quinta-feira, 30 de março de 2017

A barca e o balão de Bartolomeu de Gusmão

Eu ElRey faço saber, que o P. Bartholomeu Lourenço me representou por sua petição, que elle tinha descoberto hum instrumento para se andar pelo ar, da mesma sorte que pela terra e pelo mar, e com muito mais brevidade, fazendo-se muitas vezes duzentas e mais legoas de caminho por dia [...]

Bartolomeu Lourenço (1685-1724) apresenta o "instrumento para se andar pelo ar" em 1709
na Sala das Embaixadas perante a Corte Portuguesa,
Bernardino de Souza Pereira (1895-1985), 1940.
Imagem: Museu Paulista da Universidade de São Paulo

A 7 do mesmo mês, veio o dº P.e com um meio globo de madeira delgada, e dentro trazia um globo de papel grosso, metendo-lhe no fundo uma tijela com fogo material, o qual subiu mais de 20 palmos e como o fogo ia bem aceso, começou a arder o papel, subindo, e o meio globo de madeira ficou no chão sem subir, porque ficou frustrado o invento.

E, como o globo ia chegando ao tecto da casa, acudiram com paus dois criados da Casa Real, para evitar o pegar [fogo] e haver algum desastre; assistindo a tudo S.M. com toda a Casa Real e várias pessoas [...]

Três coisas são pois são necessárias à ave para voar, convém a saber: asas, vida e ar; asas para subir; vida para as mover; e ar para as sustentar. De sorte que faltando um destes três requisitos, ficam inúteis os dois; porque asas sem vida não podem ter movimento; vida sem asas não pode ter elevação; ar sem estes indivíduos não pode ser sulcado [...]

Esta fera Passarola,
que leva, porque mais brame,
trezentos mil réis de arame,
somente para a gayola;
esta urdida paniola,
ou este tecido enredo,
esta das mulheres medo,
e emfim dos homens espanto,
assim eu fora cedo santo,
como se hade acabar cedo [...]

Figura da barca inventada em 1709
por Lourenço de Gusmão (1685-1724) Capelão do Rei de Portugal
para se elevar e dirigir nos ares.
Imagem: Bibliothèque nationale de France

Mete esse invento onde tens o siso,
Vê se no vento, que está nele, voas;
Que outro voar, meu Lourencinho, é riso [...]

O engenheiro volante já não gasta papéis, senão arames na fábrica do seu invento dizem ter gasto muito [...] Ele enfim vai com a sua teima adelante e El Rey lhe mandou dar as chaves da quinta do Duque de Aveiro a S. Sebastião da Pedreira, para nela haver de dispor o tal engenho, que só em arames ouço ter gasto 200 mil [réis]. (1)


(1) Francisco V. Louro, Father Bartholomeu Lourenço de Gusmão...

Informação relacionada:
Bartolomeu Lourenço de Gusmão: o primeiro cientista brasileiro

Leitura relacionada:
Reproduction... d'un dessin... de sa description et de la pétition adressée au Jean V... (1709)...

domingo, 26 de março de 2017

Meme de Bulhão Pato no Leão d'Ouro

Uma vez por semana, parece-nos que ás quintas-feiras, [Bulhão Pato,] saía para Lisboa com a senhora, muito bonita com as suas mangas de presunto e os seus grandes laços de tule á volta do pescoço.

Meme Ribeiro Cristino, Columbano, José Campas, Malhoa, Girão, António Ramalho, M. A. Bordalo Pinheiro.
Cervejaria Leão d'Ouro (1905)
Imagem: Rui Granadeiro

O Joaquim do Fidalgo vinha buscá-los, com o seu velho trem puxado por dois cavalinhos velhotes e eles aí iam a caminho de Lisboa, para almoçar não nos lembra se no Leão de Ouro se no Estrela de Ouro... 

Meme Ribeiro Cristino, Columbano.
Cervejaria Leão d'Ouro (1885)
Imagem: Rui Granadeiro

O carrinho, claro, ficava do lado de cá em Cacilhas. Nesse tempo, os barcos já eram movidos por vapor mas ainda não transportavam carros, como hoje. (1)


(1) Diário de Lisboa, 24 de agosto de 1956

Mais informação:
(1) As meninas da Torre

Artigos relacionados:
Leão d'Ouro (1939) o leilão dos quadros
Leão d'Ouro (1905) nova sala
Leão d'Ouro (1885) cervejaria museu
Paradoxo da Arte dita Contemporânea de Exposição não Permanente

sexta-feira, 24 de março de 2017

Leão d'Ouro (1939) o leilão dos quadros

Muitas e variadas foram as considerações que se fizeram desse leilão sensacional: 
— É espantoso... sempre estamos numa epoca!... 
— ... Mas para automóveis. "football" e cinema não falta o dinheiro... 
— Não! A arte já não interessa... ou

O leilão dos quadros, Diário de Notícias, 26 de fevereiro de 1939.
Imagem: Restos de Colecção

— ... Ah! os quadros não prestam para nada!... 
— Parece impossível, o Estado é que devia comprar aquilo!... 
— Que vergonha... que espectaculo... Já não ha gente de bom gosto!... etc., etc., etc.

Mas afinal que haverá de razoável em tudo isto? Os tempos mudaram, evidentemente. Hoje já não se compram quadros como se compravam ha cinquenta ou vinte anos. Por um lado varios fenomenos que se não podem censurar e que temos de aceitar tais como eles são, contribuíram para isso. Por outro, as necessidades espirituais e o gosto artístico modificaram-se tambem.

Cervejaria Leão, Kurt Pinto, anterior a 1940.
Imagem: Arquivo Municipal de Lisboa

Além de tudo isto o dinheiro é mais preciso para outras coisas. Não ha tantas disponibilidades. Finalmente, os quadros do "Leão" têm mais valor histórico e sentimental do que propriamente artistico, diga-se em abono da verdade. 

E não pode esperar-se do grande publico, ou mesmo das élites intelectuais e financeiras, nestes tempos em que vivemos, actos de abnegação em defesa do prestigio de um movimento de arte ou de uma epoca que já passou e que não interessa.

Cervejaria Leão, Alberto Carlos Lima, c. 1915.
Imagem: Arquivo Municipal de Lisboa

O contrário só poderia esperar-se de exibicionistas e de pedantes.

O coleccionador que deseje adquirir obras dos mestres ali representados sabe que. por menos de metade das quantias lançadas como base de licitação, pode obtê-las, e até de muito melhor qualidade.

Esta verdade é que é preciso dize-la, para pôr a questão no seu devido pé. Se não vejamos: 

Os quadros que foram a leilão ocupam as duas salas do conhecido restaurante da rua Primeiro de Dezembro. No da entrada estão os trabalhos primitivos de 1885, entre os quais se encontram os melhores da colecção;

A cervejaria Leão d'Ouro, inaugurada em 16 de abril de 1885, desenho do natural por João Ribeiro Cristino.
Imagem: Hemeroteca Digital

e na outra, seis trípticos executados vinte anos depois. 

A nova sala do Leão d'Ouro — decorada pelos artistas do Grupo do Leão, Ribeiro Christino, 1905.
Imagem: Hemeroteca Digital

Entre as ultimas pinturas. destacam-se as de Columbano e de Malhôa, respectivamente "Natureza Morta" e "Apoteose da Lagosta".

Apoteose aos frutos, Columbano, 1905.
Imagem: Margarida Elias, Columbano e as Caldas da Rainha

Qualquer delas representa escassa e irregularmente as grandes qualidades dos seus autores. A expressão da pincelada, a qualidade da substancia, os efeitos de côr e luz, que aqueles notavels pintores trabalharam em vigorosos e cintilantes pormenores, diluem-se nas duas composições. de construção fraca, ampliando processos que viviam de escala própria. 

Apoteose da lagosta, José Malhoa, 1905.
Imagem: Nuno Saldanha, José Vital Branco Malhoa

Os restantes trípticos da sala mais recente, são oleografias, cromos amáveis, débeis no desenho, na construção, na modelação, na côr [v. Leão d'Ouro (1905) nova sala]. 

Não trouxeram mensagens, não marcaram posições novas, não firmaram personalidades artísticas: já não interessam a gente de bom gosto. O mais curioso, talvez, "Marinhas", de João Vaz. é fraco, sem plenos, sem consistência na pincelada. 

Os quadros da primeira sala, incomparavelmente mais interessantes do que os outros, estão, de forma geral, abaixo. dos méritos dos seus autores, com certeza por terem sido executados á lufa-lufa, em menos de três semanas.

As "Rosas e begónias", de Rodrigues Vieira, têm realmente o espirito de decorações daquela epoca, mas não se impõem fora dela.

As obras de Vaz e de Cristino "Vista do Tejo" e "Ponte do Fidalgo" estão num plano semelhante ao que ocupam as de 1905.

Bordalo, nos seus "Azulejos do Leão", limita-se a desenhar a óleo. "au camaieu", sem mais interesse uma daquelas irónicas e passageiras paginas de humorismo que profusamente publicou nas suas gazetas ilustradas.

Azulejos fingidos, Raphael Bordallo Pinheiro,
desenho de João Ribeiro Cristino, 1885.
Imagem: Provocando uma teima

Girão no "Interior de curral", que foi considerado o seu melhor quadro, não passa de um curioso. "Verista" miúdo, sem a noção dos valores plasticos.

Compreendo. todavia, que as suas obras enterneçam. Na grande superfície do "Paul da Outra Banda" conhecido pelo "Pantano", enegrecido, cenográfico e turvo, perde-se o encanto da saborosa pincelada e da viva nota de cor em que era mestre José Malhôa. 

Paul da Outra banda, Pântano, Vista do Alfeite, Charco de Corroios, José Malhoa, 1885.
Imagem: Blog do Noblat

Restam-nos, com Silva Porto e Columbano, as melhores pinturas do "Leão d'Ouro". 

O "Quinteiro", com suas floridas arvores de fruto, suas cabrinhas pastando, sua vegetação e suas terras, verdes, sienas e azues, sua mancha esfregada ou consistente, deixando aqui, sem interesse, o suporte á vista, marcando acolá, consistentemente, um pormenor, é um belo quadro de Silva Porto, porém igual ou inferior a muitos, de menores dimensões, que tenho visto.

O quinteiro (Carriche), Silva Porto, 1885.
Imagem: Veritas

Columbano é, sem dúvida, o pintor que se impõe no "Leão d'Ouro". O retrato do sr. Monteiro, antigo proprietário do restaurante, é a melhor obra que lá está, com a mascara e as mãos do primeiro plano, ricamente modeladas. o fundo luminoso contrastando com a tonalidade discreta da encarnaçao e dos tecidos. E este quadro, de entre todos o de menores dimensões. caracteristico especieme da notabilíssima serie de retratos da melhor epoca de Columbano.  Mas foi precisamente o que não puseram á venda. 

Deixei, de proposito, para o fim a tela grande do mesmo pintor, conhecida pelo "Grupo do Leão". É um quadro interessante, sobretudo por enterrar belos esboços do Mestre, retratos incompletos mas flagrantes. A obra. em que se afirmam qualidades admiráveis do autor da "Luva cinzenta", ressente-se de ter tido execução apressada.

O Grupo do Leão, Columbano Bordalo Pinheiro, 1885.
Representados, da esquerda para a direita: em fundo, João Ribeiro Cristino, Alberto de Oliveira, criado Manuel, Columbano, criado António, Braz Martins; sentados, em segundo plano, Manuel Henrique Pinto, João Vaz, Silva Porto, António Ramalho, Rafael Bordalo Pinheiro; em primeiro plano, José Malhoa, Moura Girão, João Rodrigues Vieira.
Imagem: MNAC

Columbano consagrou-se quasi exclusivamente á mancha, mas no "Grupo do Leão", a falta de tempo não o deixou demorar-se nos pormenores que mais lhe interessavam. A mão deste, a fisionomia risonha daquele, um jogo de luz, um contraste, prenderam-lhe a atenção por momentos: mas teve de abandonar predilecções. pois que, com cada modelo, pouco mais podia gastar do que uma ou duas sessões. Para não estabelecer confrontos desagradáveis, não comparemos esta tela com o "Concerto de Amadores", ou qualquer dos retratos que pintou na mesma epoca.

Talvez por estas e outras razões semelhantes se não venderam no leilão os quadros do "Leão d'Ouro". Devemos, por isso, queixar-nos dos compradores, dos amadores de obras de arte, ou do Estado? Não.

Devemos apenas lamentar que o proprietárlo não soubesse o que havia de acontecer. O seu restaurante é intrressantísslmo e tem muito valor. mas assim como está. É um evocativo testemunho da geração artística de 85 que ali se reunia e planeou o movimento revolucionário contra a velha Sociedade Promotora.

Sentados naqueles bancos, contemplando aqueles painéis, comendo e bebendo naquelas mesas, enchendo aquele ambiente com suas discussões, por vezes até com exclamações irreverentes passaram por ali e ali viveram uma das mais entusiásticas fases da sua vida o já velho Bulhão Pato, relíquia do Romantismo, contra o qual se bateram afoitamente os novos Mariano Pina, Fialho [de Almeida], o poeta Vargas, que ainda conheci de fraque e olhar saudoso, Abel Botelho, Barros Lobo, Fortunato da Fonseca, José de Figueiredo, Monteiro Ramalho, Emidio de Brito, Gualdino, com seu fulgurante espirito de imaginação milionária, e tantos outros.

Cervejaria Leão (detalhe), Alberto Carlos Lima, c. 1915.
Imagem: Arquivo Municipal de Lisboa

Arrancadas as teias das paredes, pouco valem. Quem quiser fazê-lo terá de sujeitar-se á cotação da praça, que será forçosamente baixa.

O Estado fez o que devia fazer: classificou o "Grupo do Leão" de monumento nacional, e ofereceu quantia razoável. Mas se ha quem não esteja satisfeito, e pretenda evitar que se dispersem aquelas relíquias, junte-se aos "Amigos de Lisboa", aos artistas que admiram a geração de 85, façam subscrições e esforços que me parecerão todos multo louváveis. e compre-se o "Leão d'Ouro", todo, com as obras de arte, as paredes e os recantos onde vibraram ecos da geração talentosa que procurou, no seu tempo, reagir contra a estagnação do pensamento e da arte nacionais. 

Luiz Reis Santos (1)


(1) Os quadros do "Leão d'Ouro", Diário de Lisboa, 7 de abril de 1939

Leitura relacionada:
Catalogo Leilao 150 Palacio do Correio Velho, realizado a 7 de Junho de 2005
Nuno Saldanha, Artistas e Espaços de Sociabilidade no século XIX, O “Leão d’Ouro”... (1885-1905)
Nuno Saldanha, José Vital Branco MALHOA (1855-1933): o pintor, o mestre e a obra
Provocando uma teima
Margarida Elias, O Grupo do Leão de Columbano Bordalo Pinheiro...
Margarida Elias, Columbano e as Caldas da Rainha
Clara Moura Soares, A Galeria de Pintura do Restaurante "Leão de Ouro":
Percursos de uma Colecção, ARTIS,
M. A. Silveira, M. J. Ávila e P. Lapa, Columbano Bordalo Pinheiro 1874-1900, MNAC-MC, 2007
Rui Zink, António Jorge Gonçalves, Grupo do Leão, MNAC-MC, 2010
Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, nº 6, 2007
Restos de Colecção

quarta-feira, 22 de março de 2017

Leão d'Ouro (1905) nova sala

Já agora ficará celebre na historia da arte em Portugal pelos tempos fóra, este titulo opulento com que o sr. Antonio Monteiro baptisou a sua cervejaria ou restaurante da rua do Príncipe, ha bons vinte annos passados; e não só a cervejaria, mas ainda o grupo de artistas, que menos o ouro, tomou aquella denominação, ou antes o publico lh'a deu, por ali se reunirem todas as noites ao cavaco e a conspirarem para a grande revolução que levaram a cabo na arte nacional, com a primeira exposição de pintura moderna, tendo á frente Silva Porto, o mestre, o revolucionario... da palleta, que tão cedo havia de deixar envolta nos crepes da morte.

Poente com pombos, Moura Girão, 1905.
Imagem: Provocando uma teima

Entretanto a sua obra ficou e os sobreviventes continuaram na brécha, embora um ou outro tenha resvalado tambem para o tumulo, como Leandro Braga, Raphael Bordallo, e não nos lembra agora se mais algum.

Mas não é de mortos que vimos faltar, senão de vivos. dos que ainda restão d'esse glorioso "Grupo do Leão", cuja vitalidade se manifesta em obras e progressos que não deixarão apagar sua fama.

Agora, como ha vinte annos, são os artistas d'esse grupo, que vem decorar com seus quadros uma nova sala do restaurante "Leão d'Ouro". Ha vinte annos foram os artistas que tomaram a iniciativa de decorarem a primeira sala d'aquelle restaurante e, então offereceram os seus quadros, onde se encontra a grande tela de Columbano em que figuram todos os do grupo á mesa de lauta ceia. 

O Grupo do Leão, Columbano Bordalo Pinheiro, 1885.
Representados, da esquerda para a direita: em fundo, João Ribeiro Cristino, Alberto de Oliveira, criado Manuel, Columbano, criado António, Braz Martins; sentados, em segundo plano, Manuel Henrique Pinto, João Vaz, Silva Porto, António Ramalho, Rafael Bordalo Pinheiro; em primeiro plano, José Malhoa, Moura Girão, João Rodrigues Vieira.
Imagem: MNAC

Hoje foi o sr. Antonio Monteiro que bizarra e generosamente tomou a iniciativa de convidar os artistas para decorarem a nova sala, dando assim frisante prova da muita consideração por aquelles que tornaram o seu restaurante celebre fazendo ali, por assim dizer, um centro artístico. 

António Monteiro, 1905.
Imagem: Hemeroteca Digital

O sr. Antonio Monteiro manifestou o desejo que a nova sala fosse decorada com quadros pintados pelos artistas sobreviventes do "Grupo do Leão", e para esse fim pediu ao sr. João Vaz para se entender com os seus collegas sobre a melhor fórma de realisar seu proposito.

João Vaz convidou então Columbano Bordallo Pinheiro, José Malhôa, Antonio Ramalho (que ao tempo da decoração da primeira sala estava ausente no estrangeiro), Moura Gyrão, D. Maria Augusta B. Pinheiro e Ribeiro Christino a apresentarem as condições de cada trabalho de pintura: o mesmo artista projectou a divisão dos espaços a decorar que, pelas condições constructivas da sala tinham de ser de diversos formatos; os apainelados e emolduramentos em, que as pinturas seriam collocadas.

Columbano, 1905.
Imagem: Hemeroteca Digital

Foi dado como maximo praso de tempo para a execução da tarefa, seis semanas, para se poder reabrir o "Leão d'Ouro" em sabbado d'Alleluia, 22 de abril de 1905.

José Malhoa, 1905.
Imagem: Hemeroteca Digital

N'essa data foi pontualmente feita a reabertura com tudo concluído. Aproveitou-se o encerramento do restaurante, para ser renovada a primeira sala, limparem-se os antigos quadros, e renovaram-se as molduras, ficando a sala muito mais clara.

Maria Augusta Bordalo Pinheiro, 1905.
Imagem: Hemeroteca Digital

Contrasta muito a nova sala pela luminosidade e vivacidade dos quadros emoldurados a branco e oiro nos filetes; a base dos arcos da sala tem golphinhos dourados e no alto 6 grandes pratos decorativos da fabrica de faianças das Caldas da Rainha recorda Raphael Bordallo Pinheiro, o saudoso ceramista e caricaturista.

A nova sala do Leão d'Ouro — decorada pelos artistas do Grupo do Leão, Ribeiro Christino, 1905.
Imagem: Hemeroteca Digital

Os quadros ou "panneaux" decorativos são seis, divididos cada um em tryptico; as composições seguem porém como se tosse um quadro só, excepto a de Malhôa que contem tres assumptos diversos sob o titulo de apotheose da lagosta; o do meio representa, n'um rico salão iluminado tendo colgaduras e flôres, uma grande mesa de banquete sobre a qual de pé um menino de monoculo e charuto, rodeado de outras creanças, algumas com chapeus de senhora, brindam com champagne, o prato da lagosta, trazido por ares e ventos por outros bébés vestidos de cosinheiros com aventaes e barretes brancos.

Apoteose da lagosta, José Malhoa, 1905.
Imagem: Nuno Saldanha, José Vital Branco Malhoa

Na esquerda um outro garotete, feito creado, transporta iguarias. Na direita, como n'um terraço ao ar livre, de noite, um petiz dorme encostado a uma mesa redonda, emquanto outro debruçado sobre a balaustrada vae alijando para fora a demasiada refeição.

Fronteiro está o quadro de Columbano, tambem com dois pequenitos, um dos quaes com soberbo gesto levanta um rico panno de velludo carmezim descobrindo uma grande mesa com comestíveis, taes como: aboboras, limões, maçãs, um pato e cabrito já mortos.

Apoteose aos frutos, Columbano, 1905.
Imagem: Margarida Elias, Columbano e as Caldas da Rainha

A seguir a este e do mesmo lado, João Vaz representa o Lavradio cheio de sol espelhando-se no tranquilo Tejo de cristal, fragatas com velas soltas reflectem-se n'agua por sobre a qual bandos de gaivotas revôam.

João Vaz, 1905.
Imagem: Hemeroteca Digital

O quadro produzido por Moura Gyrão [v. acima] está defronte do de João Vaz; n'um suave poente destaca-se uma cortina de alvenaria tendo estendido um belo chaile de seda amarela sobre o qual dois pombos arrulham; ao longo pinheiros, plantas no primeiro plano e á direita uma florida olaia alindam a paysagem.

Moura Girão, 1905.
Imagem: Hemeroteca Digital

A seguir a este, representa Ribeiro Christiano os campos do Liz alteando-se ao centro o imponente castello historico de Leiria, que tudo se divisa para além do choupal que emoldura o rio, cantado por Rodrigues Lobo; 

Campos do Liz (detalhe), Ribeiro Christino, 1905.
Imagem: Provocando uma teima

á esquerda braceja os ramos d'um carvalho tendo em volta lyrios, margaritas, papoilas e outras flôres campesinas; á direita, n'um monte cheio de urze florida, alveja um casal e uma seara, por detraz os pinheiros coroam o monte, ao segundo plano, uma leiriôa com uma pequenita, transporta fructas n'um pocesso á cabeça.

Ribeiro Cristino, 1905.
Imagem: Hemeroteca Digital

Em face Antonio Ramalho representa uma parte da matta do Bussaco com os altos cedros e multidão de arbustos, elevando-se no centro o grande palacio neo-manuelino;

Matta do Bussaco, António Ramalho, 1905.
Imagem: Alexandra Reis Gomes Markl, António Ramalho...

nos ares uma figura feminina alada espalha flôres sobre a matta.

António Ramalho, 1905.
Imagem: Hemeroteca Digital

Na parede do fundo em duas tiras apaineladas D. Maria Augusta Pordallo Pinheiro pintou dois delicados festões de rosas brancas e vermelhas. 

Festão de rosas, Maria Augusta Bordallo Pinheiro, 1905.
Imagem: Cabral Moncada Leilões

Um lambri imitando couro lavrado reveste a parte inferior da sala fazendo fundo ao mobiliario. Tal é no seu conjuncto a nova sala artistica em que, parece remoçou o "Grupo do Leão".


(1) Occidente n.° 951, 30 de maio de 1905

Leitura relacionada:
Os quadros do "Leão d'Ouro", Diário de Lisboa, 7 de abril de 1939
Catalogo Leilao 150 Palacio do Correio Velho, realizado a 7 de Junho de 2005
Nuno Saldanha, Artistas e Espaços de Sociabilidade no século XIX, O “Leão d’Ouro”... (1885-1905)
Nuno Saldanha, José Vital Branco MALHOA (1855-1933): o pintor, o mestre e a obra
Provocando uma teima
Margarida Elias, O Grupo do Leão de Columbano Bordalo Pinheiro...
Margarida Elias, Columbano e as Caldas da Rainha
Clara Moura Soares, A Galeria de Pintura do Restaurante "Leão de Ouro":
Percursos de uma Colecção, ARTIS,
Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, nº 6, 2007
Restos de Colecção

sexta-feira, 17 de março de 2017

Leão d'Ouro (1885) cervejaria museu

Em boa hora d'enthusiasmo innovador os fantasistas pintores, que compõem o triumphante "grupo do Leão", — tão celebrado já e estabelecido e applaudido n'esta capital formosa, que é de marmore e de fabuloso granito sobretudo para as esturdias manifestações artisticas,— se lembraram de decorar originalmente as paredes da escolhida cervejaria onde passam as noites em alegre convívio amigo, e que, depois de certa mudança, se investiu do titulo colorido de "Leão d'ouro", como que evocando a tradição lentamente apagada das velhas estalagens, que se vão esborrondando e sumindo na poeira tenebrosa e bafienta do esquecimento, numa sepulchral subversão de romantisados cardanhos ramalhetados com verde loureiro, rubicundas e roliças Maritornes, maus lençoes povoados de pulguedo, guisados frustes d'aldeia, vinhos azêdos, nao esquecendo os celebres assaltos feitos, ás horas caladas da noite, por barbudos homens de fera catadura reforçada pelo trabuco das lendas.

Azulejos fingidos, Raphael Bordallo Pinheiro (detalhe), editado com desenho de João Ribeiro Cristino, 1885.
Imagem: Provocando uma teima & O Occidente n.° 229, 1 de maio de 1885

Pois, vivamente impulsionados pelo seu capricho, e com um absoluto desinteresse quasi nababico, conseguiram em pouco tempo transfor-mar uma loja acachapada de tosca estructura, n'uma especie d'interessante museu-livre, faustosa-mente forrado com pinturas opulentas, de caracter vario, nas quaes cada um pôz sem duvida o melhor do seu talento, atiçado pelo esforço nobre d'emulação n'este pittoresco, saudavel, e fecundo concurso.

E creio que d'ora em diante muito forasteiro ha de ir no Leão d'ouro examinar attentamente os quadros que o ornamentam, se lhe convier saber qual o cothurno e o pulso d'alguns modernos artistas portuguezes, que ainda não acharam nas galerias nacionaes, albergadas sob a negra aza madrasta do peco estado, um pobre modesto logar para uni só quadrinho bem pequenino. 

Entra-se, e olhando para a direita por uma supersticiosa precaução d'enguiço, admira-se logo a tela ampla onde Malhoa pintou um effeito ridente, vermelho e radiante d'alvorada, desabrochando luminosamente sobre um deserto brejo, n'uma suprema explosão d'ouro e sangue transparentemente fundidos, com alguns farrapos isolados de nuvem que parecem coagulados, escurecidos e avéssos á serena festa musicante da mocidade do dia, gorgeiada pelos passaros.

Paul da Outra banda, Pântano, Vista do Alfeite, Charco de Corroios, José Malhoa, 1885.
Imagem: Blog do Noblat

Debaixo do ceu resplandecente a paysagem plana e verdosa desdobra-se ainda confusamente, empastada de sombras, acreamente velada pela fulva luz diaphana que vem amarellecer as aguas baças do primeiro plano, onde umas tufadas tabúas se ramificam n'uma disparatada mancha japoneza, emquanto que, do outro lado, um barco escavacado emerge a prôa limosa e podre, lembrando a cabeça informe d'um monstro habitante da soalheira laguna.

Evidentemente o artista apaixonou-se pelo seu assumpto, que lhe pediu urna verdadeira pyrotechnia de cor; foi sincero e exuberante, surprehendendo o flammame espectaculo da natureza acordando festivalmente; e com o pincel soube fazer obra de poeta. É tambem de Malhôa uma tira ao alto, trabalho de pequeno (alego, em que, por traz diurnas enroscadas ramarias dc macieira em flór, se vê uma torre de negro aspecto perfilada no ar e cercada pelo vôo torneante e brincalhão das andorinhas, repatriadas no cortejo da primavera.

Em seguida, encontra-se um destes quadros magistraes de Silva Porto, uma paysagem repousada feita com a sua experiente superioridade, que sempre nos faz a impressão de que cada tom e cada toque por elle empregados sabem perfeitamente o togar que occupam, na obra d'arte, compenetrados e orgulhosos.

Enche o lado esquerdo da tela uma cerrada massa verdenegra d'altas oliveiras, com as espessas folhagens duras esburacadas dc sombras, os grossos troncos pardos e retorcidos sahindo do solo como convulsos braços de gigantes mal enterrados; algumas cabras pretas trituram hem pacificamente, no primeiro plano; depois, sob a aunosphera azul manchada largamente dc branquejantes nuvens, estende-se o campo vestido d uma verduira intensa, saciada de humidades, pondo em destaque algumas esqueletaes arvores nuas e outras já toucadas d'uma florente brancura primaveral. O conjuncto é d'uma tranquilla harmonia, simples e forte como a natureza. 

O quinteiro (Carriche), Silva Porto, 1885.
Imagem: Veritas

João Vaz tem uma marinha, d'um encantador effeito decorativo. O sol pôe-se, atravessando um dourado luzeiro translucido por cima d'uma lingua de casaria lisboeta, que se acinzenta na sombra; e nas aguas mansas do Tejo, onde o ceu esfumadamente brumoso se reflecte, uns barcos tapam o alvacento horisonte com o vulto escurentado das suas velas em calmaria, escorridas.

Ha um socego em todo o quadro, illuminado d'uma tepida claridade vaporosa e como coada, e executado sobriamente n'uma tonalidade quente e doce, alourada por vezes, que o torna um bello pedaço de pintura risonha, e ao mesmo tempo caractenstica n'esta cidade de beira-mar.

Monteiro Ramalho. (1)

Naturalmente, Raphael Bordallo descobriu e executou, com a sua graça incessante, cousa que destacasse, risse áparte pela sua barulhenta novidade foliã.

N'um painel de azulejos, — porque estão imitados, realisados tão enganadoramente, que ninguem se atreve a farejar sequer a existencia de uma recondita e suterrada tela, — Bordallo tracejou espirituosamente as divertidas caricaturas de todos os bons companheiros do grupo, mostrando cada qual pelo mais saliente e typico lado da sua individualidade ou da sua pessoa.

Azulejos fingidos (detalhe), Raphael Bordallo Pinheiro, 1885.
Imagem: Provocando uma teima

Assim, o Alberto de Oliveira, esgrouviado e louro, com a jubosa cabelleira esvoaçate, procura amavelmente trespassar um catalogo ao refestelado e sceptico leão, que o acolhe com um riso marôto, emquanto saboreia a sua cachimbada fumosa; o pacato, brando e quedo Silva Porto cavalga turbulentamente um touro, agarrando-lhe os agudos cornos n'um jubilo de animalista;

Silva Porto, Ribeiro Christino e Alberto Oliveira
Azulejos fingidos, Raphael Bordallo Pinheiro, 1885.
Imagem: Provocando uma teima

Vaz anda escarranchado n'uma canõa virada; Malhôa, não contente com o seu vezeiro costume de furtar arvores para as suas paysagens, arrancou uma algures e lá vae com ella ao hombro;

José Malhoa
Azulejos fingidos, Raphael Bordallo Pinheiro, 1885.
Imagem: Provocando uma teima

Vieira, com a sua gorducha cara alegrada pela sempiterna risada, avança hilariantemente a cabeça d'entre as folhas d'uma rosa; o Columbano, baixinho e ironico, empunha vigorosamente a sua enorme paleta carregada de tintas, tendo perto o sorridente Martins que prepara os seus pinceis; Antonio Ramalho, pequenino e rotundo, faz o oficio de rir, pousado nas alturas como um gordo pardal bigodoso;

emquanto que o Gyrão, com uma cabeça expressiva de inspirado, ala-se montado n'um allo fantasmagorico, seguido de um comico bando de coelhos armados de lapis, e precedido por uma ranchada corredora de patos a quem o Pinto abre caminho, calvo e agitando as suas curtas azas batentes de joven gallinaceo.

Moura Girão Manuel e Henrique Pinto
Azulejos fingidos, Raphael Bordallo Pinheiro, 1885.
Imagem: Provocando uma teima

Emtanto Christino abre alvoroçadamente o seu indispensavel guarda-sol, como que precavendo-se contra o vento de loucura que saccode freneticamente os seus camaradas; e o proprio Raphael parece fugir á tempestade ruidosa que semeou, rindo rasgadamente, pansudo e elegante como um sileno mundano, ás cavalleiras no seu corpulento e nervoso gato assanhado, que não tarda a desabar estouvadamente em cima do nosso amigo Manuel e do seu consolado patrão.

Eu cá, francamente, acho que esta extravagante comeostção bohemia é uma das mais fulgurantes fantasias, que tem produzido a verbo endiabrada do brilhante satyristo. Que o dono da casa lambem apanhou o seu retrato, collocado justamente sobre o reposteiro luxuoso em que a sr.a D. Maria Augusta Bordallo maravilhosamente bordou um chimerico leão batalhante.

Pintou-o Columbano, que lhe quiz dar um curioso aspecto archaico, parodiando certas obras-primas ingenuas e trabalhadas de Alberto Durer.

É magnifica a esguia tela em que Vieira aninhou perfumosamente algumas rosas sensuaes emmolhadas com begonias, debaixo d'uma fófa cortina amarella com prégas quebradas, por onde a sombra negreja.

Este fino colorista, cuja rica paleta rutila promessas, nunca por certo nos mostrou, como neste quadro delicioso e d'um solido valor, uma felicidade d'execução tio segura, fresca, espontanea, e cheia de luz. 

Com um attrahente assumpto muita vez usado — e reusado — e renovado, dilecto ao seu pincel que lhe sabe aproveitar habilmente a variada abundando, Gyrãoo fez um quadro de primeira ordem, onde uns bonitos coelhos em sucia róem folhas de couve vorazmente, dentro de uma capoeira espaçosa, emquanto que um altivo gallo, duma naturalidade admirava!, olha d'alto empoleirado numas grades, tendo ao lado a passiva gallinha aninhada e uma pequena cascata de hervas pendentes, salpicadas de floritas. 

Uma capoeira, Moura Girão, 1885.
Imagem: Provocando uma teima

Por seu lado, Christino deu uma vistosa e agradavel paysagem, com um curvo riacho de aguas verdoengas e lisas, sobre que se debruçam os choupos reverdecidos da tenra folhagem recem-aberta, deixando desafogado o primeiro plano onde umas atarefadas lavadeiras esfregam a sua roupa suja laboriosamente.

E estamos em frente da obra, que soberbamente tem provocado o mais pertinente interesse. É um vasto quadro pintado por Columbano, no qual reapparecem os do "grupo do Leão" reunidos familiarmente em torno de urna longa mesa onde pouco pantagruelicamente figuram reluzentes copos com restos de cerveja ou de vinho, preferido pelos rapazes mais abertamente meridionaes, com uma airosa basofia de raça.

As figuras são de tamanho natural, postas n'uma pittoresca desordem, em altitudes desalinhadas e á vontade de quem está abandonadamente n'um facil cavaco intimo, chalaceando e rindo, ou escutando n'uma indifferença; — e é extraordinaria a pujança brusca, impetuosa, fluente, como agitada de uma febre de observação feliz, com que o valente pintor brochou todos estes corpos bem animados da real vida, colhidos, transplantados victoriosamcnte da sua existencia de cada dia.

O Grupo do Leão, Columbano Bordalo Pinheiro, 1885.
Representados, da esquerda para a direita: em fundo, João Ribeiro Cristino, Alberto de Oliveira, criado Manuel, Columbano, criado António, Braz Martins; sentados, em segundo plano, Manuel Henrique Pinto, João Vaz, Silva Porto, António Ramalho, Rafael Bordalo Pinheiro; em primeiro plano, José Malhoa, Moura Girão, João Rodrigues Vieira.
Imagem: MNAC

É um trabalho de mestre, com proporções quasi athleticas, que indubitavelmente lhe veem da facunda e poderosa factura; nem mesmo se repara na carestia da côr: tamborila-nos insistentemente na lembrança um Franz Halls, um Rembrandt, e, numa vaporisaglio de reminiscencia, as figuras surgem-nos vagamente com largos chapeus cavalleiros ou górros farfalhudos de plumas, negros gibões avivados dc rendas, espadas, pedrarias. Ha profundos defeitos, que diabo, palpavets, graúdos, inexoraveis; mas se o grande talento rebelde do Columbano não encerra o dom da pachôrra, e descuida portanto os lados mais materiaes da arte, na presença d'uma obra d'este alcance temos decididamente que lhe perdoar isso, e sem nos fazermos rogados, porque ahi está o grão mestre pintor Rubens que não é positivamente o que se diz perfeito.

Columbano.
Azulejos fingidos, Raphael Bordallo Pinheiro, 1885.
Imagem: Provocando uma teima

Bofé, amigos meus, que não sei se esta afortunada casa é uma cervejaria, ou "restaurant" ou café, ou botequim, ou o quê; sómente me quer antes parecer que é um benefico e hospitaleiro museu, onde uma pessoa que se preze dc bom gosto póde digerir extasiadamente, n'uma capitosa contemplação d'obras d'arte.

Monteiro Ramalho. (2)


(1) O Occidente n.° 229, 1 de maio de 1885
(2) O Occidente n.° 230, 11 de maio de 1885

Leitura relacionada:
Os quadros do "Leão d'Ouro", Diário de Lisboa, 7 de abril de 1939
Nuno Saldanha, Artistas e Espaços de Sociabilidade no século XIX, O “Leão d’Ouro”... (1885-1905)
Nuno Saldanha, José Vital Branco MALHOA (1855-1933): o pintor, o mestre e a obra (v. p. 55)
Provocando uma teima
Margarida Elias, o Grupo do Leão de Columbano Bordalo Pinheiro...
Clara Moura Soares, A Galeria de Pintura do Restaurante "Leão de Ouro":
Percursos de uma Colecção, ARTIS,
Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, nº 6, 2007
Restos de Colecção

quarta-feira, 15 de março de 2017

Sr. Manuel da cervejaria Leão

Emquanto á instituição que os protege, essa instituição é o sr. Manuel, moço da cervejaria Leão. 

O Grupo do Leão (detalhe), o Manuel em destaque ao centro, Columbano Bordalo Pinheiro, 1885.
Imagem: MNAC

Porque o sr. Manuel não ensina aos artistas coisa nenhuma, não lhes marca falta na pauta, nem lhes diz asneiras tossindo de papo, arrotando-lhes estethica por detraz do hombro, e gesticulando para o modelo com a bola do pão ou com o carvão em pitada entre os dedos. 

O sr. Manuel contenta-se em se lhes rir para os quadros com uma bondade espirituosa, em lhes servir á mesa nos jantares do restaurante, e, segundo nos affirmam pessoas fidedignas, — em lhes fazer credito.

A cervejaria Leão d'Ouro, inaugurada em 16 de abril de 1885, desenho do natural por João Ribeiro Cristino.
Imagem: Hemeroteca Digital

Se isto assim é, — so effectivamento tu fazes credito, ó magnanimo Manuel! Ó meço sublime! eu que estas regras escrevo, te bendigo o ti: abençôo, porque n'esta terra de falsos mecenas, de falsos mestres o do falsos criticos, tu és o verdadeiro, o unico protector das nobres artes. 

Palavriado temos ouvido muito; cruzes do lagarto quantas se queiram; de alimentos — nada!

Manuel da cervejaria Leão, Raphael Bordallo Pinheiro, 1881.
Imagem: Hemeroteca Digital

Fazendo credito simplesmente, tu prehenches os nossos votos mais caros. O que é futuro todo d'um artista Portugal senão isso: — a perspectiva d'ouro do bife com batatas ou da costeleta com hervas, affiançada por quinze dias! Podémos adormecer em paz, meus senhores. 

A arte tem de comer, Deus existe, Manuel vela! (1)

O Grupo do Leão, Columbano Bordalo Pinheiro, 1885.
Representados, da esquerda para a direita: em fundo, João Ribeiro Cristino, Alberto de Oliveira, criado Manuel, Columbano, criado António, Braz Martins; sentados, em segundo plano, Manuel Henrique Pinto, João Vaz, Silva Porto, António Ramalho, Rafael Bordalo Pinheiro; em primeiro plano, José Malhoa, Moura Girão, João Rodrigues Vieira.
Imagem: MNAC

Emfim é d'esta meza servida, protegida, defendida, pelo Manuel, um dos criados da "brasserie", de grandes suissas pretas, e que, á força de convivencia com umas poucas de camadas de artistas, que tem passado por aquella meza tradiccional, dá opiniões sensatas, outras vezes um tanto arrojadas — sr. Manuel! — sobre as estampas das illustraçães e acompanha, sem nunca desafinar, em todos os coros que o grupo levante, ou de indignação por algum acto que podesse rebaixar a arte, ou de applauso por algum novo trabalho revelador de merito. (2)


(1) [Ramalho Ortigão?] O António Maria n.° 134, 22 de dezembro de 1881
(2) Marianno Pina, O Grupo do Leão, Diário da Manhã, 15 de Dezembro de 1881

domingo, 12 de março de 2017

Senhor dos Passos da Graça

Aconteceu, numa noite de tempestade, que um pedinte bateu à porta do convento de S. Roque, almejando a hospitalidade dos seus residentes por alimento e alojamento. O primeiro foi-lhe concedido, mas o segundo foi-lhe negado. Tendo sido obrigado a procurar alojamento noutro sítio, dirigiu os seus passos para o convento de N. Sr.a da Graça, onde os frades o receberam sem a menor hesitação e lhe deram uma cela para passar a noite. 

Procissão do Senhor dos Passos da Graça, A.P.D.G., Sketches of Portuguese life (...).
Imagem: Internet Archive

Na manhã seguinte, como o pedinte não aparecia, alguns dos frades foram à cela procurá-lo; foi quando, em vez do pedinte, encontraram uma grande figura do nosso Salvador carregando a cruz para o Monte Calvário, dobrando-se sobre o seu peso: — a figura, em resumo, é venerada pelos portugueses como "O Senhor dos Passos da Graça".

Agora, sendo firmemente acreditado, que a figura é o próprio Nosso Senhor, e assim se deu aos frades da Graça para recompensar a sua hospitalidade, os frades de S. Roque reclamam o direito a ela também, baseando-se no facto de o pedinte ter primeiro batido à sua porta, e ter recebido comida de suas mãos. 

Esta é então a causa do litígio; e como parece não ter fim à vista, ficou acordado que, entretanto, o Senhor dos Passos deve fazer uma visita anual ao mosteiro de S. Roque durante a Quaresma e regressar nesse dia da semana ao convento da Graça.

Mas o que nesta procissão mais merece a atenção dos protestantes estrangeiros, é o grupo de pessoas, que envergando paramentos dos cavalos, vão de gatas sobre as suas mãos e joelhos, debaixo da imagem, através da lama e das poças, toda a distância entre os dois conventos. (1)


A.P.D.G., Sketches of portuguese life, manners, costume and character, London, Geo. B. Wittaker, 1826