sábado, 11 de janeiro de 2020

O pintor Joaquim Marques (1755-1822)

Nasceo em Lisboa pelo tempo do terremoto: depois dos primeiros estudos nas Aulas, applicou-se á Pintura na Fabrica das caixas, ramo de que era director José Francisco del Cusco. 

Paisagem com animais e figuras, Joaquim Marques.
Veritas Art Auctioneers

Depois de passar os 5 annos de aprendizagem, continuou mais dez, até o de 1784, a empregar-se alli mesmo como ajudante para pintar seges, bandejas, &c. 

Paisaje bucólico con familia de pastores descansando cerca de un río con puente, atribuido a Joaquim Marques.
Abalarte Subastas


Por aqueles tempos achava-se Pillement em Lisboa, e era seu visinho; fez amizade com elle, e entrou no empenho de o imitar nas paisagens, e naquelles agradáveis caprichos, a que elle chamava a sua botânica imaginaria, porque se compunhão de flores, e plantas ideaes: cousa que pareceo muito bonita em quanto era rara. 

A southern landscape with figures beside a stream by Joaquim Marques.
Sotheby's

O nosso Marques soube imitar tão bem aquellas galantarias, que todos os curiosos quizerão ter alguma cousa da sua mão, ou fosse em tectos, ou em paredes, ou em painéis, ou em carruagens; nem seria fácil fazer menção de todas: seu Mestre José Francisco, se valia delle quando tinha a fazer cousas de maior empenho. 

Pormenor da casa de jantar do Palacete Pombal, à maneira "pillementina".
Pintura realizada, eventualmente, por Joaquim Marques.
Helena Sofia Braga

José Francisco del Cusco era Napolitano, foi Pintor de esmalte, e pintou em Madrid, para Carlos 3.° alguma loiça esmaltada. Casualmente veio depois a Lisboa por 1763 hum certo LaCroix fabricante de pentes, tinha achado o modo de dissolver o copal, e queria estabelecer huma fabrica de caixas, fez sociedade em 66, ou 67, estabeleceo-se a fábrica aos Aciprestes, e teve vários discípulos, que forão:

Miguel Francisco del Cusco, filho de José Francisco, que succedeo a seu pae na administração da fábrica. Florindo, que morreo moço. João Lopes, Sebastião Clemente Schiapapietra, Manoel dos Santos Freitas, José Pereira, e Luiz António. 

Cena campestre descanso no caminho, Joaquim Marques, MNAA.
Rocha Madaíl

Manoel dos Santos Freitas foi hum dos de maior habilidade, e era bastante empregado; mas dando-lhe a mania para ser admirador enthusiasta dos Francezes que invadirão este Reino, esteve prezo, e na cadêa com as saúdes que fez a Napoleão, escandalizou de tal modo os mesmos facinorosos, que hum delles o ferio gravemente no rosto com a navalha que lhe hia deitar ao pescoço. Foi por tanto degradado para hum presidio da Africa.

Carregadores à beira-rio, e barqueiros, Joaquim Marques.
Rocha Madaíl

Luiz António pertence a huma familia oriunda da Ásia, chamada dos Chinas. Alexandre Metello tendo ido como Embaxador á China no tempo do Senhor D. João o 5.°,fez conhecimento em Macáo com Alexandre Geraldes, Chinez de Nação, e o induzio a que se baptizasse, e viesse com elle para Lisboa. Aqui teve nove filhos de ambos os sexos. António da Silva Geraldes, hum dos mais velhos, aprendeo a pintar com hum estrangeiro, e foi Mestre de seu filho João, e de seu filho Ambrósio José. Fez hum painel para a Ermida do Resgate, e pintava laminas de cobre para os devotos, teve discípulos que pintavão em vidro.

Grupo de sécias e peraltas preparando-se para um passeio no Tejo, Joaquim Marques.
Rocha Madaíl

Luiz António, que era neto de Alexandre Geraldes, e ficou sem pae em 1736, começou a estudar a Arte com hum certo Nicoláo Tolentino Botelho, homem de cor, que fora discípulo de seu tio António da Silva. Da escola do Nicoláo passou para a de José Francisco del Cusco na fábrica das caixas, e nella permaneceo constantemente apezar do partido que por intriga do dito LaCroix se levantou contra José Francisco, a favor de Monsieur Gerarde, novo Mestre de Desenho. Por estes annos veio para a fábrica mais outro Pintor estrangeiro, por appelido o Carobene, que era muito bom, mas esteve pouco tempo.

Pescadores à beira de um rio puxando as redes, Joaquim Marques, MNAA.
Rocha Madaíl

Manoel Caetano desejou, e conseguio ter inspecção sobre muitos Pintores dos que se empregavão em Queluz, e os poz, mesmo os bons, no predicamento de jornaleiros, mas em recompensa lhe fazia grandes interesses, contando ás vezes, segundo o excesso que fingia exigir, hum dia por 2, 3, 4, e mesmo 5 dias. Joaquim Marques que era como Vice-Inspector, e dirigia tudo, utilisava frequentemente 12, 16, 20 rs. cada dia. 

Alegoria ao príncipe-regente D. João, Joaquim Marques.
Rocha Madaíl

Nunca a Arte da Pintura foi tão mecânica, nem a d'Arquitectura tão liberal.

O Cais do Sodré em 1785, Joaquim Marques, MNAA.
Os africanos em Portugal

Morreo a 21 de Maio de 1822. Jaz na Igreja de S. José de Lisboa. (1)


(1) Cyrillo Volkmar Machado, Collecção de memorias... [ed. orig., 1823]

Leitura relacionada:
Rocha Madaíl, Documentação artística do pintor lisbonense Joaquim Marques (1755-1822), Revista Municipal n.° 46, 1950

Artigos relacionados:
O naufrágio do San Pedro de Alcántara
O Tejo de Jean-Baptiste Pillement

Sem comentários: