segunda-feira, 2 de março de 2020

A exposição de 1960 no British Council em Lisboa

Sobre a exposição "Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses" documentada com fotografia de Mário Novais no espólio fotográfico do Arquivo Municipal de Lisboa, apresentada em 1960 no Instituto Britânico (British Council).

A falta de referências publicas, por parte do British Council, ou outros, relativamente à mencionada exposição não nos permite avaliar a dimensão da mesma, nem qual a representatividade dos 19 registos fotográficos à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa.

No entanto, não entendemos o nome da exposição, onde as imagens representadas são do século XIX e não do século XVIII. Também a descrição das imagens no arquivo é descuidada e irreal, onde frequentemente o termo "caravela" aparece como sinónimo de embarcação.

Ao agrupar e cruzar referências com intenção de complementar a informação disponível, e ao mesmo tempo descobrir a origem e o trajecto de algumas das obras apresentadas, verificamos que a maioria são da autoria de Thomas Buttersworth, pintor de marinhas que nunca esteve Lisboa ou no Tejo.

A obra deste autor, representativa dos navios e das acções navais do seu tempo, é extensa. O cenário do Tejo, plácido ou furioso, foi muitas vezes palco para as suas composições.

Se por vezes os erros sistemáticos como a desproporcionalidade dos elementos representados (Torre de Belém, Bugio, Almaraz etc.), ou a sua inversão nas composições, ou ainda a inserção de algumas embarcações que nunca existiram no Tejo, denunciam o caracter teatral das suas pinturas, também nos ajudam a identificá-las.

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John Thomas Serres (v. artigo relacionado: A pequena tocha do mar)

Torre Velha, John Thomas Serres, c. 1801.
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Embarcações no rio Tejo junto à fortaleza de São José de Ribamar.
Exposição no British Council, Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses, 1960.
Arquivo Municipal de Lisboa

Sobre a Torre Velha, ou Fortaleza de S. Sebastião de Caparica, v. artigos dedicados: Cronologia breve da Torre Velha.

Joseph, ou Giuseppe, Schranz (v. artigo relacionado: Joseph Schranz e o Tejo)

Uma extensa vista de Lisboa no rio Tejo com a praça do Terreiro do Paço, a velha catedral e o castelo de S. Jorge.
Joseph, ou Giuseppe, Schranz, depois de 1834.
MAGNOLIA BOX

Panorâmica de Lisboa e do rio Tejo.
Exposição no British Council, Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses, 1960.
Arquivo Municipal de Lisboa

William Clarkson Stanfield (v. artigo relacionado: Ilustrações de Finden à vida e obra de Byron)

Belem Castle, Drawn by C. Stanfield, Engraved by E. Finden.
Biblioteca Nacional de Portugal

Torre de Belém no século XVIII.
Exposição no British Council, Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses, 1960.
Arquivo Municipal de Lisboa

Capt. Stephen Lushington

HMS Albion (Capt. S. Lushington) Laying off the Praça do Commércio, S. Lushington, 1854 (cf. descrição apensa).
[Caravela inglesa no cais do Terreiro do Paço].
Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses.
Arquivo Municipal de Lisboa

Thomas Buttersworth (v. artigo relacionado: Foz do rio Tejo em 1800)

Foz do Tejo, Thomas Buttersworth (1768 – 1842).
Bonhams

Embarcações à vela no rio Tejo próximo da Torre de Belém.
Exposição no British Council, Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses, 1960.
Arquivo Municipal de Lisboa

Uma fragata inglesa e uma chalupa armada calmamente no Tejo ao largo da Torre de Belém.
Thomas Buttersworth (1768 – 1842).
Bonhams

Caravela no rio Tejo próximo da Torre de Belém.
Exposição no British Council, Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses, 1960.
Arquivo Municipal de Lisboa

An armed naval cutter off the Belem castle Thomas Buttersworth, c. 1820 (cf. descrição apensa).
[Caravela no rio Tejo próximo da Torre de Belém]
E
xposição no British Council, Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses, 1960.
Arquivo Municipal de Lisboa

Cúter [ou chalupa] armado emergindo da foz do Tejo passado o Bugio, Thomas Buttersworth (1768 – 1842).
Bonhams

Caravela e barco à vela inglês no rio Tejo próximo da Torre de Belém.
Exposição no British Council, Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses, 1960.
Arquivo Municipal de Lisboa

Embarcações inglesas à vela no rio Tejo.
Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses.
Arquivo Municipal de Lisboa

Thomas Buttersworth (outras composições, os mesmos elementos também por vezes recuperados pelo filho James Edward Buttersworth)


Caravelas e barcos à vela no rio Tejo.
Exposição no British Council, Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses, 1960.
Arquivo Municipal de Lisboa

Caravelas no rio Tejo.
Exposição no British Council, Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses, 1960.
Arquivo Municipal de Lisboa

Caravela inglesa no rio Tejo.
Exposição no British Council, Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses, 1960.
Arquivo Municipal de Lisboa

Caravelas no rio Tejo.
Exposição no British Council, Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses, 1960.
Arquivo Municipal de Lisboa

Caravelas no rio Tejo, próximo da Torre de Belém.
Exposição no British Council, Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses, 1960.
Arquivo Municipal de Lisboa

Caravelas inglesas no rio Tejo próximo da Torre de Belém.
Exposição no British Council, Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses, 1960.
Arquivo Municipal de Lisboa

Caravela.
Exposição no British Council, Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses, 1960.
Arquivo Municipal de Lisboa

Outros autores

Praça do Commércio com o torreão ocidental em construção, c. 1840.
[O Terreiro do Paço].
Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses.
Arquivo Municipal de Lisboa


Panorâmica de Lisboa.
Exposição no British Council, Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses, 1960.
Arquivo Municipal de Lisboa

Procissão entrando na igreja da Madalena.
Exposição no British Council, Lisboa no século XVIII vista pelos Ingleses, 1960.
Arquivo Municipal de Lisboa


Rui Granadeiro, 2 de março de 2020


Leitura recomendada:
João Pedro d'Amorim. Diccionario de Marinha, Lisboa, Imprensa Nacional, 1841

Informação contextual:
Politics, Diplomatic Relations and Institutional Promotion through Modern Art – the British Art of the Twentieth Century Exhibition in Portugal, 1962

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