sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Emilia Santos Braga (1867-1950) [III de IV]

Uma exposição de pintura de D. Emilia dos Santos Braga

Esta exposição atraio, nestes ultimos dez dias, uma verdadeira romaria da melhor sociedade lisbonense ao atelier da sr.ª D. Emilia dos Santos Braga, num dos novos bairros de Lisboa, arejado e cheio de luz, em uma casinha logo á entrada da rua Pinheiro Chagas, como um ninho de arte, entre um roseiral que trepa pelas paredes e engrinalda as janélas, não mais florido do que lá dentro, onde as frescas rosas vivem tambem em formosos quadros, com encantador colorido, enlevo dos olhos, e parecendo recender suave perlfume, pela flagrante verdade com que a paléta da artista ali as fez desabrochar. 

Ociosidade, Emilia Santos Braga.
Illustração Portugueza n.º 118, 25 de maio de 1908

E como não seria assim se mãos femininas as colheram do jardim e, com amoravel sentimento lhe devassaram os segredos de sua fragrancia, para as reprodusir no quadro substituindo pela arte a propria natureza creadora.

É o coração feminimo o que melhor sente e compreende as belesas da creação, e por isso melhor sabe tradusir pela arte as impressões da sua alma contemplativa, o mesmo sentimento que vive nos quadros de flôres da sr.ª D. Virginia dos Santos Avellar, revela se no quadro A Suplica, da mesma autora, no piedoso mistissismo, que só no coração da mulher a crença depositou como em cofre de preciosas joias. 

A súplica, Emilia Santos Braga.
O Occidente n.° 1058, 20 de maio de 1908

Principiámos nossa apreciação pelos quadros de flôres que nos surpreenderam á entrada, revelando uma artista primorosa e que mostra seus varios recursos de pintura tanto no quadro a que nos referimos como na telasinha O pequeno do capuz, já nossa conhecida de uma das exposições da Sociedade de Belas Artes, e que nos faz lembrar um Velasquez. 

Mas agora atentamos na profusa exposição da sr.ª D. Emilia dos Santos Braga, que apresenta 27 quadros a oleo além de desenhos a "pastel" e a "fusain". 

É em tão copiosa coleção que se destaca pelas dimensões a famosa tela Ociosidade, um nu de tamanho natural, seguramente a obra mais importante da exposição, com aquella em que a autora afirma suas grandes qualidades de desenho e de pintura, tão corréto o primeiro como natural a segunda.

Emilia Santos Braga, retrato de Arnaldo Fonseca.
O Occidente n.° 1058, 20 de maio de 1908
Tiro e Sport n.° 384, 31 de maio de 1908

A formosa plastica do seu modelo está magistralmente reprodusida, quer na fôrma, quer na côr da péle rosada e fresca que o pincel interpretou com toda a magia dos segredos da palêta.

Um outro nu O descanso do modelo. que já figurou em exposição de Bélas Artes, onde o vimos, é, talves, menos ambicioso, mas uma promessa bem fundada que o quadro Ociosidade, realisa agora com desusada opulencia em nosso meio artistico.

O seu quadro a Cigarra, ao contrario da Cigarra de Casado del Alisal, que elle figura numa rapariga em traje paradisiaco, tão provocante como realista, D. Emitia Santos foi buscar á poesia da Fabula o fauno que em sua frauta pastoril vae cantando todo o estio; 

mas o sentimento femininoo logo se revela no quadro Anciedade que nos faz sentir a dôr intensa da mãe debruçada sobre a cabecinha loura de seu filho, que ampara entre as mãos, e contemplando o angustiada, parece querer insuflar lhe de seus labios a vida que se aparta do tenro infante.

Ansiedade (estudo), Emilia Santos Braga.
Cabral Moncada Leilões

A composição destaca-se sobre um fundo escuro qne bem se casa ao assunto, e tratado com larguesa e brio, tem toda a caracteristica da pintura moderna, que se observa nos quadros da distintissima artista.

Ansiedade, Emilia Santos Braga.
Illustração Portugueza n.º 118, 25 de maio de 1908

Varias cabeças de estudo e retratos poderia-mos ainda apreciar se o tempo e o espaço de que dispomos nol-o premitissem; não deixaremos comtudo de nos referir ás pinturas decorativas, destacando o estudo Senhora dos Anjos, destinado ao této da nova egreja desta evocação.

Depois da Virgem de Murillo difícil é perder as remenicias daquella obra prima, que se tornou classica. Pintores e esculptores nella se tem inspirado e não ha fugir-lhe sempre que se queira produzir alguma coisa de bélo. Entretanto D. Emilia Santos sahiu-se discretamente da dificuldade. Sob a roupagem leve da sua Virgem pressente-se a forma humana levemente esboçada na figura vaporosa que se eleva entre gracis anjos alados, imergindo das nuvens.

Pintura decorativa para o têto da egreja de Nossa Senhora dos Anjos (estudo), Emilia Santos Braga.
  O Occidente n.° 1058, 20 de maio de 1908

Quadros de flores e frutos, da sr.ª D. Laura Santos se distinguem nesta exposição fazendo um dos seus atrativos, além dos trabalhos apreciaveis das discipulas da sr.ª D. Emilia Santos: D. Alda Santos Silva, D. Eulalia Santos, D. Etelvina dos Santos Silva, D. Isabel Ortigão Ramos, D. Isaura Ferreira, D. Filomena Freitas, D. Rita Santos Silva e D. Sara Bramão.

Retirámo-nos do atelier sob a mais agradavel impressão, pensando quanto progresso se tem feito neste Portugal, que parecia esquecido para as cousas de arte, que não obstante vão revivendo pelo talento de tantos artistas, em que vemos contribuir com vantagem talentos femeninos como o da sr.ª D. Emilia dos Santos Braga, discipula, que foi do festejado artista Malhôa, honrando o mestre e honrando-se a si. C.A. (1)
 
Uma pintora portugueza

N'uma terra avessa ás manifestações de arte pura e em que cada verdadeiro artista é, de ordinario, um benemerito, um abnegado e quantas vezes tambem um incomprehendido, constitue caso merecedor de especial registo o haver algumas raras senhoras de talento incontestavel que cultivem com perseverante afiam as bellas-artes e se atrevam a arrostar a indifferença publica, identificando-se firmemente com o ideal que guia os seus passos e procurando attingir a perfeição na sua obra, a despeito de aridez e até da hostilidade do meio. 

A sr.ª D. Emilia dos Santos Braga.
Illustração Portugueza n.º 118, 25 de maio de 1908

Entre as artistas portuguesas da actualidade, a sr.ª D. Emitia Santos Braga occupa, mercê das suas excepcionaes aptidões, do seu estudo, constante e do seu indefesso trabalho, um togar de eleição que não duvidaremos de que, dentro em breves annos, se considere, sem exagero nen lisonja, glorioso.

A discipula iIlustre de José Malhoa, sua visínha de atelier, e que dto aproveitada foi e tantos dos singulares meritos do insignissimo pintor adquiriu no seu incomparavel convívio e com a sua admiravel lição, inaugurou ha dias uma encantadora exposição de quadros, aos quaes reuniu alguns de suas gentis irmãs D. Virginia Santos Avellar e D. Laura Santos e ainda os primeiros tentamens artisticos d'um grupo de meninas de quem madame Santos Braga é professora e cujas provas honram os nomes que as subscrevem e que são os de mesdemoiselles Alda Santos Silva, Eulalia Santos, Etelvina Santos Silva, Isabel Ortigão Ramos, Isaura Ferreira, Philomena Freitas, Rita Santos Silva e Sarah Bramão. 


Retrato de D. Alda Santos, Emilia Santos Braga.
7.ª exposição da Sociedade Nacional de Bellas-Artes, 1909
Illustração Portugueza n.º 118, 25 de maio de 1908.

Ao lindo atelier da rua Pinheiro Chagas, com o seu vestíbulo engrinaldado de formosissimas rosas, accorreu um grande numero de pessoas a admirar os lavores expostos — pintura a oleo, desenho a pastel e a fusain — e entre os quaes figuravam alguns que, sem favor, se podem classificar de obras-primas.

As rosas que enfloram a entrada do atelier de D. Emilia Santos Braga vimol-as lá dentro, em toda a sua graça e em toda a sua frescura, nos quadradinhos desse delicado temperamento artistico que é D. Virginia Santos Avellar, sendo egualmente revelações muito apreciaveis os trabalhos de D. Laura Santos e os das meninas a que nos referimos já.

Retrato de D. Virgínia Santos d'Avelar, Emilia Santos Braga.
Illustração Portugueza n.º 118, 25 de maio de 1908


Mas, como bem se comprehende, as attenções fixaram-se, de preferencia, nos trabalhos de D. Emilia Braga, alguns já conhecidos pela critica. e muitos novos, mas produzindo todos a mais viva e intensa impressão de agrado e demonstrando os complexos recursos da notavel artista. (2)

D. Emilia Santos Braga

Eis aqui um nome que está desde hontem inscripto na historia do desenvolvimento intellectual e artistico da mulher portugueza.

Emilia Santos Braga, retrato de Arnaldo Fonseca.
Brasil Portugal n.° 226, 16 de junho de 1908

Outras lhe seguirão o arrojado exemplo e proseguirão essa obra de progresso que consiste em exaltar as faculdades creadoras do nosso elemento feminino.

A exposição numerosa e valiosa dos quadros de D. Emilia Santos é um lisongeiro symptoma d'um progresso que, estamos convencidos se accentuará, não só na arte puramente esthetica como em todas as manifestações de intellectualidade que impressionem o espirito feminino.

Exposição no atelier de Emilia Santos Braga em 1908.
Tiro e Sport n.° 384, 31 de maio de 1908


O successo obtido pela exposição de D. Emilia Santos, a primeira valorisada entre nós no seu genero, reivindica para o seu nome o applauso que merece um admiravel esforço e um nobre exemplo.

Além do successo essencialmente artistico, esta notavel exposição de pintura constituiu tambem um acontecimento mundano que durante uma semana preoccupou a nossa sociedade.

O florido salão da rua Pinheiro Chagas encheu-se durante uns dias d'uma multião elegante, onde as claras toilettes de primavera substituiam a nota triste do lucto nacional. Nunca vimos entre nós uma exposição de arte tão concorrida e se-ja-nos licito previr que esse interesse ora manifestado se prolongará por futuras exposições d'outras artistas.

Exposição no atelier de Emilia Santos Braga em 1908.
Tiro e Sport n.° 384, 31 de maio de 1908

A D. Emilia Braga cabe ainda a gloria de ter convertido o publico feminino ao culto da arte pela influencia poderosa do seu grande talento notado n'esta exposição singularmente suggestiva.

Toda a imprensa se occupou dos diferentes trabalhos da illustre artista e por nossa parte seria tardia qualquer critica das obras expostas, consignando simplesmente n'estas linhas a admiração que nos merece o seu bello trabalho. (3)

Foi um sensacional acontecimento de arte a exposiçAo de pintura da sr.ª D. Emilia dos Santos Braga.

Toda Lisboa que pensa, que sente, que comprehende, desfilou pelo elegante atelier da artista e poude admirar o vastíssimo trabalho repassado de talento, a intuição da verdade, o estudo da natureza, o rigor dos pormenores, a execução perfeitissima, todo um nucleo de qualidades artisticas fixado nessa obra notavel.

A carícia, Emilia Santos Braga.
5.ª exposição da Sociedade Nacional de Bellas-Artes, 1905
Brasil Portugal n.° 226, 16 de junho de 1908

E tanto mais notavel quanto é certo ser firmada por uma senhora, e por uma senhora portugueza, o que lhe decuplica o valor! A sr.ª D. Emilia Braga foi a discipula dilecta de Malhôa, e o que aproveitou das lições do Mestre á farta se verifica nas suas telas, especialmente nos seus bellos trabalhos sobre o nú, em que não ha um pormenor anatomico que seja despresado, uma attitude plastica que não obedeça ás exigencias da impeccavel arte hellenica. 

O descanso do modelo, Emília dos Santos Braga, 1905.
Brasil Portugal n.° 226, 16 de junho de 1908

Torna-se-nos deveras agradavel fixar estas palavras justas nesta columna ao lado das reproducções pela photogravura de algumas das mais preciosas telas, fir-madas pela sr." D. Emilia dos Santos Braga, a que agradecemos a gentileza de ter permittido ao Brasil-Portugal que as suas paginas fossem enaltecidas com estes exemplares magnificos da Grande Arte. (4)


(1) O Occidente n.° 1058, 20 de maio de 1908
(2) Illustração Portugueza n.º 118, 25 de maio de 1908
(3) Tiro e Sport n.° 384, 31 de maio de 1908
(4) Brasil Portugal n.° 226, 16 de junho de 1908

Artigos relacionados:
O Grémio Artístico (2.ª exposição, 1892)
O Grémio Artístico (7.ª exposição, 1897)
Arte portuguesa na Exposição Universal de 1900

Mais informação:
Arte portugueza, 1895
La mujer intelectual, 1901
Ribeiro Arthur, Arte e artistas contemporaneos (III), 1903
Sociedade Nacional de Bellas-Artes, Catálogos de 1902 a 1909
Serões, revista mensal illustrada n.° 48, junho de 1909
Serões, revista mensal illustrada n.° 50, agosto de 1909
Illustração Portugueza n.º 268, 10 de abril de 1911
Illustração Portugueza n.º 269, 17 de abril de 1911
O Occidente n.° 1239, 30 de maio de 1913
Folhas d'ouro, gentilmente collaborado por excriptores e artistas portuguezes, 1917

Informação relacionada:
Diário de Lisboa, 21 de agosto de 1944
Ribeiro Arthur, Arte e artistas contemporaneos (I), 1896
Ribeiro Arthur, Arte e artistas contemporaneos (II), 1898
William Walton, Victor Champier, Exposition universelle, 1900: the chefs-d'oeuvre
O Occidente n.° 947, 20 de abril de 1905
Illustração Portugueza n.º 329, 10 de Junho de 1912
O Occidente n.° 1231, 10 de março de 1913
O Occidente n.° 1255, 10 de novembro de 1913

Exposições internacionais:
William Walton, Victor Champier, Exposition universelle, 1900: the chefs-d'oeuvre
Catálogo Oficial de la Exposición Nacional de Pintura... de 1912, Madrid, pp. 77 e 174

Outros trabalhos:
Olisipo n.° 19, julho de 1942

Retrato a óleo de Rosa Araújo,
Emília dos Santos Braga.
(sala Rosa Araújo nos Paços do Concelho)
Arquivo Municipal de Lisboa

Sem comentários: