sexta-feira, 29 de março de 2019

Alexandre-Jean Noël (1752-1834), no Museu de Artes Decorativas de Lisboa

Na senda do percurso para o entendimento da pintura do Romantismo em Portugal, seja o de Lisboa, do Tejo, de Sintra, do Porto, e mesmo outros, pensámos que já nos tinhamos referido a Alexandre-Jean Noël (1752-1834) em artigo dedicado, tal como, a seu tempo, sumáriamente fizemos com Nicolas Delerive (1755-1818) e Henri l'Évêque (1769-1832), ou mesmo com Jean-Baptiste Pillement (1728–1808).

Museu de Artes Decorativas de Lisboa.
Sala D. Maria do Museu de Artes Decorativas Portuguesas.
tripadvisor

Todavia tal ainda não tinha acontecido, no entantoo, outros temas, nomeadamente aqueles encomendados por Gérard de Visme, podem ser encontrados em diversos contextos tanto neste blogue, Lisboa e o Tejo, como em Almada Virtual Museum.

Vista da parte ocidental de Lisboa, Alexandre-Jean Noël, início da década de 1790
FRESS

Pintor paisagista, e de marinhas, pré-romântico, ou romântico, barroco para uns, clássico ou neo-clássico para outros, não referenciado por Cyrillo Volkmar Machado, vamos aqui anotar alguns aspectos da sua vida e obra, na perspectiva das existências no Museu de Artes Decorativas de Lisboa.

Vista da parte oriental de Lisboa, Alexandre-Jean Noël, início da década de 1790
FRESS

oooOooo

Noël, Alexandre Jean (Brie-Comte-Robert 1752 - Paris 1834)

Discípulo de Nicolas-Charles de Silvestre e de seu filho Jacques-Augustin assim como de Joseph Vernet [Claude Joseph Vernet (1714-1789)]; aluno da Academie royale, ganhou o terceiro prémio em 1767, antes de se juntar à expedição científica de Jean Chappe à Califórnia como ilustrador.

Noël regressou a França na década de 1770 e a partir daí dividiu o seu tempo entre França e Portugal, comtinuando a produzir imagens topográficas a óleo, aguarela e guache.

Museu de Artes Decorativas de LIsboa.
tripadvisor

Uma notícia de Lisboa apareceu no London Star,16.XII.1791:

"O Sieur Noel, um pintor francês, que ganhou um confortável livelihiood fazendo desenhos de nossos portos e seus arredores, caiu vítima de sua fúria pela Gallic liberty.  

Baluarte de Alcântara, Alexandre-Jean Noël, 1789
[obra idêntica, Clair de lune, em Amiens, Musée de Picardie].
FRESS

Tendo sido frequentemente aconselhado a interromper seus discursos sediciosos, mas em vão, foi preso e colocado a bordo de um navio a pronto a partir, sem questionar para onde.

Rocha do Conde de Óbidos, Alexandre-Jean Noël, 1789.
FRESS

Vários de seus compatriotas foram servidos do mesmo modo: modo que o nosso tribunal adopta sem cerimônia."

Rio Tejo e Torre de Belém (efeito de luar), Alexandre-Jean Noël.
FRESS

Os pastéis que nos deixou foram sem dúvida influenciados por Pillement [Jean-Baptiste Pillement (1728–1808)], mas as composições são no género Vernet [admirador de Poussin e Lorrain ]. (1)


(1) Dictionary of pastellists before 1800, Alexandre-Jean Noël

Galeria de imagens:
tripadvisor

Leitura relacionada:
Restos de Colecção

Sem comentários: