Museu de Artes Decorativas de Lisboa. Sala D. Maria do Museu de Artes Decorativas Portuguesas. tripadvisor |
Todavia tal ainda não tinha acontecido, no entantoo, outros temas, nomeadamente aqueles encomendados por Gérard de Visme, podem ser encontrados em diversos contextos tanto neste blogue, Lisboa e o Tejo, como em Almada Virtual Museum.
Vista da parte ocidental de Lisboa, Alexandre-Jean Noël, início da década de 1790 FRESS |
Pintor paisagista, e de marinhas, pré-romântico, ou romântico, barroco para uns, clássico ou neo-clássico para outros, não referenciado por Cyrillo Volkmar Machado, vamos aqui anotar alguns aspectos da sua vida e obra, na perspectiva das existências no Museu de Artes Decorativas de Lisboa.
Vista da parte oriental de Lisboa, Alexandre-Jean Noël, início da década de 1790 FRESS |
oooOooo
Noël, Alexandre Jean (Brie-Comte-Robert 1752 - Paris 1834)
Discípulo de Nicolas-Charles de Silvestre e de seu filho Jacques-Augustin assim como de Joseph Vernet [Claude Joseph Vernet (1714-1789)]; aluno da Academie royale, ganhou o terceiro prémio em 1767, antes de se juntar à expedição científica de Jean Chappe à Califórnia como ilustrador.
Noël regressou a França na década de 1770 e a partir daí dividiu o seu tempo entre França e Portugal, comtinuando a produzir imagens topográficas a óleo, aguarela e guache.
Museu de Artes Decorativas de LIsboa. tripadvisor |
Uma notícia de Lisboa apareceu no London Star,16.XII.1791:
"O Sieur Noel, um pintor francês, que ganhou um confortável livelihiood fazendo desenhos de nossos portos e seus arredores, caiu vítima de sua fúria pela Gallic liberty.
Baluarte de Alcântara, Alexandre-Jean Noël, 1789 [obra idêntica, Clair de lune, em Amiens, Musée de Picardie]. FRESS |
Tendo sido frequentemente aconselhado a interromper seus discursos sediciosos, mas em vão, foi preso e colocado a bordo de um navio a pronto a partir, sem questionar para onde.
Rocha do Conde de Óbidos, Alexandre-Jean Noël, 1789. FRESS |
Vários de seus compatriotas foram servidos do mesmo modo: modo que o nosso tribunal adopta sem cerimônia."
Rio Tejo e Torre de Belém (efeito de luar), Alexandre-Jean Noël. FRESS |
Os pastéis que nos deixou foram sem dúvida influenciados por Pillement [Jean-Baptiste Pillement (1728–1808)], mas as composições são no género Vernet [admirador de Poussin e Lorrain ]. (1)
(1) Dictionary of pastellists before 1800, Alexandre-Jean Noël
Galeria de imagens:
tripadvisor
Leitura relacionada:
Restos de Colecção
Sem comentários:
Enviar um comentário