quinta-feira, 4 de maio de 2017

O Grémio Artístico (1.ª exposição, 1891)

Apparecem-nos artistas novos, ainda hontem, por assim dizer, ignorados e que já hoje figuram honrosamente a par dos mestres. 

Manuel Henrique Pinto

De todos elles fararemos seguindo a ordem em que a nosso modo de vêr os collocam os seus trabalhos, assim começaremos pelo sr. Henrique Pinto, que até hoje não tinha conseguido vencer a indifferença dos entendidos em varias exposições do Grupo do Leão, e que agora nos manifesta de uma maneira brilhante e distincta na sua "Caça dos Taralhões" uma formosissima têla que nos recorda vagamente Bastien Lepage, o grande mestre da escola franceza, e  em cuja obra naturalmente o sr. Pinto se foi inspirar. (1)

A caça aos taralhões, Manuel Henrique Pinto, 1891.
Imagem: O Occidente N.º 468 (suplemento), 21 de dezembro de 1891

Silva Porto

Dissolvido o Grupo do Leão, formou-se annos depois o Grémio artístico, organisado mais regularmente, e Silva Porto foi um dos seus principaes fundadores e o primeiro presidente.

Inaugurou o Grémio as suas exposições em 1891, sendo na primeira a obra do mestre representada por grande numero de télas [15], algumas superiores, como À porta da venda, o Moinho do Gregorio e Guardando o gado — estas duas do Minho. (2)

Que soberba e justa comprehensão da sua arte, que poderoso vigor dá a palleta d'onde brotou essa tela de um mimo e frescura inexcediveis e que representa o Moinho do Gregório.

O moinho do Gregório, Silva Porto, 1891.
(Casa dos Patudos, Alpiarça)
Imagem: As representações da cidade do Rio de Janeiro na obra de Eliseu D’Angelo Visconti

A par d'esta impressiona nos agradavelmente o n° 144 (Cancella de Serreleis).

Cancela de Serreleis, Silva Porto,1891.
(Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Lisboa)
Imagem: Matriz.net

"À Porta da Venda" é uma tela de  dimensões avantajadas figurando um d'esses carros de recoveiros de Torres, que todos os que tem percorrido as estradas dos arredores de Lisboa conhecem bem. (3)

À porta da venda, Silva Porto, 1891.
Imagem: O Occidente N.º 445, 1 de maio de 1891

Ernesto Condeixa

O sr. Condeixa, artista já bem conhecido do nosso publico, expõe apenas um quadro, representando o infandte D. Henrique no seu gabinete de trabalho em Sagres.

Inauguração da 1.ª exposição do Grémio Artístico, 1891.
Imagem: O Occidente N.º 441, 21 de março de 1891

António Ramalho

Achamo-nos agora em presença do sr. Ramalho que expões entre outros um retrato o n.° 117 que chama attenção do publico pela beleza do colorido e primoroso do toque.

D. Helena Dulac Pinto de Miranda, António Ramalho, 1888.
Imagem: MNAC

O n.° 118 — Retrato do sr. Abel Acácio —  como entoação geral agrada-nos mais, apezar do abuzo deveras irritante de detalhes nos accessorios que n'esta tela atingem taes proporções que não sabemos ao certo se contemplamos o retrato do primoroso escriptor se um interino chino-europeo.

Retrato de Abel Acácio Botelho, António Ramalho, 1889.
Imagem: MNAC

Do sr. Ramalho notaremos ainda a "Porta de Moura em Évora" que tem bastante luz, mas que é demasiado cru e algum tanto feito do "chic".

Porta de Moura em Évora, António Ramalho, 1890-1891.
Imagem: Fluxo

Veloso Salgado

O sr. Salgado é talvez o artista que expõe o maior numero de quadros e quer nos parecer que teria muito a lucrar com a auzencia de alguns, taes como por exemplo o n.° 131 "Flores do Campo" e os n.os 139 e 140 que bastante prejudicam outros trabalhos em que mostra quanto tem aproveitado e de quanto é capaz.

Inauguração da 1.ª exposição do Grémio Artístico, 1891.
Imagem: O Occidente N.º 441, 21 de março de 1891

Estas tendências percebem-se claramente sobretudo no quadro "Velhice", tão bem feito, que apezar da insignificancia do assumpto consegue captivar-nos pelo sentimento e correcção da figura principal [...]

A "Orphã" é outra tela em que Salgado manifesta as suas qualidades, mas que nos parece uma infeliz imitação de J. Breton.

Orphã (ou No cemitéro), Veloso Salgado, 1890.
Imagem: MNAC

Até hoje ainda não conhecemos um unico trabalho de Salgado que não se resinta da sua pobreza de imaginação. Em todos elles vem dominar a inspiração alheia a que o artista parece recorrer sob pena de cahir na banalidade. É pena, repetimos, tanto mais que o novo caminho encetado por Salgado é dos melhores. Se insistimos neste ponto, que de certo não será muito agradavel ao novel artista, é porque o julgamos em tudo capaz de produzir melhor e pelo desejo que temos de o ver honrar a sua arte sem o minimo senão. 

Da sua primitiva maneira notaremos o "Retrato do esculptor Teixeira Lopes" menos correcto, mas com que o publico mais parece svmpathisar. Isto explica-se naturalmente pelas dimensões da tela e pelo espalhafato dos accessorios. (4)

Retrato do escultor Teixeira Lopes, Veloso Salgado, 1889.
Imagem: Wikipédiaé

Marques de Oliveira

Falemos agora do sr. Marques de Oliveira, professor da Academia Portuense de Bellas Artes, cujos trabalhos até agora pouco ou nada conheciamos, e que n'esta exposição nos deixam na verdade perplexos. 

[v. M. A. O. Costa Mendes, O pintor Marques de Oliveira (1853-1927), Lisboa, ACD, 2015]

Apresenta este artista doze télas, em que notámos diferentes maneiras e algumas das quaes francamente não chegamos a perceber. Analysemol-as, porém, por partes. O quadro n.° 72 intitulado "A lição", é de todos o que mais nos prende a attenção. De um desenho magistral, de uma simplicidade de composição admiravel de uma observação finissima e de um belo modelado "A lição" agrada a todos os visitantes, e nós mesmo a contemplamos com agrado e sympathisamos absolutamente com a technica do sr. Marques d'Oliveira neste quadro.

De facto nao comprehendemos o motivo que levou o sr. Oliveira a sujar, é o termo, de branco a sua téla depois de concluída. Será novo, será revolucionario, será o que quizerem todos os insubmissos. mas para nós será sempre um erro inexplicavei essa pseudo-velatura que, na nossa opinião, so concorreu para offuscar as verdadeiras belezas que notámos na "A lição", mais que suficientes para d'ella faser um bom quadro. 

Outro tanto não podemos dizer do n.° 71 "Graças a Deus", que alem de ser uma composição pouco feliz, é mal entoado, e todo elle leito com muito "parti pris", notamos n'esta téla as tendencias nephelibatas da epocha, tendencias que afinal o sr. Marques d'Oliveira accentua claramente nas paizagens que tem os n.os 75, 77 e 78. Puro e genumo nephelibata nós, barbaros, não comprehendemos estas telas e nem por isso nos lastimamos.

Passemol-as pois em claro e detenhamos nos um instante perante os n.os 79 "Canto de Vizella" e 82 "Praia de pescadores" de uma semelhança extraordinaria com a maneira de Silva Porto.

[v. Ponto de vista, Silva Porto ou Marques de Oliveira]

O que não nos agrada e que afoitamente classificaremos de mão é a atmosphera do n.° 82: o artista quiz dar-nos a impressão de um céu carregado e apenas nos dá a realidade de um pedaço de téla suja de cinzento.

Notaremos ainda o n.° 73 "Lavando redes" que aparte a entoação geral demasiado violeta, e as figuras que nos parecem bonecos recortados e depois collados sobre a tela, tem a salval-o e a encobrir os defeitos, citados, a maneira feliz por que está indicado o mar. 

José Malhoa

O sr. Malhôa apresenta-nos desta vez poucos trabalhos o que é deveras para sentir, notando porem que as tres télas que expõe affirmam os progressos que estamos habituados a notar nos quadros deste artista e que de exposição em exposição se vão cada vez mais accentuando. O n.° 70 "Noé e Preciosa" é um dos melhores trabalhos que conhecemos do sr. Malhôa. 

Noé e Preciosa, José Malhoa, 1891.
Imagem: Os cachopos da Fonte do Cordeiro

São sympathicas aquellas cabeças dos dois beirõesitos e foram reproduzidas com sinceridade e correcção. O tom das carnes parece-nos talvez algum tanto sujo, mas no entanto, nós preferimol-o aos tons nacarados que Malhôa costuma usar nos seus retratos e de que é um exemplo frisante o n.° 68 [Madame Caupers].

Esta tela além disto, vem confirmar o que já ha muito tempo pensavamos dos retractos d'este artista. Malhôa preoccupar-se demasiado com os retratos de Chaphin, procurando imitar o celebre pintor francez. Não o tem conseguido porem até hoje e essa preoccupação só tem concorrido para o prejudicar, pois que quem possue tão excellentes qualidades, como o testemunham os seus trabalhos. não precisa nem deve prender-se com imitações.

Luciano Freire

O Sr. Freire expõe quatro télas, resentindo-se algumas dellas de pouco cuidadas. Icicas talvez um tudo nada por descargo de consciencia. A esta exposição o novel artista não figura bem á altura dos seus creditas de trabalhador infatigavel e pintor consciencioso e correcto. 

D'entre os seus trabalhos notaremos em primeiro logar o n.° 41 "Na arribana" a cabeça do boi e as mãos são realmente boas, mas no resto a pintura fraquejou alguma cousa. 

O n.° 44 "Ribeira d'Algés" é uma mancha de côr agradavel e nada mais. O n.° 42 "A Rosita" é muito pouco cuidado, e finalmente o "Estudo de cabeça" é correcto, mas foi infeliz na escolha do modelo que é realmente pouco sympathico.

José de Brito

Entre os artistas portugueses que de Paris enviaram trabalhos á exposição do Gremio figura honrosamente o sr. José de Brito com o seu Retrato do Visconde de Pernes, sem duvida um dos melhores, para não dizer o melhor dos retractos da actual exposição. Tem muito caracter e é de uma pintura vigorosa que para logo revela um artista de pulso. .

[v. Isabel Falcão, Em torno da pintura de historia de finais de oitocentos, Lisboa, ACL, 2015]

Expõe o sr. Brito mais duas telas de que gostamos muito menos. Assim por exemplo o n.° 17 "Domingo de Paschoa na aldeia" que apezar de umas cabeças realmente bem pintadas, é de uma composição falta de gosto e sobretudo mal perspectivado.

Quanto ao n.° 15 "Dançarina", se exceptuarmos os braços e a cara, é um pedaço de pintura muito rasoavel. (5)

João Vaz

João Vaz é já vantajosamente conhecido do nosso publico, que sempre applaude os seus trabalhos e honra lhe seja, com toda a justiça.

O genero que este artista explora — a marinha — dá sempre uma nota agradavel ás exposições e a nossa vista repousa suavemente nas suas télas de vastos horisontes e em que os nossos pulmões parecem haurir sofregamente as emações tonicas do Oceano.

 Obra de João Vaz (1859-1931)Galeria de imagens no Facebookclique para aceder
Obra de João Vaz (1859-1931)
Galeria de imagens no Facebook
clique para aceder


Se em algumas télas se repete, se em outras notamos falta de observação, não é menos verdade que por vezes João Vaz nos dá verdadeiros primores no genero. Assim por exemplo os n.os 161 e 165 "Na praia" e "Baixamar" explendidos de tom e ambos dotados de magnifica perspectiva aerea, são o que podemos chamar dois belos quadros.

Outro tanto não diremos dos n.os 163 e 164, "Em reparos" e "Barca das pescadas" que além de pouco observados, tem figuras bastante mal indicadas, no n.° 162 foge o artista ao genero da sua predilecção, apresentando-nos.uma paisagem que não nos é de todo desagradavel. 

"Um canto d'Evora" faz-nos lembrar os quadros de Rico, sem que comtudo se sinta em João Vaz a preoccupação de o imitar. A verdade porém, é que até nos defeitos de perspectiva linear e aerea esta téla se parece com as do pintor hespanhol. 

O n.° 166 "O velho forte", é que francamente nos desagrada e parece-nos pouco á alturas dos merecimentos de João Vaz.

Diário Illustrado, 16 de março de 1891.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

No salão do Gremio figuram ainda um grande numero de télas de pouca importancia mas em que os seus autores nos revelam boas qualidades que desejamos vêr mais solidamente afirmadas na futura exposição. (6)


(1) O Occidente N.º 441, 21 de março de 1891
(2) Ribeiro Arthur, Arte e artistas contemporaneos (I), 1896
(3) O Occidente N.º 441, 21 de março de 1891
(4) O Occidente N.º 442, 1 de abril de 1891
(5) O Occidente N.º 443, 11 de abril de 1891
(6) O Occidente N.º 445, 1 de maio de 1891


Leitura relacionada:
Os cachopos da Fonte do Cordeiro

Leitura adicional:
Silva Porto cf. Zacharias d'Aça, Lisboa moderna, Lisboa, Viuva Tavares Cardoso, 1907
M. A. O. Costa Mendes, O pintor Marques de Oliveira (1853-1927), Lisboa, ACD, 2015

Informação relacionada:
Nuno Saldanha, José Vital Branco MALHOA (1855-1933): o pintor, o mestre e a obra
M. A. O. Costa Mendes, O pintor Marques de Oliveira (1853-1927), Lisboa, ACD, 2015
Isabel Falcão, Em torno da pintura de historia de finais de oitocentos, Lisboa, ACL, 2015

Temas: Pintura, Grupo do Leão

Google search: MNAC, Matriz.net

Sem comentários: