segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Uma outra Lisboa...

Rui Manoel Baptista Velho de Palma Carlos (1948-2008). Pintor neofigurativo, também arquitecto, escritor, ilustrador e poeta.

Lisboa anos cinquenta, Rui Palma Carlos, 1981.
Imagem: Cabral Moncada Leilões

A sua obra denota um fascínio pelos pintores do princípio do séc. XX e é especialmente dedicada a retratar fachadas de prédios antigos, casas tipicamente portuguesas, solares, etc. chamando a atenção para a sua recuperação urgente ou para a sua conservação intercalando figuras que podem entrar em diálogo, revelando um misto de humor e de nostalgia.

Em terra dos bem-casados, Rui Palma Carlos, 1981.
Imagem: Cabral Moncada Leilões

Rui de Palma Carlos ilustrou diversas obras, nomeadamente de Camillo Castello Branco, Eça de Queiroz, Abel Botelho, Joaquim Paço d'Arcos, etc. — e tem escrito e ilustrado livros infantis.

Lisboa, Rua Maluda, Rui Palma Carlos.
Imagem: BestNet Leilões

Expôs em diversas galerias, sobretudo no Palácio Foz (1973, 1974, 1988 e 1989) e no Casino Estoril (1977, 1981, 1983 e 1985). (1)

Rui Palma Carlos, Colecção Casas de Lisboa.
Imagem: Ilustração Antiga

Obras do Autor: "Eu Fui Ao Fim de Portugal" (1993); "Lisboética E Outros Poemas (1977); "A Casa da Carochinha" (1981); "A Carochinha Muda de Casa" (1981); "História da Família Corrente" (1993); Obras em gaveta: "Viagem Ao Centro Da Minha Terra" e "Era Uma Vez Uma Família Maluca". Obra Impressa: Serigrafias; Litografias e Colecções de Postais. (2)

*
*     *

E quanto a nós que, a seu tempo, lhe conhecemos as aguarelas, as serigrafias, as litografias e as colecções de postais, como "Casas de Lisboa", edição Margrape de 1985, vimos na posição da cor e na envoltura do traço uma ingenuidade demonstrativa e intencional, que recriava ambientes lineares, como se fosse um Cézane descomplicado ou uma "Pixel Art" recente.

Lisbon, Portugal.
Imagem: Archipics in Deviant Art

Arquitecto de formação, pressupunha isometrias, ainda alheias ao "AutoCAD" mas de onde se deduzem "renderings" que nos remetem para passagens incessantes por uma outra Lisboa que persiste.

Lisboa Lisbon by night. Tribute to this wonderful city.
Imagem: Behance


(1) Arcadja  cf. Palácio do Correio Velho
(2) Real Abranches

Informação relacionada:
Croniquetas de Lisboa

Sem comentários: