segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Grupo do Leão (8.ª. exposição, 1888)

Porque desertassem est'anno, de proposito ou por acaso, certos artistas dispensaveis e outros de graúda marca, distrahidos pela suave preguiça emoliente, aconselhados esquerdamente por caprichos insondaveis, ou entretidos com tarefas absorventes, apareceu parcamente abastecida a oitava exposiçao do Grupo, — que merece a valer uma letra maiuscula pela usança pertinaz de familiarisar o bom publico desconfiado, avesso e timorato, com os seus voluntarios e independentes concursos, levados a cabo com regularidade, dentro de prasos conhecidos. (1)

Silva Porto pintando, Marques de Oliveira.
Imagem: MatrizNet

O grupo chamou-se do Leão, por causa de um café da rua do Principe...

O Grupo do Leão, Columbano Bordalo Pinheiro, 1885.
Representados, da esquerda para a direita: em fundo, João Ribeiro Cristino, Alberto de Oliveira, criado Manuel, Columbano, criado António, Braz Martins; sentados, em segundo plano, Manuel Henrique Pinto, João Vaz, Silva Porto, António Ramalho, Rafael Bordalo Pinheiro; em primeiro plano, José Malhoa, Moura Girão, João Rodrigues Vieira.
Imagem: MNAC

8.° Salão, Exposição d'Arte Moderna, 1888

Exposições de Quadros e d'Arte Moderna (1881-1889)
Catálogos Illustrados
Publicados por Alberto d'Oliveira
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BASTOS (J. T.) — R. do Rodrigo da Fonseca, 3, 1.°
(Júlio Teixeira Bastos, pesquisa google)

1 — O jardineiro. 

2 — O caldeireiro.
[cf. Catálogo da exposição]

3 — Cabeça de velho.

4 — Paizagem.

5 — Paizagem.

6 — Paizagem.

7 — Paizagem. Pertence a Alberto Bastos.

CHRISTINO DA SILVA (J. R.) R. da Saudade, 9, Leiria.
(Ribeiro Cristino, pesquisa google

8 — Matta da Corujeira. 

9 — Ruinas do Castello de Leiria.

10 — O vestido para a noiva.

CONDEIXA (E.) R. da Madre Deus, 25 , 1.°
(Ernesto Condeixa, pesquisa google

11 — A noite, esboc. para um teto d'alcova.
[cf. Catálogo da exposição]

12 — O serão, effeito de luz artificial.
[cf. Catálogo da exposição

13 — Olhando a tempestade.

14 — A praia do inglez morto, P. d'Arcos.

15 — O mar ao meio dia.

16 — O estendal da roupa em Linda a Velha.

17 — Uma rua d'aldêa.

18 — Antiga officina de meu pae.

GRENO (A. C. M.) T. de S. Mámede, 38 , 1.°
(Adolfo Cesar Medeiros Greno, pesquisa google

19  — Antes do trabalho.

20 — Caminho da fonte.

21 — Um idylio.

GRENO (D. J. G.) T. de S. Mamede, 38 , 1.°
(Josefa Greno, pesquisa google)  

22 — Fructos d’outomno.
[cf. Catálogo da exposição]

23 — Fructos d'outomno. Pertencem ao sr. Sotto Maior.

24 — Amores perfeitos.

25 — Maravilhas e flores de campos.

26 — Rosas e amores perfeitos.

27 — Rosas e morangos.

28 — Margens do Vouga.

29 — Paizagem, estudo.

30 — Desprotegido de fortuna.

31 — Camarões e flores de pereira.

 32 — Malvaiscos, pastel.

 33 — Um friorento, pastel.

GYRÃO (J. de S. M.) T. da Conceição, á Lapa, 13.
(Moura Girão, pesquisa google

34 — O que será? 

35 — Cabeça de gato.

36 — Um gallo.

37 — Um gallo.

MALHOA (J.) C. Nova de S. Francisco, 10.
(José Malhoa, pesquisa google)
(Nuno Saldanha, José Vital Branco MALHOA (1855-1933): o pintor, o mestre e a obra - GL8)
 
38 — Descripção da batalha d’Asseiceira.

39 — A noiva.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 367, 1 de março de 1889]

A noiva, José Malhoa, 1888.
Imagem: Joni Duarte

40 — Um collecionador.
[cf. Catálogo da exposição]

Um coleccionador, José Malhoa, 1888.
Imagem: Nuno Saldanha, José Vital Branco MALHOA...

41 — Crepúsculo.
[cf. Catálogo da exposição

42 — O aboboral.

43 — Medalhão dec. para a C. M. de Lisboa.

44 — Medalhão.

PINTO (M. H.) Escola "Jacome Ratton", Thomar.
(Manuel Henrique Pinto, pesquisa google)

45 — Ribeira de Niza. 

46 — Margens do Nabão.

47 — Aldeia da Cruz.

QUEIROZ (J.) R. Luz Soriano, 156,  2.°

48 — Utensilios de cosinha.

49 — Parreira do Estoril.

50 — Uma rua de Cascaes.
[cf. Catálogo da exposição

51 — Praia do Estoril.

RAMALHO (A.) R. do Loreto, 61, 2 .°
(António Ramalho, pesquisa google)

52 — Retrato.

SALGADO (J. V.) R. Denfert-Rochereau, 37, Paris.
(Veloso Salgado, pesquisa google)

53 — Grande rua de Malestroit.
[cf. Catálogo da exposição]

54 — A ceifeira de milho preto, Bretanha.

SILVA PORTO (A. G.) Escola de Bellas-Artes.
(Silva Porto, pesquisa google)
(Silva Porto, pesquisa MatrizNet)

55 — Volta para a arribana, arr. de Lisboa.
[cf. Catálogo da exposição

56 — Caminho da seara, Caldas das Taipas.

57 — Paizagem, arredores de Lisboa.

58 — Ponte velha, Caldas das Taipas.

59 — Praia dos pescadores. Povoa de Varzim.

60 — Estrada de S.<sup>to</sup> Eloy, arr. de Lisboa.
[cf. Catálogo da exposição]

61 — Casal do Falcão, Carnide.

62 — Poço na Ormeira, arredores de Lisboa.

63 — Na volta do mercado, arr. de Lisboa. Pertence ao sr. Abel Accacio.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 366, 21 de fevereiro de 1889]

Na volta do mercado, Silva Porto, 1888.
Imagem: Hemeroteca Digital

SOUZA PINTO (J. J.) R. da Alegria, 142, Porto.

64 — O doentinho, salon de 1887. 

65 — Pescador da Povoa de Varzim, pastel.

66 — Typo de Vallongo, pastel.

VAZ (J.) R. da Infancia, 18, 2.°
(João Vaz, pesquisa google)

67 — Santa Maria de Belem.

68 — A saída da Missa.

69 — Sol posto, Santarém.

70 — A Papôa, Peniche.

Peniche [A Papôa?, 1888?], João Vaz.
Imagem: MatrizNet

71 — A eira.

72 — Uma rua, de Santarém.

73 — Santa Clara, Santarém.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 366, 21 de fevereiro de 1889]

Santa Clara, Santarém, João Vaz, 1888.
Imagem: Setúbal Digital

ESCULPTURA

[...]


(1) O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 366, 21 de fevereiro de 1889

Críticas publicadas:
O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 366, 21 de fevereiro de 1889
O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 367, 1 de março de 1889

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