Os embaixadores ingleses chegaram a Lisboa em setembro de 1661. O primeiro a desembarcar foi Edward Montagu (1625-1672), i.e., Embaixador Extraordinário e Conde de Sandwich. Foi seguido por Sir Richard Fanshaw (1608-1666), que chegou a Lisboa alguns dias depois.
A magnífica entrada do embaixador e almirante Montagu em Lisboa |
"O Magnifique Entrada do Ambassador e Admiral Montagu em Lixboa" and "The Entrance of the Lord Ambassador Mountague into the Citty of Lisbone the 28 day of March 1662" Dedication to Lord Montague in Latin in three lines in the lower margin: "... Dedicat Theodorus Stoop suae Matis. Regina Anglia Pictor" cf. British Museum Rijksmuseum |
Entre os membros destacados da comitiva de Montagu dever-se-ia mencionar o pintor Dirck van der Stoop, também conhecido por Dirck Stoop (c. 1610-1680), que produziu duas séries de esboços, com um total de dezesseis descrições iconográficas das celebrações do casamento.
Touros Reays nas Festas do Casamento da Raynha da Gran Bretanha Em Lisboa, Dirck Stoop, 1662. British Museum |
A primeira série retrata as festividades aclamando o casamento real e a segunda algumas vistas panorâmicas de Lisboa [...]
Com respeito à primeira série, inclui oito gravuras: "O Magnifique Entrada do Ambassador e Admiral Montagu em Lisboa"; "Touros Reays nas Festas do Cazamento da Rainha da Gran Bretanha em Lisboa 1661"; "Reais Festas e Arcos Triunfais que se fizerão na Partida da Sereníssima Donna Catarina Raynha da Gram Bretanha"; "Vista de Lisboa e como a Rainha da grã Bretanha se Embarquo para Inglaterra"; "O chegado duque Jorck no Cannal entre o froto d’Englaterra"; "Dis Embarcação da Rainha da Gran Bretan em Portsmuit"; "Passage del Rey de gran Bretanha Carolo II e o Rainha Dona Catarina de Portsmuit per a Hamton-Court" and "Entrada publica que a S.ma Rainha da G.B. fés na cidade de Londres e como magnificamente foi recebida da noboesa e povo della em 2 de Sept. 1662".
Para mais informação sobre estes esboços, veja-se Soares, 1954: 106-110. Relativamente à primeira gravura da série, deveriamos mencionar que se refere à segunda chegada a Lisboa depois da viagem a Tânger e não aquela que teve lugar em 1661.
Gezicht op de stad en de haven van Lissabon, Dirk Stoop, 1662. Rijksmuseum |
[A segunda série:] "A vista geral de Lisboa”, "A Torre e entrada da Barra de Bellem"; "O Convento de St. Hierónimo em Bellem"; "a vista de Santo Amaro e prospectiva do lugar de Bellem"; "o Palácio do Infante D. Pedro em o Corpus Sancto em Lisboa"; "o Palácio Real de Lisboa"; "a vista do Convento da Madre de Deus" e "o Rio Tejo e a Cidade de Lisboa". (1)
(1) Susana Varela Flor, "que las riquezas del mundo parecian estar alli cifradas"
Mais informação:
António de Sousa de Macedo Relacion de las fiestas que se hizieron en Lisboa...
Lillias Campbell Davidson, Catherine of Bragança..., London, John Murray, 1908
José Manuel Garcia, A genealogia das imagens de Lisboa entre 1662 e 1707
Susana Varela Flor, Aurum reginae or Queen-Gold...
Rolf Kemmler, O casamento real de D. Catarina de Bragança em 1662...
Soares, Ernesto (1954): Dicionário de Iconografia Portuguesa. Suplemento, Lisboa: Instituto de Alta Cultura. Sousa, António Caetano de (2007): "Da Infanta D. Catharina, Rainha da Grãa Bretanha" in História Genealógica da Casa Real Portuguesa. vol. VII, Ed. QuidNovi/Público, Academia Portuguesa de História, [1735-49].
Artigos relacionados:
Os conjurados de 1640
Catarina de Bragança por Dirk Stoop
Um segundo quadro de Filipe Lobo
O palácio e o chafariz
Alcântara (o baluarte)
Palácio do Corpo Santo
Iconografia de Lisboa (5.ª parte)
Iconografia de Lisboa (6.ª parte)
Vistas de Lisboa (3)
Vistas de Lisboa (4)
Vistas de Lisboa (5)