quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Esboços da vida portuguesa (1 de 3), A.P.D.G.

Os seguintes esboços foram desenhados da vida. Não reclamam outro mérito na sua composição para além daquele de oferecer — até onde vão — um delinear fiel das maneiras, dos costumes e do carácter portugueses.

Saloia vendendo fruta, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

O autor teve o cuidado de observar uma adesão rígida apenas aos factos; e aos respeitáveis, ​​e sem preconceitos, residentes britânicos em Portugal que conhecem, embora superficialmente, os hábitos do povo, apela com confiança para corroborarem a verdade dos seus quadros.

Descarga de barco da palha e mulheres despejando as calhandras, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

Em apologia aos defeitos literários do presente volume, o autor não tem uma sílaba a dizer:excepto, que ninguém pode ser mais sensível a esses defeitos do que ele próprio.

Mas ele aventurou-se a acreditar que o conhecimento íntimo do assunto poderia ser considerado para redimir as numerosas imperfeições de método e estilo; e será perdoado por ter sentido que, pelo menos, possuía algumas superiores qualificações para a sua tarefa, em relação aos escritores que, após uma mera residência de alguns meses, semanas ou mesmo dias em Lisboa, sem hesitação empreenderam descrever todos as peculiaridades do povo e do país.

Lugar de atracagem em Belém, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Para permitir ao leitor o julgamento das oportunidades assim desfrutadas, pelo autor, de uma longa e íntima comunicação com a sociedade portuguesa, ele tomará a liberdade de exprimir em poucas palavras a posição pela qual se veio a encontrar naquela nação.

Banhos no Tejo, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

Aos vinte anos de idade, e no ano de 1798, o autor entrou na administração pública portuguesa e aí seguiu até 1804: quando se sentiu incapaz de resistir durante mais tempo à torrente de intrigas, a que todo estrangeiro nesse serviço é submetido, desistiu temporariamente tanto do seu país adoptado como da sua profissão.

Contudo, em 1809, foi-lhe oferecida uma situação vantajosa no departamento de abastecimento do exército britânico, então em Portugal, e ele regressou a esse reino, com vantagens possuídas por poucos da sua nacionalidade:um bom conhecimento da língua e do povo. 

Costumes de Lisboa, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

É principalmente a partir da experiência desta segunda residência de muitos anosque apenas terminou recentemente,que ele tentou descrever o estado da sociedade em Portugal. 

O desgosto, em tempos provocado na sua mente pelo tratamento injusto há muito tempo que cessara; e ele é consciente mais da sua parcialidade por, do que do preconceito contra, os portugueses e seu país.

Regresso a casa após o mercado em Lisboa, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

Da maioria das cenas mencionadas, o autor foi ele próprio testemunha ocular: — embora todas elas ou são em si tão conhecidas no país, ou pelo menos aí devem ser tão familiarmente reconhecidas como características, que o autor sente que por mais extraordinárias que sejam, algumas das suas descrições não parecem dar a impressão que a sua autenticidade possa ser questionada.

Mas se o leitor se mostrar céptico, deixe-se que tome referências de qualquer um que tenha residido em Portugal. 

Provincia de Beja, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

Como o autor não teve, inicialmente, outra intenção senão a de ilustrar seus poucos desenhos por curtas anotações, o volume, em que estas gradualmente aumentaram pode-se vangloriar, teme, de pouca conexão ou ordem; e, como ele não tem disposição para infligir um trabalho mais longo sobre o mundo, muito ele sabe, foi deixado por dizer sobre os costumes dos portugueses na vida privada. 

Dia de Côrte no Rio de Janeiro, beija-mão, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

Todavia lamenta esta omissão a menos que o assunto tenha sido já abordado por outros; e ele preferiu limitar-se a temas que foram completamente negligenciados por escritores precedentes.

Festa no Rio de Janeiro, um castrado a cantar, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

No que diz respeito aos dois assuntos em entrou, o autor deseja, no entanto, ser-lhe permitido oferecer algumas palavras de explicação prévias. A justa autora de algumas das ultimas Letters from Portugal (Lisbon in the years of 1821, 1822 and 1823, Marianne Baille), no prefácio, declarou o seu princípio, de que "toda a verdade não deve ser sempre dita:" — um princípio insensato, justificado, no seu caso, pelos sentimentos sensíveis e delicados que são o encanto mais doce de seu sexo. 

Mas, sobre o observador masculino nesse país, uma obrigação semelhante de silêncio não pode, em igual grau, ser imposta.

Sege (chaise), A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

Ele deve testemunhar muitas cenas a que a delicadeza de uma dama inglesa será poupada; Ele pode muitas coisas, às quais ela recuaria com aversão e vergonha, e pode, sem impropriedade, entrar em detalhes de hábitos e circunstâncias, aos quais a modéstia dela nem sequer permitiria aludir.

Dos costumes de um país como Portugal, nenhuma inglesa delicada pode ser uma repórter total e exacta; — e o autor confia que o leitor mais exigente não se ofenderá com os delineamentos das maneiras, que são mais grosseiras do que os esboços de uma mão feminina, só porque eles são verdadeiramente, no mesmo nível, mais fieis.

Dragões portugueses, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

O segundo ponto da explicação do autor se refere a um tema mais sério. Quando o cristão protestante visita Portugal, é surpreendido constantemente por testemunhar a conversão de todas as associações mais sagradas da sua fé, em objetos de superstição grosseira e degradante, insensíveis murmúrios e fraude atroz.

Nossa reverência pelas coisas sagradas revolta-se com a sua exibição em cores ridículas — e ainda mais na distorção blasfema; e, a menos que justificada pelo objeto, até mesmo a relação ao facto repete a ofensa.

Pedindo para as Festas da N. S.ra da Atalaia, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

É provavelmente por algum sentimento deste tipo que a justa escritora acima mencionada se proibiu formalmente de entrar nalguma particularidade sobre o estado de religião em Portugal. Mas o autor das páginas seguintes julgou de outro modo os deveres do seu ofício.

Loja de escravos no Rio de Janeiro, um mercador de Minas a discutir o preço, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

Num período como o presente, quando a milícia da Igreja Papal renovou perigosamente a sua actividade, eles devem ser encontrados pela exposição. 

Um enterro, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

Os cidadãos católicos romanos destas ilhas merecem, talvez, nenhuma censura pela tentativa de remover suas deficiências civis; mas quando os defensores da sua causa se esforçam por fazer luz sobre as distinções da fé reformada, como argumento da sua própria pureza, é justo que o protestante deva ser autorizado a julgar por si mesmo essas diferenças.

Dia de Todos os Santos no convento de S. João de Deus, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

E isso não pode ser feito mais eficazmente do que expondo as abominações dos romanizados e a conduta de seus ministros, num país onde ambos perderam os limites. Com este ponto de vista, e satisfeito com a suficiência do seu objeto, o autor entrou com ousadia, ampla e totalmente no assunto.

Procissão do Senhor dos Passos da Graça, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

Ele não se sente responsável nem pelo grosseiro absurdo nem pela impiedade blasfema das cerimônias que é chamado a descrever: mas, sinceramente ligado à fé pura e reformada desta feliz terra, está ansioso por renunciar a qualquer projeto de leviandade indecente, e fervorosamente depreciar a probabilidade de seus motivos estarem equivocados.

São Francisco na procissão de Santo António, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

Cabe ao autor apenas acrescentar que os desenhos do presente volume são todos seus: — com excepção dos três que tratam das execuções militares e civis. 

Execução civil, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

Esses foram dados ao autor por um cavalheiro que os recebeu como presente de um oficial britânico, testemunha presente nos factos que descrevem. 

Execução dos conspiradores em 1817, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

O autor sentiu-se mais feliz por essa valiosa aquisição, pela circunstância disso ser capaz de atestar a sua exactidão, tendo também ele estado presente nas mesmas cenas;

Execução dos conspiradores em 1817, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

e confia que a sua inserção neste pequeno trabalho será visto por esse oficial (se ele alguma vez o ver) como um testemunho da estima do autor pelos seus talentos. (1)


(1) A.P.D.G., Sketches of portuguese life, manners, costume and character, London, Geo. B. Wittaker, 1826

Notas críticas:
The New Monthly Magazine

Sem comentários: