domingo, 7 de julho de 2024

Silva Porto, retratos de Adelaide

A portaria de 18 de Setembro nomeia dois pensionistas no estrangeiro: Silva Porto e Marques de Oliveira. Seguem juntos para Lisboa embarcando, rumo a França, em 29 de Outubro.

Qualquer equívoco nas repartições oficiais ocasionou um atraso na primeira mensalidade, como se depreende de uma carta de 11 de Dezembro, assinada pelo conselheiro António José Torres Pereira, enfermeiro mor dos Hospitais, director dos Negócios Administrativos do Ministério do Reino, na qual, em resposta a outra do pensionista, se diz estarem à disposição dos interessados, pela Agência Financial de Londres, as importâncias relativas aos meses de Novembro de 1873 até Junho de 1874 (à volta de 54.200 réis mensais).

Retrato de Adelaide Torres Pereira (detalhe), Silva Porto
Fundação Casa de Bragança

A demora, acrescenta o zeloso funcionário, foi por «não constar nesta Rep., nem o dia da sua partida, nem mesmo o da sua chegada a Paris». O conselheiro Torres Pereira morava no prédio junto ao Hospital da Ordem Terceira, frente ao pátio e traseiras da Academia de Belas Artes. Do seu rancho de filhos faz parte a menina Adelaide, ao tempo com uns onze anos, onze inocentes e risonhas primaveras.

Retrato de Adelaide Torres Pereira, Silva Porto
Varela Aldemira, Silva Porto (1850-1893)

Quem ousaria adivinhar? O pensionista de Paris, homem de contas certas, ao reclamar os dinheiros atrasados, dirigia-se ao seu futuro sogro. Por sua vez, o ilustre burocrata da capital, ao dar plena satisfação a um jovem artista seu desconhecido, estava escrevendo àquele que deverá ser um genro modelo (...)

A constituição de um lar estava no temperamento do paisagista crematístico, afeiçoado às do- çuras de uma existência regrada, e, para isso, o antigo arquitecto faz projectos calculados e orçamentados, avareza no trabalhar e gastar, diferente das unhas de fome na vulgar razão do amealhar.

Retrato de Adelaide Torres Pereira, Silva Porto
Fundação Casa de Bragança

Em 25 de Abril, precisamente o dia da abertura da grande Exposição da Promotora, de que já nos ocupámos, o pintor dirige uma carta à sua prometida Adelaide Torres Pereira, «a linda menina que mora defronte», dizia-se no pátio da aula de paisagem, a filha mais distinta do conselheiro Torres, ilustre burocrata conhecido dos pensionistas.

No canto superior da missiva, um raminho de flores impresso em relevo colorido precede as «duas palavras: amar e ser amado». A noiva está em Benfica: o artista não a esquece, apesar da distância impedir «contemplá-la maior número de vezes....

Retrato de Adelaide Porto, Silva Porto, 1882
Museu Nacional Soares dos Reis


Hoje é a abertura da Exposição, que certamente impede a visita habitual, rogando desculpas. O acontecimento maior para o artista, mal aflora na austera e sucinta epístola: a Exposição, uma palavra só, tudo, e por ela sacrificar a vida inteira, sem faltar um ano à chamada. A doença e o luto pelo pai da noiva atrasam o casamento, efectuado dois anos depois (...)

O Álbum ou Conversando, Silva Porto, 1885
(Maria Augusta Bordallo Pinheiro e  Adelaide Torres Pereira)
Varela Aldemira, Silva Porto (1850-1893)

O álbum, recolhido intimismo de duas senhoras, a esposa do artista e uma amiga folheando páginas ilustradas (mais conhecido por Conversando). Na pintura de interior, Silva Porto vence a timidez, garboso na presença de modelos familiares, os de casa e os de particular aproximação, o campónio humilde, a mansa bestiagem que não recusa a pose, amigos sem exigências para o caso de o retrato ficar menos «parecido». (1)


(1) Varela Aldemira, Silva Porto (1850-1893)

Artigos relacionados:
Silva Porto (falecido a 1 de junho de 1893)
Silva Porto (pequena biografia)
António Carvalho da Silva Porto, breve roteiro
etc.

Leitura relacionada:
Sara Beirão Antunes, Osdesenhos de Silva Porto no acervo artístico da SNBA
Ana Catarina Dantas, Silva Porto - Vida, Obra e a Sociedade Nacional de Belas Artes

Mais informação:
João Macdonald, Projecto L7885 Grupo do Leão

Tema:
Grupo do Leão

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