domingo, 23 de outubro de 2016

Grupo do Leão (6.ª exposição, 1886)

Emfim, noto que o amador insinua se e cresce d'anno para anno, n'estas exposições, installa-se, toma posse. Que os do grupo do Leão se acautelem, contra esse invasõr sorrateiro, mas terrivel. Em qualquer ramificação das artes, litterarias ou plasticas, o amador á o inimigo, o damninho bicho parasita, que enreda, fura, e estraga. É o falso entendedor, que tem opiniões perigosas e altaneiras, para uso das suas relações; é, misturado n'uma sociedade desprenida d'artistas authenticos, como era torpe verruga obscena maculando um corpo são; é um cogumello de má casta, assoberbante e venenoso; é uma peste, besta de destroço, um tropêço, um lacrau, um escalracho, herva ruim! (1)

Soirée chez lui ou Concerto de amadores, Columbano, 1882.
Da esquerda para a direita: Maria Augusta Bordalo Pinheiro, Adolfo Greno, um cantor italiano, Josefa Greno e Artur Loureiro ao piano.
Imagem: MNAC

É curioso decerto, mas não é estranhável, o facto de que a única obra de arte poderosa e original que em Portugal tem produzido a pintura, obra aliás admitida no Salon de Paris em 1883 1882, foi por um júri português rejeitada de uma exposição constituída pelas obras banais do mais banal. (2)

O grupo chamou-se do Leão, por causa de um café da rua do Principe...

O Grupo do Leão, Columbano Bordalo Pinheiro, 1885.
Representados, da esquerda para a direita: em fundo, João Ribeiro Cristino, Alberto de Oliveira, criado Manuel, Columbano, criado António, Braz Martins; sentados, em segundo plano, Manuel Henrique Pinto, João Vaz, Silva Porto, António Ramalho, Rafael Bordalo Pinheiro; em primeiro plano, José Malhoa, Moura Girão, João Rodrigues Vieira.
Imagem: MNAC

6.° Salão, Exposição d'Arte Moderna, 1886

Exposições de Quadros e d'Arte Moderna (1881-1889)
Catálogos Illustrados
Publicados por Alberto d'Oliveira
clique para aceder


PINTURA E DESENHO

BASTOS (J. T-) R. do Rodrigo da Fonseca, 3 , 1.°

1 — Na taberna.
[cf. Catálogo da exposição]
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 294, 21 de fevereiro de 1887]  

CHRISTINO DA SILVA (J. R.) R. da Graça, 47, 2.°
(Ribeiro Cristino, pesquisa google

2 — Na eira.
[cf. Catálogo da exposição]
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 294, 21 de fevereiro de 1887]

3 — Barracas em Pedrouços.
[cf. Catálogo da exposição]

4 — Estrada antiga.

CONDEIXA (E.) R. da Madre de Deus, 23.
(Ernesto Condeixa, pesquisa google)

5 — Um pescador.
[cf. Catálogo da exposição]
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 294, 21 de fevereiro de 1887]

Um pescador ou Vinda da Faina, Ernesto Condeixa, 1886.
Imagem: Palácio do Correio Velho

6 — Na cocheira.

7 — Cabeça de velho, estudo.
 
8 — Pionias francezas.

9 — Rosas e cravos.

10 — Fructos e legumes.

11 — Bosque de Meudon, arred. de Paris.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 294, 21 de fevereiro de 1887]

12 — Perto de Carnachide.

13 — Na Tapada d’Ajuda.

14 — Marly-le-Roy, arred. de Paris.

15 — Um pateo em Paris.

16 — Um discípulo.

17 — Uma viéla no Porto.

18 — Praia de Paço d’Arcos.

19 — Fructos vários.

20 — Retrato da sr.ª D. E. C.
[cf. Catálogo da exposição]

21 — Retrato da sr.ª D. C. M.

22 — Retrato da sr.ª D. O. B.

23 — Retrato do sr. A. Alberto.

24 — Retrato do sr. J. A. M.

25 — Retrato do sr. P. R.

DUARTE (A. R.) R. dos Ourives, Rio de Janeiro.

26 — Retrato do sr. Dr. Francisco Ferraz de Macedo.

27 — Retrato da sr.ª D. Ferraz de Macedo.

28 — Retrjatos dos meninos Fêrraz de Macedo.

GOMES (D. H.) Rua da Cruz dos Poyaes, 49.

29 — A entrada.

GRENO (A. C. M.) T. de S. Mamede, 38 , 1.°
(Adolfo Cesar Medeiros Greno, pesquisa google)

30 — Arabe, estudo.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 294, 21 de fevereiro de 1887]

31 — Pepita, estudo.

32 — Meditação.

33 — Ostras e mimosas.

34 — Fructos d’outomno.
[cf. Catálogo da exposição]

35 — A vocação.

36 — Pionias.

37 — Ostras e camarões.

38 — Papolas e botoes d’ouro.
[cf. Catálogo da exposição]
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 294, 21 de fevereiro de 1887]

39 — Flores de campo.
[cf. Catálogo da exposição]

40 — Pecegos.

41 — Pecegos e rosas.

42 — Pionias.

43 — Rosas e despedidas de verão.

44 — Rosas.

45 — Uvas e melancia.

46 — Mimosas.

47 — Malvaiscos.

48 — Lilases.

49 — Paisagem.

GYRÂO (J. de S. M.) R. da Conceição, á Lapa, 13.
(Moura Girão, pesquisa google

50 — Elle e ellas.
 
51 — Boa refeição.
[cf. Catálogo da exposição]

52 — Pato.

53 — Em Bellas.

54 — Um sultão.
[cf. Catálogo da exposição]

55 — Coelhos. Pertencem ao sr. J. H. S.

MALHOA (J.) Calçada Nova de S. Francisco, l0.
(José Malhoa, pesquisa google)
(Nuno Saldanha, José Vital Branco MALHOA (1855-1933): o pintor, o mestre e a obra - GL5)
 

56 — O duque das cidades d’Africa.

57 — O bando de S. Jorge.
[cf. Catálogo da exposição]

O Bando de S. Jorge, José Malhoa, 1885, apresentado na 6.a Exposição d'Arte Moderna, em 1886.
Imagem: Cabral Moncada Leilões

58 — Os archeiros.

59 — Praia dos Corvos, Seixal.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 294, 21 de fevereiro de 1887]

Corvos, Seixal, Praia, José Malhoa, 1885.
Imagem: Hemeroteca Digital

Seixal [Moinhos na Ponta dos Corvos] José Malhoa, 1905, 1885.
Imagem: Ilustração Antiga

60 — Cabeça, estudo.

61 — Retrato do sr. L. (Pastel).

MARTINS (J. J. C.) Thomar.
(Cipriano Martins, pesquisa google

62 — Egreja de S. João, Thomar.

Igreja de S. João, Tomar, Cipriano Martins 1886.
Imagem: Porto da Lage

63 — Uma rua em Thomar.

64 — Cabeça de garoto.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 294, 21 de fevereiro de 1887]

65 — Margens do Rio Nabão.

66 — Esperando a vez.

67 — Retrato de criança, desenho a carvão. 

ORTIGÃO (D. B.) G. dos Caetanos, n.° 30.
[v. informação relacionada: D. Bertha Ortigão na Cova da Piedade em 1886]

68 — O valle de Mourellos no outomno.

69 — O Lavadouro da quinta do Brejo.

70 — Esquina da estrada do Pombal.

71 — Taruca, Carocho e Farrusco.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 294, 21 de fevereiro de 1887

72 — Rosas.

73 — Rosas.

74 — Arenques e vinho branco.

75 — Os moinhos do Pragal.

76 — Mademoiselle.

77 — Prato decorativo.

78 — Idem.

79 — Idem.

80 — Idem.

81 — Idem.

82 — Idem.

83 — Idem.

PINTO (M. H.) R. d’Elvas, Portalegre.
(Manuel Henrique Pinto, pesquisa google)

84 — Ponte velha, Portalegre.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 294, 21 de fevereiro de 1887]

85 — Na Santarém, Figueiró.

86 — Idem. 

RAMALHO (A.) R. do Loreto, 61, 2.°
(António Ramalho, pesquisa google)

87 — Retrato do menino Gil Guedes Cabral.
[cf. Catálogo da exposição]

88 — Retrato da menina Margarida G. Cabral.
[cf. Catálogo da exposição]
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 294, 21 de fevereiro de 1887]

89 — Retrato do menino Eduardo Fontes Ganhado.
[cf. Catálogo da exposição]

90 — Paisagem.

91 — N’um atelier d’esculptor. Pert. ao sr. Conde da Praia e Monforte.

REIS (C.) R. da Conceição, 18, 3 .°, á Praça das Flores.
(Carlos Reis, pesquisa google)

92 — No atelier.
[cf. Catálogo da exposição]

93 — Jardim botânico.

94 — Retrato de J. V.

95 — Andalusa.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 294, 21 de fevereiro de 1887]

96 — Caminho da floresta.

SILVA PORTO (A. C.) Escola de Bellas-Artes.
(Silva Porto, pesquisa google)
(Silva Porto, pesquisa MatrizNet)

97 — A volta do mercado.

A volta do mercado, Silva Porto, 1886.
Imagem: MNAC

98 — Logar da Estalagem, Vizella.

99 — Fabrica de papel, Vizella.

100 — Largo do Matadouro, Thomar.

101 — Poço em Carnide.

102 — Tuy, margens do Minho.

103 — Tejo, effeito de luar.
[cf. Catálogo da exposição]

104 — Thomar, margens do Nabão.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 294, 21 de fevereiro de 1887]

105 — Monchão, idem.

106 — Moinhos de Matrena.

107 — Logar de Coimbrões.

108 — Ermida de S. Sebastião, Lumiar.

109 — Moinhos, Barreiro.

110 — Margens do Nabão, Thomar. Perto ao sr. Golumbano Bordallo Pinheiro.

Margens do Nabão, Tomar, Silva Porto, 1886.
Imagem: MNAC

VAZ (J.) Escolas Geraes, 2.
(João Vaz, pesquisa google)

111 — Canôa abicando á praia, Sado.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 294, 21 de fevereiro de 1887]

Canoa abicando à praia, João Vaz, 1886.
Imagem: Obra de João Vaz, no Facebook

112 — Um mosteiro manuelino, Setúbal.

113 — Praia da Maria Esguelha, Setubal.

114 — Chellas.

115 — Azenha no Almonde, Torres Novas.
[cf. Catálogo da exposição]

116 — Ponte da fabrica, Almonde.

117 — Olaias.

118 — Um pescador, estudo.

119 — Uma manhã no Sado.
[cf. Catálogo da exposição]

Uma manhã no Sado ou Manhã no Sado, João Vaz, 1886.
Imagem: Diamantino Vasconcelos no Facebook

120 — A torre d’Ajuda.
[cf. Catálogo da exposição]

121 — Na costa.

122 — Ermida de S. Gonçalo, arred. de Setúbal.

VIEIRA (J. R.) Leiria.
(João Rodrigues Vieira, pesquisa google

123 — Panier renversé.
[cf. Catálogo da exposição]

124 — A janella do alcaçar.

125 — Rosas.

126 — Praia da Nazareth.
[cf. O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 294, 21 de fevereiro de 1887]

ESCULPTURA

MOREIRA RATO (J. Rua Nova da Alegria, 47, 3 .®

127 — Flaneur, reproducçao em barro cosido.

128— Ovarina, estatua em gesso...

129 — Uma historia divertida, grupo em gesso...
[cf. Catálogo da exposição]

130 — Amuada, estatueta em gesso...

131 — Retrato do sr. R. Formigal, busto em bronze.

Grupo do Leão, o 6.° Salão (de Arte Moderna), 1886.
Imagem: Hemeroteca Digital


(1) O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 294, 21 de fevereiro de 1887
(2) Comércio de Portugal, 8 de julho de 1884

Críticas publicadas:
O Occidente, revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, n.° 294, 21 de fevereiro de 1887

Sem comentários: