domingo, 25 de agosto de 2024

Carolina do Aires por Maurício de Vasconcelos

No domingo passado, dia 30 de Março o dia começou bem cedo. Fui para a Costa da Caparica, visitar o restaurante Carolina do Aires e a casa do Dr. Luciano Carvalho (1964), uma casa desenhada em contexto urbano e com um programa diferente das que estou a estudar, por se tratar de uma casa de férias.

Costa da Caparica, década de 1970
Delcampe

Dirigi-me ao restaurante Carolina do Aires e uma vez que era hora de almoço decidi parar e aproveitar a oportunidade para entrar no restaurante e assim "sentir na pele o espaço".

Proposto, inicialmente, como um objecto para uma permanência de carácter temporário, Maurício desenha toda a estrutura em madeira, sendo rapidamente desmontável caso fosse necessário.

Costa de Caparica
Alçados do restaurante Carolina do Aires pelo arquitecto Maurício de Vasconcelos
Arquio Histórico de Almada


Apesar de se encontrar muito alterado, pelo menos exteriormente, percebe-se claramente a intenção do arquitecto, a procura de uma ligação interior exterior.

Costa da Caparica, restaurante Carolina do Aires, década de 1980.
Delcampe

Por dentro ficámos maravilhados com a dinâmica imposta pela estrutura da cobertura e por todo o ambiente de recolhimento e conforto proporcionado pela madeira. (1)


(1) Single family houses by Mauricio de Vasconcelos, 1950-1970

Nota: são ainda de Maurício de Vasconcelos a autoria dos equipamentos de praia de apoio aos banhistas no âmbito da campanha de 1969, "Há e mar, há ir e voltar" de Alexandre O'Neil.

Sem comentários: