quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

História do Marechal Saldanha (1790-1876): na Campanha de Montevideu

De Lisboa se fez à vela Saldanha em 27 de julho de 1815 no navio Despique, e outros officiaes, entre elles o brigadeiro Sebastião Pinto, que viera trazer a ordem do governo para se organisar a expedição dos voluntários.

Entrada da baía e da cidade do Rio a partir do terraço do convento de Santo Antônio, Nicolas-Antoine Taunay, 1816.
Imagem: Museu Nacional de Belas Artes

Em hora propicia levantou ferro, depois, a expedição composta dos quatro mil oitocentos e trinta e um voluntários.

Ao Rio de Janeiro aportaram a cavallaria e a artilheria em princípios de novembro de 1815, e a infanteria a 4 de abril de 1816 com viagem de quarenta e quatro dias [...]

Longe nos levaria o historiar a minuciosa campanha de Montevideu, que durou cinco annos, de 1816 a 1821. Longa foi e cortada de obstáculos, por differentes circumstancias.

Revista na Praia Grande das tropas destinadas a Montevideu, Jean-Baptiste Debret.
Imagem: Google Arts & Culture

Primeiramente porque teve de ser feita em duas capitanias, dirigidas por dois generaes, e todos sabem as difficuldades que se originam do commando dividido.  Acrescia o modo diverso de peleja nos dois campos. Por ultimo, o systema das operações de Artigas, substituindo ás batalhas francas a ardilosa divisão das forças, contrariava a estrategia estabelecida [...]

A primeira brigada (de que formava parte o regimento conmiandado por Saldanha) fora encarregada dos movimentos exteriores da praça de Montevideu, pertencendo-lhe vigiar o inimigo nas circumvizinhanças da cidade, e defendel-a.

Sortidas importantes e proveitosas se realisaram. Em fins de janeiro de 1818 aguella primeira brigada foi rendida pela segunda brigada, que até ali fizera a guarnição da praça, e, em seguida, mandado Saldanha tomar o commando de uma columna importante na divisão do general Curado, ao longo do grande rio Uruguay [...]

A João Carlos de Saldanha foi entregue o commando da columna ligeira, que, em movimentos contínuos, devia sustentar, contra as forças de Artigas, o extenso território ao longo do importante rio Uruguay.

Revista na Praia Grande das tropas destinadas a Montevideu, Jean-Baptiste Debret.
Embarque da Infantaria portuguesa, na Ponta da Areia, Praia Grande, Rio de Janeiro, em 7 de Junho de 1816.
Imagem: Google Arts & Culture

Este rio era a fronteira Occidental da capitania de Montevideu, que a separava das províncias de Entre-Rios e Corrientes, pertencentes ao inimigo.

Conhecer-se-ha a importância de toda esta margem, onde Saldanha operava, se se considerar que as indicadas provindas de Entre-Rios e Corrientes eram o ponto de apoio, o vasto arsenal, por assim enunciar, onde Artigas e os seus generaes se iam refazer quando vencidos, e d'onde, por meio de novas combinações estratégicas, repassando o mesmo Uruguay, vinham intentar novos combates no grande território disputado [...]

Esta cavallaria dos feros gaúchos é que a brigada de Saldanha ia ter defronte de si durante a disputada guerra.

Contra os exércitos francezes já estavam affeitos os nossos bravos; contra aquella gente e aquella cavallaría, ainda não [...]

Para os seus soldados disse então Saldanha (com o intuito de os animar): que no dia seguinte iam combater os de Artigas, homens como elles, que n'aquella campanha tinha Portugal os olhos fitos, que lhes caberia a gloria de vencer, e que elle seria o primeiro que irromperia contra o inimigo, contra a celebre cavallaria de Artigas commandada pelo afamado Lavalléja. Se bem o disse, melhor o fez.

No dia seguinte, nas vastas planícies do Uruguay, Saldanha, á frente dos seus cavalleiros, irrompia furioso contra o furioso gaúcho. A cavallaria portugueza, qual a romana á voz de César, lançava-se intrépida contra a cavallaria oriental, invencível e medonha como a dos antigos bárbaros, seus predecessores.

A gloria coroou os nossos, nas campinas americanas, á voz do guerreiro que parecia celebrar com os triumphos o pacto da victoria. "Quando acabou o combate, narrava Saldanha, todo eu era sangue e miolos, da cabeça aos pés". — Acertara o César lusitano: a decima legião não precisava dar lições à legião de Portugal.

Só n'uma das manhãs não menos de cinco arrojadas cargas deu Saldanha á frente da sua cavallaria Pintam factos taes o arrojo d'aquellas luctas [...]

Corre o anno de 1819. Os dois capitães generaes Lecor e o conde da Figueira operam de accordo.

Lecor intenta abrir as communicações pelo rio Uruguay entre a capitania de Montevideu e os povos das Missões, situadas no alto da capitania do Rio Grande, procurando tambem evitar que as forças inimigas passem para áquem do celebre rio nos pontos acima do Salto.

Era um plano complexo e importante. A columna de Saldanha, já reunida à divisão do general Curado, é mandada apoiar a passagem do rio Negro, executada pela columna do coronel Marques, fazendo juncção logo em seguida as duas columnas. e indireitando ambas, sob o comnando de Saldanha, para a barra do Arroyo dos Curraes, estabelecendo-se em communicação com as forças do conde da Figueira.

Approximavam-se os grandes acontecimentos. Tinham já succumbido os intrépidos vice-chefes de Artigas, Verdum, Aranda, Tallier e outros. 

Vista de Montevideu desde La Aguada.
Imagem: Miscelánea

Em outubro Fructuoso Ribeiro é também destroçado. Ao Napoleão da Banda Oriental soava a hora do Waterloo americano.

Reapparecendo, com forças novas, nas nossas fronteiras, e levando tndo a ferro e fogo, Artigas conseguira pôr em debandada a columna do general Abreu até ao Passo do Rosario, mas, junta a esta columna a do general Camara, reuniram-se-lhes também as forças do conde da Figueira, que tomou o commando, cabendo-lhe dar um golpe mortal na campanha de Artigas.

Os orientaes, acampados em posição forte na margem esquerda do rio Taquarembó, esperaram os nossos.

No dia 22 de janeiro de 1820 o conde da Figueira atacou por ambos os flancos as forças do caudilho Latorre e dos seus intrépidos sub-chefes Sotello e Cahiré, destroçoa-as, salvando-se Latorre á garupa de um indio, succumbindo na peleja Sotello e muitos officiaes superiores, ficando mortos no campo oitocentos inimigos e aprisionados quatrocentos e noventa.

Artigas, em Maloojo, não se tendo podido reunir á divisão de Latorre, mas conseguindo congregar os dispersos, alcançou (por um movimento estratégico digno d'elle) passar o Uruguay para o seu território de Corrientes, no intento de se reforçar.

Restava ainda o perigo d'este sangue novo magicamente inoculado no exercito por aquelle espirito invencível, que não quebrava, e que por tantos annos logrou suster-se contra as forças que se lhe oppunham e contra os povos que o detestavam.

De janeiro a maio pacificára-se todo o interior da Banda Oriental (a capitania de Montevideu). Fructuoso Ribeiro, rendendo-se ao general Lecor, entrava ao serviço de Portugal [...]

Combate dos Portugueses contra os Hespanhóes, Montevideu 1817.
Imagem: Os voluntários reais

Terminava a campanha de Montevideu que dilatava o nosso terrítorío, conquistando toda a Banda Oriental do Rio da Prata.

Entrada dos Portugueses em Montevideu em 1821, gravura de Gilberto Bellini.
Imagem: Revisionistas

Esta recebia o titulo de provincia Cisplatina, acceitando jubilosa o encorporar-se na monarchia portugueza.

Succedia este facto glorioso no anno de 1821.


(1) D. António da Costa, História do Marechal Saldanha, Tomo I, Lisboa, IN, 1879

Mais informação:
Os voluntários reais
Uniformes do Exercito brasileiro, 1730-1922
Invasión luso-brasileña
Montevideo antiguo

Relacionados:
Marechal Saldanha (1790-1876): na Guerra Peninsular
Marechal Saldanha (1790-1876): nas Guerras Liberais (1 de 2)
Marechal Saldanha (1790-1876): nas Guerras Liberais (2 de 2)
Marechal Saldanha (1790-1876): Lutas Civis

Sem comentários: