sexta-feira, 12 de julho de 2019

Santa Catarina do Monte Sinai (2 de 4): no painel central do Retábulo de Santa Auta

A única outra pintura que mostra carracas portuguesas, com detalhe semelhante [a "Portuguese Carracks off a Rocky Coast", Royal Museums Greenwich, referida no artigo precedente], é o painel central do retábulo de Santa Auta.

Retábulo de Santa Auta, painel central, Martírio de Santa Úrsula e das Onze Mil Virgens, c. 1520-1525.
Wikipédia

Esteve anteriormente na capela de Santa Auta (c. 1522, pensando-se que seja coevo), no convento de Xabregas, [então] fora de Lisboa: hoje encontra-se no Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.

Santa Auta foi uma das companheiras míticas de Santa Úrsula. O martírio de Santa Auta em Colónia é o tema do primeiro plano e a marinha está representada em fundo. Em 1972 o Ministério de Educação Nacional, Instituto de Alta Cultura, Centro de Estudos de Arte e Museologia, publicou um estudo sobre o retábulo (com referência à pintura que se encontra no National Maritime Museum) intitulado "Retábulo de Santa Auta: estudo de investigação", mas infelizmente não é ilustrado.

Retábulo de Santa Auta, painel central, Martírio de Santa Úrsula e das Onze Mil Virgens (detalhe), c. 1520-1525.
Wikipédia

Seja qual for a sua origem, a pintura apresentada exemplifica a emancipação da paisagem e do mar. O artista considerou ambos os temas merecedores de larga escala — numa data precoce — demonstrando a sua validade em pinturas de tamanho consideravel. Tanto quanto sabemos, neste momento, é a mais antiga representação do tema "marinha" para um propósito secular em vez de religioso. (1)


(1) Royal Museums Greenwich

Informaçao relacionada:
Richard Barker, Showing the flag in 1521: wafting Beatriz to Savoy
Richard Barker, Sources for Lusitanian shipbuilding
Ana Isabel Buescu, A infanta beatriz de portugal e o seu casamento na casa de Sabóia (1504-1521)
Santa Catarina do Monte Sinai (military wikia)
Master of Seas

Sem comentários: