Nesta praia trabalharam regularmente em 1997 duas companhas de xávega, uma das quais utilizando exclusivamente juntas de bois na alagem da rede. Esta situação, anacrônica no panorama actual, justifica-se, na palavra dos pescadores, por a alagem com tracção animal ser mais cadenciada, já que os bois "apanham o ritmo do mar" e, por isso, o peixe não vem tão "amassado".
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| Saveiro meia-lua da Torreira, S. Paio. Retratos de Portugal |
Nesta localidade os pescadores das companhas trabalham em complementaridade na "ria" no outono e no inverno, sobretudo na apanha de berbigão, a que chamam crico.
Ao que tudo indica fundada por Murtoseiros, a Torreira teve subjacente desde sempre a ligacão oceano/laguna...
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| Saveiro meia-lua da Torreira, S. Paio no Exeter Maritime Museum (1969-1997). eBay |
Esclarecedoramente, esta localidade foi fundada no troco de costa mais estreito no sentido oceano/laguna, já que era necessário transportar o peixe capturado no oceano para a margem da "ria" onde era salgado e conservado em canastras, apôs o que era expedido, por barco, para o interior.
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| Saveiro meia-lua da Torreira, Santo António no Museu de Marinha. Revista da Armada n° 555, setembro-outubro de 2000 |
Havia assim, originalmente, uma fiada de palheiros do mar e uma fiada de palheiros da beira-ria, entre os quais ficava um deserto sem gente... (1)
(1) Henrique Souto, Comunidades de pesca artesanal na costa portuguesa... 1998
Mais informação:
A Torreira no Marintimidades de Ana Maria Lopes
Alfredo Pinheiro Marques, A arte-xávega da Beira Litoral e as suas embarcações, Revista da Armada n° 555, setembro-outubro de 2000
Jorge Branco, Pesca Tradicional na Laguna de Aveiro: Cais, Embarcações e Artes
Maria Luísa Moreirinhas, Solidariedade e sobrevivência na ria de Aveiro: os pescadores do chinchorro da Torreira, 1998
Leitura adicional:
Raul Brandão, Os Pescadores, Paris, Ailland, 1923, 326 págs, 127,7 MB
Adolpho Loureiro, Os portos maritimos de Portugal e ilhas adjacentes, 1904
Henrique Souto, Comunidades de pesca artesanal na costa portuguesa... 1998
Maria João Marques, Arte Xávega em Portugal



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