1850. Escoltou até fora da barra do Tejo a fragata "D. Fernando" que conduzia Sua Majestade Imperial, a Duquesa de Bragança e sua filha D. Amélia. 

Em 1854 conduziu a Inglaterra e o regresso a Portugal o Rei D. Pedro V e seu irmão Infante D. Luís. Integrado na força Naval do Barão de Lazarim, em 1855, conduziu o Rei D. Pedro V e o Infante D. Luís para França, Bélgica e Inglaterra. 

Conduziu o Rei e sua comitiva a Cádis, respectivamente em 1856 e 1863. Em 1858 conduziu o Duque de Terceira e o Marquês de Ficalho para Ostende e conduziu, para Cádis, o Príncipe Leopoldo de Hohenzollern e comitiva. 

Em 1865 largou para Bordéus incluído na Divisão Naval que conduzia o Rei D. Luís, a Rainha e o Príncipe Real. Nesse ano ficou às ordens do Rei, em Génova.

A Família Real portugueza saindo do Tejo,
acompanhada pelos navios de guerra francezes "Magenta", "Flandre" e "Heroine".
Partida para França da Família Real em 1865, João Pedroso.
Revista da Armada, abril de 2014

Em 1866 ficou às ordens do Duque de Saldanha, junto da Santa Sé. Foi aproveitado para Pontão em 1873. Em 1878 foi vendido. (2)


(1) Modelos de navios existentes na Escola naval..., Lisboa, 1896
(2) Arquivo Histórico da Marinha

Mais informação:
Arquivo Histórico da Marinha: vapor Mindelo (pesquisa)
Arquivo Histórico da Marinha: Vapor de rodas Mindelo (registos)
Royal Greenwich Museums, Mindelo (ship plans not in display)

Leitura relacionada:
A revolução industrial, Lisboa marítima e Marinha de Guerra, na obra de João Pedroso (1825-1890)

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