quarta-feira, 11 de abril de 2018

A lenda de Gaia

Este rei D. Ramiro seve casado com uma rainha e fege nela rei D. Ordonho; e pois lha filhou rei Abencadão, que era mouro, e foi-lha filhar em Salvaterra, no lugar que chamam Mier. Então era rei Ramiro nas Asturias, e quando Abencadão tornou aduce-a para Gaia, que era seu castelo; e, quando veio, rei Ramiro não achou a sa mulher e pesou-lhe ende muito, e enviou por naves seu filho D. Ordonho e por seus vassalos e fretou sas naves e meteu-se em elas, e veio Sanhoane da Furada;

Afurada, Sampaio (casa do Sr. Antero), Cesário Augusto Pinto, 1848.
Imagem: Memórias Gaienses

e pois que a nave entrou pela foz, cobriu-a de panos verdes, em tal guisa que cuidassem que eram ramos, ca entonce Douro era coberto de uma parte e de outra de arvores; e esse rei Ramiro vestiu-se em panos de veleto, e levou consigo sa espada e seu corno, e falou com seu filho e com seus vassalos que, quando ouvissem o seu corno, que todos lhe acorressem e que todos jouvessem pela ribeira per antre as arvores, fora poucos que ficassem na nave para mantê-la.

— Rio Doiro, rio Doiro,
Rio de mau navegar,

Dize-me, essas tuas aguas

Aonde as foste buscar?
Almeida Garrett, Miragaia, 1844

E ele foi-se estar a uma fonte que estava perto do castelo; e Abencadão era fora do castelo e fora correr monte contra Alafão.

Gaia, Cesário Augusto Pinto, 1848.
Imagem: Memórias Gaienses

E uma donzela que servia a rainha levantou-se pela manhã, que lhe fosse pela água para as mãos; e aquela donzela havia nome Ortiga; e ele pediu-lhe água pela arávia, e ela deu-lha por um autre, e ele meteu um camafeu na boca, o qual camafeu havia partido com sa mulher, a rainha, pela meiadade.

Tirou o annel do dedo,
E na jarra o foi deitar:
— Quando ella beber da agua
No annel hade attentar.
Almeida Garrett, Miragaia, 1844

Ele deu-se a beber e deitou a anel no autre, e a donzela foi-se e deu água à rainha, e caiu-lhe o anel na mão e conheceu-o ela logo.

O Romeiro e a Donzela na fonte,
Manuel Maria Bordalo Pinheiro (1815 - 1880),
José Maria Baptista Coelho (1812 - 1891).
Imagem: Wikisource

A rainha perguntou quem achara na fonte; ela respondeu-lhe nom era hi ningém; ela disse que mentia, e que lho nom negasse, ca lhe faria por ende bem e mercê; e a donzela lhe disse entom que achara um mouro doente e lazarado e que lhe pedira água que bebesse, e ela que lha dera; e entonce lhe disse a rainha que lhe fosse por ele, e se hi o achasse que lho aducesse. 

A donzela foi por ele e disse-lhe ca lhe mandava dizer a rainha que fosse a ela; e entonces rei Ramiro foi-se com ela; e ele, entrando pela porta do paço, conheceu a rainha e disse-lhe:

Rei Ramiro, quem te aduce aqui?

E ele lhe respondeu:

— Ca pequena maravilha! E ela disse à donzela que o metesse na câmara e que nom lhe desse que comesse nem que bebesse; e a donzela pensou dele sem mandado da rainha.

E ele jazendo na câmara, chegou Abencadão e deram-lhe que jantasse, e despois de jantar, foi-se para a rainha, e dês que fizeram seu prazer, disse a rainha: 

Se tu aqui tivesses rei Ramiro, que lhe farias?

O mouro então respondeu:


O que ele a mim faria: matá-lo.



Então a rainha chamou Ortiga que o aducesse da câmara, e ela assim o fez, e aduce o mouro, e o mouro lhe disse: 

És tu rei Ramiro?

E ele respondeu:

Eu sou. 

E o mouro lhe perguntou:

A que vieste aqui?

El-rei Ramiro lhe disse entom:

Vim ver minha mulher, que me filhaste a torto, ca tu havias comigo tréguas e nom me catava de ti.

E o mouro lhe disse:

Vieste a morrer, mas quero-te perguntar: se me tivesses em Mier, que morte me darias?

A lenda de Gaia, Jorge Magalhães e Baptista Mendes, 1976.
Imagem: O voo d'O Mosquito

El-rei Ramiro era muito faminto, e respondeu-lhe assim:

Eu te daria um capão assado e uma regueifa e faria-te tudo comer e dar-te-ia em cima uma copa cheia de vinho que bebesses; em cima, abrira portas do meu curral e faria chamar todas as minhas gentes, que viessem ver como morrias, e faria-te subir a um padrão e faria-te tanger o corno até que te hi saisse o fôlego. 

Então respondeu-lhe Abencadão: 

Essa morte te quero eu dar.

E fez abrir os currais, e feze-o subir em um padrão que hi entom estava; e começou rei Ramiro entom seu corno tanger, e começou chamar sa gente pelo corno, que lhe acorressem, ca agora havia tempo.

Significa: o Castello, Gaya;
o rio que lhe sai pela porta: o Douro, que a banha;
o Homem em trages pobres tangendo uma bozina: Ramiro;
o Pinheiro: o Bosque em que se embuscaram os seus cavalleiros,
para o ajudarem na empresa de resgatar a espoza D. Urraca.
Imagem: O Castello de Gaya

E o filho, como o ouviu, acorreu-lhe com seus vassalos, e meterom-se pela porta do castelo, e ele desceu-se do padrom adonde estava, e veio contra eles e tirou sa espada da bainha e descabeçando atá o menor mouro que havia em toda Gaia, andaram todos à espada, e nom ficou em essa vila de Gaia pedra sobre pedra que tudo não fosse em terra. 

E filhou rei Ramiro sa mulher com sas donzelas e quando haver hi achou e meteu na nave, e quando foram a foz de Ancora amarraram as barcas e comeram e folgaram, e D. Ramiro deitou-se a dormir no regaço da rainha e a rainha filhou-se a horar, e as lágrimas dela caeram a D. Ramiro pelo rosto, e ele espertou-se e disse porque chorava? 

Ramiro, Rex Terræ Portugalensis, 925-931.
Imagem: Wikipedia

E ela disse-lhe:

Choro por o mui bom mouro que ataste. 

E então o filho, que andava hi na nave, ouviu aquela palavra que sa madre dissera e disse ao padre:

Padre, não levemos connosco mais o demo.

Entom rei Ramiro filhou uma mó que trazia na nave e ligou-lha na garganta e ancorou-a no mar, e des aquela hora chamaram hi Foz de Ancora.

Ancora, uma vista tirada do Forte do Cão, 1909.
Imagem: Hemeroteca Digital

Este D. Ramiro foi-se a Mier e fez sa corte, e contou-lhe tudo como acaecera, e entom baptizou Ortiga e casou com ela e louvou-lhe toda sa corte muito, e pos-lhe nome D. Áldara, e fege nela um filho, e quando nasceu pos-lhe o padre o nome Alboazar, e disse entom o padre que lhe punha este nome porque seria padre e senhor de muito boa fidalguia. (1)


(1) Livros de Linhagens

Leitura relacionada:
O Castello de Gaya
Récits mythiques du Moyen Âge portugais
A lenda de Gaia dos livros de Linhagens : uma questão de literatura?

Sem comentários: