D. João III e o núncio apostólico da Índia, ou A partida de São Francisco Xavier em 1541, Imagem: Wikipédia |
[...] é interessante seguir os passos do capitão e pintor José Pinhão de Matos, mais um desses casos de artista, ainda mal estudado, com acção ambulatória pelo Império, entre Goa e Lisboa, Pernambuco e Salvador, ora agindo como militar, ora como negociante, ora como cartógrafo, ora como pintor de óleo, brutesco e perspectiva...
Fachada meridional do Palacio dos Condes de Villa Franca (depois Condes da Ribeira Grande) segundo o quadro a oleo por Simão Gomes dos Reis [e/ou José Pinhão de Mattos] / na Academia R. das Bellas Artes [cf. Júlio de Castilho, Lisboa Antiga. Bairros Orientais, vol. VIII, p.89.] Subs. - 15 de Anosto de 1886 J. J. de Castilho (à esq., ao fundo). Dim. - 29 7 X 213 mm. de vista. Proc. - Litografia. Imagem: O Palacio Ramalhete nas Janelas Verdes... |
Apurei que seu filho, o escravo pardo Simão Gomes dos Reis, vivia em Lisboa em 1739 e seguia, já alforriado e liberto pelo testamento paterno, a actividade pictórica que lhe fora ministrada por seu defunto pai.
Vista de Goa, José Pinhão de Matos. Imagem: Encompassing the globe: Portugal and the world in the 16th & 17th centuries |
O Panorama da Cidade de Goa (com medalhão da Chegada de S. Francisco Xavier à Índia), pintado para o Colégio jesuítico da Cotovia e hoje no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa, é obra da autoria de José Pinhão de Matos e de seu filho, em associação, tal como uma grande tela do Panorama de Lisboa (com medalhão da Partida de S. Francisco Xavier para a Índia), com que emparceira. (2)
(1) Cyrillo Volkmar Machado, Collecção de memorias... [ed. orig., 1823]
(2) Vítor Serrão, Os Programas Imagéticos na Arte Barroca Portuguesa...
Mais informação:
Encompassing the globe: Portugal and the world in the 16th & 17th centuries
José Pinhão de Matos, pintor , decorador e dourador
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